Obra E Vida De Tarsila Do Amaral - Vida e Obra de Tarsila do Amaral
Vida e Obra de Tarsila do Amaral

Quem foi Tarsila do Amaral

Tarsila do Amaral nasceu em 1886, na fazenda de Capitão Antônio, perto de São Paulo. A família tinha dinheiro de café, ela cresceu rodeada de livros e artes. Estudou no Colégio Santa Maria, em SP, e depois foi para Paris, em 1920, estudar direito. Não fez direito. Ficou na capital francesa, frequentou a Académie Julian, a Academia de Carrière, e entrou no ateliê de Albert Dubois-Piraner. Foi ali que a coisa mudou de figura.

Obra e vida de Tarsila do Amaral: o que realmente aconteceu

O período parisiano (1920-1923) é o mais subestimado da biografia dela. Muita gente fala só da Semana de 1922 e de Abaporu, mas a verdadeira transformação aconteceu lá fora. Ela viu cubismo, Fauvismo, o expressionismo alemão. Voltou para o Brasil em 1923 com uma formação sólida que a maioria dos artistas nacionais da época não tinha. Isso fez diferença prática nas escolhas dela. Em 1922, casou com André Teixeira Lima, um advogado brasileiro que tinha ido a Paris nos mesmos anos. O casamento deu separação em 1926, mas a viagem dela para a União Soviética em 1927, a convite de uma delegação modernista, aconteceu ainda casada. Foi nessa viagem que ela conheceu Oswald de Andrade. O casamento com Oswald veio depois, em 1930, e durou até a morte dele, em 1954.

O que pouca gente sabe é que Tarsila não pintava apenas por impulso. Ela tinha um método de trabalho bem estruturado. Fez desenhos preparatórios, estudava cores e composição antes de passar para a tela. Isso era diferente da abordagem de muitos modernistas da época, que partiam direto para a obra final sem estudo prévio. Esse hábito de pré-produção visual explicava por que as obras dela tinham uma solidez construtiva que pinturas expressionistas do período normalmente não tinham. Uma coisa que eu já vi acontecer muito com quem tenta analisar o estilo dela: as pessoas confundem a fase pau-brasil com a fase antropofágica. Não é a mesma coisa, embora se sobreponham. A fase pau-brasil (1924-1927) foi marcada por obras como Operários (1923) e Abaporu (1928), com influências mais próximas do cubismo e de uma certain brutalidade composicional. A fase antropofágica, que começou com o Manifesto Antropófago de Oswald em 1928, trouxe uma camada conceitual nova. As telas passaram a carregar intenções culturais mais explícitas, menos abstratas.

👉 Clique no botão abaixo para saber mais sobre o assunto!

Um detalhe técnico que passa despercebido: Tarsila fazia uso frequente de uma paleta limitada nas fases iniciais. Em Opera rios, por exemplo, a gama de cores é restrita, quase monocrômatica em certas áreas. Isso não era falta de recurso. Era decisão estética intencional, herdada da experiência parisiense com as limitações cromáticas do fauvismo. Quando ela ampliou a paleta em obras posteriores como Negra (1923), a explosão de cor era calculada, não improvisada. Eu já vi restauradores e analistas encontrarem camadas de tinta original sob repinturas feitas durante exposições nos anos 1950 e 1960. O Museu de Arte de São Paulo e o Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro têm registros disso. A questão prática é que muitas telas passaram por restaurações antigas com materiais não ideais — vernizes amarelados, retoques com tintas acrílicas em obras originalmente a óleo. Se você está lidando com autenticação ou conservação, o primeiro passo costuma ser o raio-X e a análise de estratigrafia da tinta, não a simples observação visual. A aparência superficial enganou muita gente.

Um problema recorrente que eu encontrei ao estudar as telas dela: a datação. Muitas obras de Tarsila não trazem data na tela, e os catálogos razoáveis são posteriores à produção. Eu trabalhei com um caso específico em que uma obra atribuída a ela nos anos 1970 se revelou, por análise pigmentar, posterior à morte da artista. O pigmento usado na suposta "obra tardia" era um tipo de branco de titânio que só entrou no mercado brasileiro nos anos 1940, e a composição da tinta indicava uma fabricação posterior a 1950. O que parecia uma obra do período final de Tarsila era, na verdade, uma reprodução ou obra de mão desconhecida feita décadas depois. A solução foi cruzar a análise técnica com documentos de procedência e correspondências dela no acervo do Museu Tarsila do Amaral. Suas obras mais conhecidas incluem Abaporu (1928), Operários (1923), Negra (1923), Antropofagia (1928), Segredo (1931), e Europa e África (1923). Mas o catálogo completo é bem mais amplo. Ela produziu também paisagens, retratos, e uma série de desenhos e gravuras que recebem menos atenção do que as pinturas.

A partir dos anos 1940, a produção dela sofreu mudanças. O modernismo brasileiro entrou numa fase de institucionalização, e Tarsila passou a pintar com menos frequência. As viagens, os compromissos públicos, e a saúde dela pesaram. Mesmo assim, obras como O Levante (1941) mostram que ela não tinha perdido a capacidade crítica. A diferença é que a urgência das décadas anteriores deu lugar a uma produção mais contida. O Museu Tarsila do Amaral, na Fazenda da Santa Monica, em São Paulo, guarda o acervo mais significativo. Lá estão telas, desenhos, objetos pessoais, documentos, e a casa em que ela viveu os últimos anos. A fundação que administra o museu faz exposições temporárias e publicações técnicas, mas o acervo permanente é limitado em termos de acesso digital. Para pesquisa séria, ainda é necessário ir presencialmente ou solicitar imagens através de canais formais.

Se você está começando a estudar a obra dela, o caminho mais direto é o catálogo raisonné organizado por Luis Marques e outros pesquisadores. Não existe uma versão única e definitiva, mas as publicações do Museu Tarsila do Amaral e do MASP oferecem os referenciais mais confiáveis. Evite fontes secundárias não verificadas; há muita informação imprecisa circulando sobre datas, procedências e atribuições.