O positivismo e a insistência de que só se pode saber o que é observável
O positivismo é uma corrente filosófica fundada por Auguste Comte no século XIX, mas a gente costuma encontrar ela em discussões sobre metodologia científica, administração pública, direito e até em debates sobre educação. O núcleo da coisa é simples: conhecimento verdadeiro é aquele que passa pelo crivo da observação e da experiência. Tudo que não pode ser verificado empiricamente é, no mínimo, problemático, quando não descartável. O problema é que muita gente pega esse conceito e aplica como se fosse receita de bolo, sem entender os recortes. Eu já vi pesquisador tentar validar uma teoria sociológica inteira usando só dados quantitativos porque "positivismo manda isso", e o estudo ficou incompleto de um jeito evidente. A pessoa coletou questionários, fez cross-tabulações bonitas, e não percebeu que tinha ignorado variáveis qualitativas que explicavam 40% do fenômeno.
o que o positivismo defende na prática
O que o positivismo defende, grosso modo, é que a ciência deve imitar o método das ciências naturais. Observação, medição, experimentação, reprodução dos resultados. Se não dá pra medir, não dá pra estudar com rigor. Isso vale pra física, Química, Biologia. A coisa começa a complicar quando tenta aplicar esse padrão pras ciências sociais, donde emerge o que chamamos de positivismo social. Aqui entra um detalhe que poucos mencionarão nos materiais introdutórios: o positivismo lógico, desenvolvido pelo Círculo de Viena nos anos 1920, levou essa ideia pro extremo com o principio da verificação. Uma proposição só tem significado cognitivo se puder ser verificada empiricamente ou se for tautológica. Frases como "isso é errado" ou "a vida tem sentido" viram ruído dentro dessa estrutura. Não que sejam irrelevantes. Elas simplesmente caem fora do domínio do conhecimento científico, na visão do positivismo lógico.
👉 Clique no botão abaixo para saber mais sobre o assunto!
Na minha experiência montando projetos de pesquisa que precisaram seguir orientação positivista, eu aprendi na marra que definirVariaveis operacionais desde o início economiza semanas de retrabalho. Quando você não consegue transformar um conceito abstrato num indicador mensurável antes de começar a coleta, o estudo inteiro desanda. Já perdi dois meses refazendo um projeto inteiro porque um conceito-chave não tinha operakcionalização clara. Aprendi a passar as primeiras três semanas só nisso. É um investimento que não aparece nos tutoriais, mas faz diferença real. Outra coisa que o positivismo defende, e que muita gente ignora, é a neutralidade do observador. O pesquisador deveria ser um espelho, não um participante. Na prática, isso é uma aspiração, não um estado alcançável. Especialmente nas ciências sociais. Eu já acompanhei pesquisadores que juravamidade e que, sem perceber, inclinavam as perguntas dos questionários de um jeito que puxava os resultados numa direção específica. O viés estava lá, mesmo com toda a boa-fé do mundo. O positivismo exige que a gente admita isso, mas os livros didáticos raramente mostram como ocorre esse desvio.
Existe ainda a crítica de Karl Popper, que é importante citar. Popper não rejeitava o espírito da investigação sistemática, mas apontou que a verificação estrita é impossível porque nunca vamos observar todas as instâncias. A solução que ele propôs foi a falseabilidade: uma teoria só é científica se puder ser potencialmente refutada por observação. Isso mudou o jeito como a gente avalia modelos teóricos. Em vez de tentar provar que algo é verdade, tentamos provar que está errado. Quem estuda filosofia da ciência costuma achar essa diferença sutil, mas na prática ela separa pesquisas sólidas de pesquisas que simplesmente acumulam confirmações seletivas. Uma limitação séria do positivismo, e aqui eu serei direto, é que ele falha completamente em domínios onde a medição direta não é possível. Ética, estética, fenomenologia subjetiva. Se você tentar aplicar positivismo puro a uma questão sobre justiça distributiva, vai terminar num beco sem saída. Os conceitos ficam nus porque não há indicador empírico que capture o que você precisa. Nesses casos, abordagens interpretativas ou críticas costumam entregar resultados mais úteis.
Se você quer material de apoio, o site da Stanford Encyclopedia of Philosophy tem entradas atualizadas sobre positivismo lógico, Comte e Popper. Também recomendo o livro "Logik der Forschung", do Popper, mesmo sendo datado, porque mostra como a comunidade científica reagiu internamente às limitações do programa positivista. Não existe manual oficial único, então a leitura cruzada é o caminho mais seguro. O positivismo seguiu influenciando áreas como a economia comportamental, a psicologia experimental e métodos estatísticos aplicados às ciências humanas. O legado dele não desapareceu. Ele apenas se misturou a outras tradições. A pergunta que fica é se o rigor que ele promete compensa o custo de deixar de lado fenômenos que não cabem em números. Eu ainda acho que, dependendo do objeto de estudo, vale a pena. Mas não como única ferramenta disponível.