O problema com as atividades de artes que você encontra online
A maioria dos professores que precisa montar material de artes para o nono ano passa umas duas horas por semana caçando planilhas prontas na internet, baixando PDFs que não fazem sentido com a turma deles e depois improvisando no quadro porque nada se encaixa. Eu já vi gente copiar atividade de site gringo sem adaptar, sem considerar que aluno de sexta série no interior do Paraná tem uma realidade completamente diferente da de um colégio particular em São Paulo. O resultado é que o aluno sem aprender nada, e o professor gasta tempo precioso que poderia usar criando algo que realmente funcione.
Como montar atividades de artes para ensino fundamental 6 ao 9 ano que de fato funcionam
Vamos direto ao ponto. O segredo não é encontrar a atividade perfeita pronta. É entender o que você precisa ensinar na semana e construir a partir daí. Artes no fundamental II não é apenas colorir ou fazer recorte. Envolve história da arte, linguagens visuais, produção técnica e leitura de imagem. Se a sua aula for só isso, os alunos vão achar repetitivo e desconectado. Eu comecei a tratar isso de forma diferente quando percebi que meus alunos do sétimo ano não conseguiam distinguir um quadro impressionista de um expressionista, mesmo tendo visto as imagens varias vezes. A atividade que resolvi criar foi simples: pedi para eles compararem duas obras lado a lado e anotar três diferenças objetivas antes de eu explicar qualquer conceito. O resultado foi que pela primeira vez eles começaram a olhar de verdade. A partir daí, toda atividade que eu montava passava por esse filtro: primeiro a observação ativa, depois a contextualização, só então a produção prática.
Um detalhe que muita gente esquece: alunos do nono ano têm entre quatorze e quinze anos. Eles estão passando por mudanças hormonais, pressão social, e muitos não gostam de artes porque associam a matéria a coisas infantis. Eu já tive um aluno que disse na frente da turma que fazer dobradura era coisa de creche. A solução que encontrei foi apresentar origami técnico com conexões geométricas e arquitetura, usando referências de Zaha Hadid e projetos de parametric design. Daquele dia em diante, ele participou ativamente. A chave foi mudar a narrativa, não a técnica em si. Para o sexto ano, o foco deve ser o contato com os elementos básicos: linha, forma, cor e textura. Alunos chegam nessa série vindo do quinto ano onde as atividades eram mais lúdicas. É importante manter o lúdico, mas introduzir vocabulário técnico de forma gradual. Eu costumo começar cada bimestre com uma aula de diagnóstico onde os alunos produzem algo livre e eu mapeio o que eles já sabem. Isso evita que eu repita conteúdo que eles dominam ou que pule etapas que eles precisam construir.
👉 Clique no botão abaixo para saber mais sobre o assunto!
Para o sétimo e oitavo ano, a transição para a história da arte é o momento mais crítico. Muitos professores simplesmente jogam reproduções de telas famosas na tela e pedem para os alunos copiarem. Isso gera uma compreensão superficial. O que funciona melhor é construir uma sequência narrativa. Por exemplo, ao trabalhar o Renascimento, em vez de só mostrar a Mona Lisa, eu apresento o contexto: a Itália do século XV, o mecenato, a descoberta da perspectiva linear. Os alunos fazem exercícios de construção de perspectiva com caixas e cubos antes de qualquer discussão sobre arte. A produção prática vem depois, como fechamento, não como ponto de partida. No nono ano, eu costumo usar projetos interdisciplinares. Arte conectada com história, geografia ou até ciências. Um projeto que deu certo recentemente foi sobre migrações humanas e expressão artística. Os alunos pesquisaram culturas de diferentes continentes, analisaram símbolos visuais, e produziram cartazes que misturavam técnicas de colagem com elementos digitais. O trabalho levou duas semanas, mas o engajamento foi muito superior ao de atividades isoladas de uma única aula.
Se você precisa de material prático para começar, existem plataformas como o portal do BNCC que oferecem atividades alinhadas à base nacional. TambÉm há repositórios em universidades federais, como a UFRJ e a UNESP, que publicam materiais abertos sob licenças Creative Commons. Eu costumo baixar dessas fontes e adaptar, nunca usar como está. Uma atividade que eu adaptei da UFRJ sobre arte indígena brasileira ganhou uma nova camada quando incluí a perspectiva dos povos originários contemporâneos, não apenas a análise histórica. Isso fez toda a diferença na relevância para os alunos. Um erro comum é subestimar a capacidade de análise dos alunos mais velhos. Professores costumam dizer que nono ano é muito tarde para trabalhar artes porque "estão preocupados com o ensino médio". Na prática, o nono ano é exatamente o momento em que os alunos mais precisam desenvolver pensamento crítico sobre linguagem visual, considerando que eles estão expostos o tempo todo a redes sociais, publicidade e conteúdo digital. Ensinar artes nessa fase significa dar ferramentas para que eles leiam o mundo visual em que vivem.
Sobre o aspecto prático de montagem: eu uso uma estrutura simples que se repete. Defino o objetivo de aprendizagem, escolho a obra ou conceito central, desenho a sequência de atividades em três momentos (provocação, exploração e produção), e finalmente verifico a aprendizagem com um produto final mensurável. Esse processo leva em média trinta minutos para uma atividade bem estruturada, e o resultado é consistentemente melhor do que atividades soltas que eu montava no improviso. A parte mais difícil não é a técnica. É a gestão do tempo. Uma aula de artes bem executada requer materiais, espaço e Flexibilidade. Se a sua escola não tem caixa de materiais, o plano precisa ser adaptado. Eu já fiz atividades usando apenas papel sulfite e materiais reciclados, e o resultado foi melhor do que muitas vezes com material comprado. A limitação obriga criatividade, e criatividade é o que realmente importa nesse campo.