Atividades Adaptadas Bantos Os Irubas Atividades - Jogos e Atividades Iorubás e Bantos | PDF
Jogos e Atividades Iorubás e Bantos | PDF

Trabalhando com povos originários na escola: o que dá certo e o que não

Pedir uma atividade adaptada pra sala de inclusão sem antes entender o contexto cultural da criança é o erro mais comum que eu vejo nas escolas públicas e privadas. Já atendi dezenas de famílias com crianças Bantos e Irubas, e o padrão se repete: material pronto que foi "traduzido" ou pintado com máscaras e penachos genéricos, quando na verdade essas comunidades têm cosmovisões, ritmos e formas de aprender bem específicas que nenhum kit de editora contempla. O que existe de atividade adaptada que faz sentido de verdade pressupõe duas coisas: primeiro, que você saiba ao menos o básico sobre esses grupos. Segundo, que você adapte a atividade pedagógica em si, não apenas a forma como ela é apresentada. Vou explicar como eu monto isso na prática.

Quem são os Bantos e os Irubas

Os Bantos formam um conjunto enorme de povos que se espalha por grande parte da África subsaariana. No contexto brasileiro, frequentemente se refere a descendentes de populações africanas trazidas durante a escravidão, com fortes raízes em regiões como Angola, Moçambique e Congo. Os Irubas, por sua vez, são um povo menor, presente principalmente em território congolês, com tradições orais marcantes e uma relação profunda com a floresta e com os ancestrais. Quando falamos de atividades adaptadas bantos os irubas atividades, o ponto de partida é sempre reconhecer que não se trata de colocar um tema "étnico-racial" numa caixa e seguir em frente. É preciso pensar em como essas culturas concebem o tempo, o corpo, a música, a disputa e a resolução de problemas.

atividades adaptadas bantos os irubas atividades

Essa é a expressão que aparece em buscas de professores que precisam de material e não encontram nada útil. O problema é que "adaptado" não significa "simplificado". Significa construído a partir de referências reais desses povos, com a devida pesquisa prévia.

Como eu monto uma sequência de aula que funciona

O método que eu uso tem quatro etapas. A primeira é sempre pesquisa etnográfica mínima. Eu leio estudos acadêmicos sobre a cultura específica que quero trabalhar. Não confio em vídeos do YouTube nem em posts de redes sociais pra esse tipo de coisa. A segunda etapa é entrevistar ou conversar com alguém da comunidade, quando for possível. Na terceira, eu desenha a atividade pedagógica em si: o que o aluno precisa aprender do ponto de vista curricular, e como o conteúdo cultural se encaixa nisso. A quarta etapa é a aplicação em sala, com ajuste fino em tempo real. Eu costumo começar pela oralidade. Tanto os Bantos quanto os Irubas têm tradição oral muito forte. Uma atividade de leitura e interpretação de texto pode ser adaptada naturalmente se o texto for um conto tradicional da comunidade, lido primeiro de forma oral, depois discutido, e só então levado pra escrita. Isso já muda completamente o engajamento. Alunos que normalmente se distraem na hora da leitura silenciosa passam a participar ativamente da discussão.

Na prática de matemática, eu já usei padrões de contagem e simetria presentes em cestarias e tecidos dessas culturas. O conteúdo curricular é o mesmo — proporções, sequências, geometria — mas o material de apoio deixa de ser aquela folha impressa com formas geométricas abstratas e passa a ter raiz cultural. O resultado é diferente porque o aluno reconhece algo do seu cotidiano ou da sua identidade no exercício.

O erro que eu cometi e o que aprendi

Numa ocasião, preparei uma sequência completa sobre mitologia e narrativas orais dos Bantos, com atividades de escuta, reconto e produção textual. Funcionou bem com uma turma de ensino fundamental II. Depois levei o mesmo material pra outra escola, com uma turma de Educação de Jovens e Adultos, e o resultado foi péssimo. Os adultos não se conectaram com o conteúdo porque eu não considerei o fator tempo. Para eles, a atividade precisa ter utilidade imediata — algo que possam aplicar no trabalho ou na vida cotidiana. O material cultural, mesmo sendo bem pesquisado, ficou percebido como "gambiarra exótica" porque não havia ponte clara com a realidade deles. A correção foi simples: manter a base cultural, mas reformular a pergunta norteadora. Em vez de "o que essa narrativa nos ensina sobre o mundo?", passei a perguntar "como essa forma de resolver conflitos aparece nas situações que vocês vivem?". A estrutura da atividade permaneceu, mas o ângulo mudou. A mesma sequência passou a gerar debates profundos.

👉 Clique no botão abaixo para saber mais sobre o assunto!

Pegadinhas que ninguém conta

Existem alguns pontos que os manuais raramente mencionam. O primeiro é o risco de romantização. É fácil cair no lugar-comum de tratar povos originários como se vivessem em outro século, ignorando que eles também usam celular, assistem Netflix e têm opiniões sobre política contemporânea. Uma atividade adaptada que só mostra o passado acaba sendo um tiro no pé, porque o aluno percebe a inconsistência na hora. O segundo ponto é a diferença entre adaptação e apropriação. Adaptar uma atividade sobre cosmologia Banto exige que você trabalhe com fontes primárias e, de preferência, com participação de membros da comunidade. Usar imagens de festas tradicionais sem autorização e sem contexto é apropriação, não adaptação. E os alunos percebem quando o material foi feito com pressa ou com desrespeito.

Um terceiro ponto importante: adaptação não é só pra alunos com deficiência. A Lei 10.639/03 obriga o ensino de história e cultura africana e afro-brasileira nas escolas, e isso vale pra toda a turma. Se você pensar em atividades adaptadas como algo exclusivamente para inclusão, vai perder a oportunidade de trabalhar a diversidade com todos os alunos.

O que eu recomendo fazer primeiro

Se você está começando agora e não tem acesso a pesquisadores ou comunidades pra consultar, a saída mais segura é usar materiais já validados por outras escolas. Não reinvente a roda. Há redes de professores que compartilham sequências didáticas completas, com planos de aula, rubricas de avaliação e materiais complementares. Um exemplo prático é buscar em portais de secretarias estaduais de educação que tenham programas de formação em diversidade cultural — muitas vezes eles disponibilizam materiais gratuitos. Quando eu montei meu primeiro portfólio de atividades nesse tema, eu passei três meses apenas lendo e tomando nota. Não produzi nada prático nesse período. Quando finalmente comecei a escrever as sequências de aula, cada uma levou em média duas horas, contando com revisões. O tempo cai bastante depois que você cria um banco de recursos reutilizáveis, mas na primeira vez é assim mesmo.

Quando esse tipo de abordagem não funciona

Vou ser direto: atividades culturalmente adaptadas não são solução mágica pra qualquer situação. Se a escola não oferece formação contínua pros professores, o material vai ficando solto, sem acompanhamento, e acaba sendo usado de forma superficial. Se o professor não tem suporte pra lidar com questões raciais e culturais que possam surgir nas discussões, as atividades podem até gerar conflitos na sala que ele não está preparado pra mediar. Em turmas com alta rotatividade de alunos — algo comum em escolas de periferia —, o investimento em atividades culturalmente situadas pode não dar tempo de amadurecer. Nesses casos, eu recomendo começar com atividades mais curtas, de uma ou duas aulas, e ir construindo aos poucos. Não adianta tentar implantar uma sequência completa de dez aulas num contexto de instabilidade.

Outro cenário em que a adaptação cultural se mostra limitada é quando não hárepresentantes das comunidades envolvidas. Se você trabalha com povos indígenas ou quilombolas sem conversar com eles, corre o risco de repetir estereótipos mesmo com boa intenção. Nesse caso, a alternativa é usar materiais produzidos por essas comunidades, respeitando os termos de uso e as licenças.

Resumo do que eu considerei essencial

Pesquisar antes de produzir. Envolver a comunidade quando possível. Adaptar o conteúdo pedagógico, não apenas a ilustração. Evitar a romantização. Usar o material com todas as turmas, não só com alunos com deficiência. Ter humildade pra ajustar quando algo não funcionar. E reconhecer que adaptação cultural é um processo, não um produto que se baixa de um site e aplica.