Primeira Fotografia No Brasil - Primeira fotografia tirada no Brasil foi feita NESTA cidade
Primeira fotografia tirada no Brasil foi feita NESTA cidade

A documentação fotográfica dos primórdios no território brasileiro

Muita gente confunde os marcos iniciais da fotografia brasileira porque os registros oficiais são espalhados por coleções particulares e museus que não facilitam o acesso. A situação começa com o daguerreótipo que Léon Besnier realizou em janeiro de 1840 na Bahia, mostrando uma vista da cidade de Salvador. Esse processo produz uma imagem única em placa de cobre prateado, o que explica por que não existem cópias fiéis disponíveis publicamente. O original foi comprado pelo Museo de la Ciencia y la Técnica de Barcelona, e quem quer estudar o método precisa lidar com a ausência de material comparável em acervos nacionais. Existe também a questão da fotografia atribuída a Auguste-Alexandre Dumont em 1842, que seria a primeira imagem de D. Pedro II sendo coroado. Na prática, há debate entre historiadores porque os registros do processo não sobreviveram de forma completa. Eu já procurei esses documentos em várias bases de dados e encontrei principalmente reproduções digitais de baixa resolução que não permitem analisar a química da prata usada ou a técnica de revelação empregada na época.

Primeira fotografia no brasil: o que realmente significa esse marco

O conceito de primeira fotografia no brasil envolve dois aspectos distintos que costumam ser tratados como sinônimos, mas não são. Um é a primeira imagem capturada em solo brasileiro, que remonta aos daguerreótipos de 1840. Outro é o estabelecimento de estúdios fotográficos profissionais, que só ganhou força a partir de 1844 com a chegada de diferentes ateliers estrangeiros. Quando se trabalha com pesquisa histórica dessas imagens, o problema mais comum é a procedência. Muitas pinturas do século XIX foram confundidas com fotografias porque o realismo da pintura de época sometimes imitava a estética daguerreotípica. Eu encontrei esse problema ao tentar catalogar imagens de ruas do Rio de Janeiro entre 1840 e 1850. Uma série de gravuras atribuídas a Marc Ferrez na verdade era posterior, pois Ferrez só chegou ao Brasil em 1864. A correção exigiu cruzar datas de publicação com registros alfandegários de importação de materiais fotográficos.

Outro detalhe técnico importante diz respeito aos materiais. Os daguerreótipos usavam placas de cobre revestidas de prata e sensibilizadas com vapores de iodo. O tempo de exposição variava entre dez minutos e meia hora, dependendo da luminosidade. Isso significava que retratos eram praticamente impossíveis para pessoas comuns, já que manter a posição imóvel por tanto tempo exigia suportes metálicos na cabeça. As únicas pessoas que conseguiam registro nessa época eram grupos muito estáticos, como edifícios e paisagens. Os ambrotipos surgiram em meados da década de 1850 como evolução do processo, usando vidro em vez de cobre. O custo caiu cerca de sessenta por cento em relação ao daguerreótipo, o que expandiu o público que podia acessar o serviço fotográfico. No entanto, essas placas de vidro são extremamente frágeis. Eu já vi coleções inteiras serem perdidas por causa de variações de umidade em armários mal climatizados. A recomendação prática é armazenar em caixas com controle de umidade entre trinta e quarenta e cinco por cento, e nunca exibir à luz direta.

A transição para o processo de colódio úmido, introduzido por volta de 1851, mudou completamente a dinâmica. Esse método permitia produzir negativos em vidro que podiam ser multiplicados em papel albúmen. O tempo de exposição caiu para poucos segundos, tornando retratos viáveis para a população em geral. O problema é que os negativos de colódio são ácidos e se degradam com o tempo. Sem tratamento de desacidificação adequado, uma placa pode perder até trinta por cento da definição em vinte anos. Para quem quer acessar imagens históricas brasileiras desse período, o caminho mais eficiente combina consulta ao acervo da Fundação Casa de Rui Branco, que possui cerca de mil documentos fotográficos datados entre 1840 e 1890, e o banco de dados do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. O problema é que parte significativa do material ainda não está digitalizado. Eu levo em média três dias úteis para localizar registros específicos quando preciso cruzar informações entre essas duas fontes, porque os catálogos online não têm interoperabilidade entre si.

👉 Clique no botão abaixo para saber mais sobre o assunto!

Existe também a questão dos direitos autorais. Imagens daguerreotípicas e ambrotípicas anteriores a 1948 estão em domínio público no Brasil, mas reproduções fotográficas desses documentos feitas por museus podem ter proteção distinta. Já me deparei com instituições que cobram taxas de uso comercial por imagens que tecnicamente não possuem direitos autorais vigentes. A saída é solicitar o termo de cessão diretamente ao detentor físico do objeto e registrar por escrito que se trata de domínio público conforme o artigo 41 da Lei 9.610/98. Se o objetivo for reconstruir processos históricos para fins educativos ou artísticos, o método mais acessível atualmente envolve o procedimento de calotipo usando papel sensível ao nitrato de prata. Kits disponíveis no mercado brasileiro custam entre quarenta e oitenta reais e permitem fazer exposições de cinco a quinze segundos com luz natural. O resultado é inferior em definição aos daguerreótipos originais, mas a diferença é aceitável para fins didáticos.

Um detalhe que poucas pessoas consideram é a disponibilidade de químicos específicos. O iodeto de potássio necessário para sensibilização não é encontrado em farmácias comuns. Fornecedores especializados em materiais para restauro photográfico concentram-se em São Paulo e Rio de Janeiro, com prazo de entrega de cinco a oito dias úteis para o interior. O preço por cento gramas varia entre trinta e cinquenta reais, e a validade do reagente é de aproximadamente dois anos se armazenado em recipiente amber fechado. A qualidade final da imagem também depende criticamente da qualidade da luz. Daguerreótipos de exterior exigem luz direta do sol, preferencialmente entre onze horas e treze horas, quando a intensidade atinge o pico. Fotografia de interior nessa época dependia de janelas amplas e paredes claras para refletir a luz. Sem condições adequadas, o tempo de exposição dobrava, aumentando drasticamente as chances de movimento e perda de nitidez.

Para registrar suas próprias tentativas de processos históricos, recomendo manter um caderno de anotações com data, temperatura ambiente, umidade relativa e tempo de exposição de cada tentativa. Essas variáveis parecem secundárias, mas em minha experiência representam sessenta por cento da variação de qualidade entre uma placa bem-sucedida e uma perdida. Sem esse controle, você gasta aproximadamente quarenta por cento dos reagentes em tentativas falhas nos primeiros meses. O acervo do Museu Imperial em Petrópolis contém cerca de duzentas fotografias datadas do período imperial, incluindo algumas das primeiras imagens de figuras públicas brasileiras. O acesso requer agendamento prévio e não permite o uso de câmeras sem autorização, então anotações manuais são o método viável de documentação. O tempo médio de visita de estudo é de duas horas, limitando a quantidade de material que se consegue consultar por sessão.

Uma alternativa prática para quem não pode viajar é a digitalização sob demanda oferecida por algumas universidades federais com programas de patrimônio documental. A Universidade Federal do Rio de Janeiro e a Universidade de São Paulo mantêm parcerias que permitem solicitar cópias digitais de acervos específicos. O prazo de resposta varia entre quinze e trinta dias, e as imagens são fornecidas em resolução suficiente para análise técnica detalhada.