O que realmente aconteceu nos primeiros anos das tiras
entendendo a origem história em quadrinhos
A origem história em quadrinhos não começa num único lugar. Os especialistas costumam disputar isso em congressos há décadas, mas a realidade é mais seca do que as teorias. O que existe são fatos registráveis: jornais americanos do final do século XIX tinham seções ilustradas que contavam histórias em sequência. Isso já é, tecnicamente, uma forma de quadrinho. The Yellow Kid, de Richard F. Outcault, é frequentemente citado como o marco zero. Apareceu no New York World em 1895. A diferença principal entre aquilo e as tiras atuais não era só o estilo artístico. Era a forma como a narrativa era construída dentro de quadros fechados com balões de fala. Antes disso, havia histórias em imagens em jornais europeus e folhetos brasileiros, mas nenhum deles tinha a estrutura narrativa que definiu o meio.
No Brasil, a coisa funcionou de maneira diferente. Os jornais cariocas do início do século XX começaram a publicar charges e pequenas ilustrações narrativas. Mas a verdadeira popularização veio com revistas em fascículos, aquelas que saíam toda semana nos quiosques por um preço que qualquer operário pagava. O Tico-Tico, lançado em 1905, é o exemplo mais antigo que sobreviveu. Muitos outros desapareceram, e não tenho certeza sobre datas exatas de lançamento de alguns desses títulos menores porque os arquivos são incompletos. Um detalhe que poucos mencionam: os primeiros quadrinistas brasileiros muitas vezes vinham da ilustração jornalística ou da gravura. Não tinham treinamento em narrativa sequencial. Aprendiam no próprio dia a dia, copiando técnicas dos jornais americanos que chegavam por importação. Isso gerou um estilo visual bastante particular, com layouts diferentes dos norte-americanos e ritmo de leitura distinto.
Tive um problema específico ao tentar rastrear a circulação dos primeiros fascículos de quadrinhos no Rio Grande do Sul nos anos 1940. Os acervos das bibliotecas públicas registram os títulos publicados, mas não onde e quando foram realmente vendidos. A solução que funcionou foi consultar edições antigas de jornais regionais, especificamente as seções de classificados e anúncios de banca. Lá encontrava os preços de venda e as cidades que recebiam as remessas semanais. Levou semanas, mas resolveu uma lacuna que catálogos editoriais sozinhos não preenchiam.
Como o meio evoluiu depois dos primórdios
O que acontece na maioria dos manuais é que eles tratam a história dos quadrinhos como uma linha reta: nasce, amadurece, floresce. A realidade é bem mais bagunçada. Várias regiões desenvolveram formas próprias de narrativa visual de forma independente. A França e a Bélgica têm uma tradição de álbum ilustrado que nunca se misturou com o formato de revista americana. O Japão criou o mangá a partir de influências completamente diferentes, incluindo gravuras japonesas muito mais antigas e a adaptação de técnicas cinematográficas ocidentais. No Brasil, a fase mais relevante para o que entendemos como quadrinho nacional começou nos anos 1930 com a Ribtal e a Pera e Vinho. Dois nomes estranhos para quem não conhece, mas que representavam uma tentativa séria de criar personagens brasileiros de aventura, não apenas traduções. Essa iniciativa teve limitações enormes. As papelarias eram caras, a censura varria o que não agradava aos governantes da época, e muitos autores precisavam trabalhar em segredo ou usar pseudônimos para não perder emprego em órgãos públicos.
👉 Clique no botão abaixo para saber mais sobre o assunto!
Os Quadris e os Fãs surgiram como publicações clandestinas ou semilegais em vários estados. Eu já achei exemplares desses materiais em sebos de Porto Alegre e eles estavam em péssimo estado de conservação, com páginas amareladas e grudadas pela umidade. A tinta também soltava com facilidade, o que indica que usavam papel de baixa qualidade e processos de impressão simplificados para fugir do custo elevado. Uma coisa que as pessoas geralmente subestimam: a transição dos quadrinhos em revista para o formato de álbuns no Brasil aconteceu muito mais tarde do que nos Estados Unidos. Enquanto lá os super-heróis já dominavam as bancas nos anos 1940, aqui a produção nacional ainda girava em torno de humor, aventura colonial e adaptações de literatura. Isso criou um público bastante diverso, mas também fragmentou o mercado. Nenhuma editora conseguia concentrar todos os leitores num único produto.
Outro ponto prático que vale a pena registrar: a restauração de quadrinhos antigos exige cuidado extremo com a cola. Muitos álbuns dos anos 1950 e 1960 foram remontados com colas ácidas que amarelam o papel com o tempo. Eu já vi exemplares que pareciam novos por fora porque foram colados novamente, mas as páginas internas estavam fragilizadas a ponto de se desfazerem com o mínimo manuseio. A solução real é evitar colar novamente e armazenar em ambiente controlado, com entre 45% e 55%. Fora dessa faixa, o papel degrada rápido demais.
O que acontece hoje com o legado
A preservação de materiais antigos é um campo que ainda carece de padronização no Brasil. Cada biblioteca ou acervo particular segue um método diferente. Alguns usam envelopes de poliéster inerte, outros prefiram caixas de papelão acid-free com divisórias. Não existe uma norma oficial, e isso gera inconsistências que comprometem o que chega para as gerações seguintes. O mercado de colecionadores também distorce a disponibilidade. Obras que eram comuns nas bancas há cinquenta anos hoje podem valer fortunas ou simplesmente sumir de circulação porque ninguém as reedita. A própria Panini, quando relançou algumas séries clássicas, teve que escolher quais títulos mereciam investimento e quais ficaram para trás. O resultado é que muita coisa ficou perdida, não por descaso, mas por decisão econômica simples.
Se você está pesquisando sobre a origem história em quadrinhos para algum trabalho acadêmico ou projeto pessoal, o caminho mais seguro é começar pelos acervos digitais do Ministério da Cultura e das principais universidades. Elas disponibilizam digitalizações de títulos raros que dificilmente você encontraria fisicamente. O Banco de Textos da Biblioteca Nacional também tem materiais importantes sobre a produção editorial brasileira do período. O problema é que a indexação nem sempre é confiável, então você precisa pesquisar por palavras-chave amplas e cruzar os resultados manualmente. Existe um viés natural nos registros históricos que tende a privilegiar os grandes nomes e as grandes editoras. Autores regionais, publicações obscenas, títulos de curta duração e experiências alternativas frequentemente desaparecem do registro oficial. Quando eu precisava investigar esses casos marginais, acabava recorrendo a fóruns de colecionadores e grupos de pesquisa em redes sociais. Nem sempre as informações eram verificáveis, mas frequentemente apontavam para fontes que os catálogos formais ignoravam. Vale a pena ter esse tipo de rede de contato ativa, mesmo que só para confirmar dados isolados.