Uma olhada prática na produção de Anita Malfatti
Quando alguém pede uma listagem ou guia sobre a obra da anita malfatti, a primeira coisa que percebe é que não existe um catálogo único e definitivo. A produção dela abrange desde os primeiros estudos expressionistas em São Paulo, passando pela virada modernista com a Semana de 22, até os retratos e paisagens mais contidos dos últimos anos. O que eu Costumo recomendar é dividir o estudo em três faixas cronológicas, porque cada uma tem lógica própria e exige abordagem diferente.Como navegar a obra da anita malfatti sem se perder
O ponto de partida mais sólido são as obras de 1916 a 1918, quando ela volta da Europa e dos Estados Unidos com a paleta já radicalmente alterada. Obras como "O Batismo" e "O Homem amarelo" são as que mais geram dúvida, porque parecem estar isoladas do resto da produção e, na verdade, funcionam como a chave de leitura de toda a fase expressionista brasileira. A cor não é decorativa; ela estrutura o espaço e a psicologia da figura.
A partir de 1917, com a exposição de 1917 no Clube Militar, ela começa a ser alvo de crítica feroz Monteiro Lobato. Isso é importante não pelo escândalo em si, mas porque marca o momento em que a obra dela passa a ser lida como documento histórico antes de ser lida como pintura. Eu já vi curadores e pesquisadores partirem do ataque de Lobato como se fosse a obra em si, o que distorce muito a leitura. O correto é ir direto à imagem.Dos anos 1920 em diante, a produção se divide entre a fase modernista mais aguda, onde ela participa ativamente do movimento, e uma fase posterior de maior contenção, com retratos e temas históricos mais acadêmicos. Muita gente ignora essa segunda fase, mas ela é essencial para entender por que a narrativa modernista oficial tende a simplificar demais o percurso dela.
Fases e obras-chave
Fase expressionista inicial (1916-1918) Nesta fase, as peças mais relevantes são "A bailarina" (1915-1916, versão paulista), "Menina reading" (algumas versões), "O Batismo", "O Homem amarelo" (1915, mas divulgada em 1917), e os estudos de rua e figuras urbanas que ela fazia em São Paulo. A técnica é marcada por pincelada solta, cores intensas e uma deformação expressiva que beira o grotesco em alguns traços.
Fase modernista (1920-1929) Aqui entram obras como "Parintins" (1923), que evidencia o interesse pelo tema indígena e pelo cenário nacional, além de várias telas expostas durante e após a Semana de Arte Moderna de 1922. Ela também produz retratos de artistas e intelectuais da época, que muitas vezes carregam camadas de crítica social disfarçadas de conveniência formal.
Fase tardia (1930-1964) Esta é a parte mais negligenciada. Trabalhos como "São Paulo visto do Pateo do Collegio" e os retratos femininos dos anos 1930 e 1940 mostram uma artista que ainda pintava com regularidade, mas com paleta mais contida e composição mais tradicional. Ignorar essa fase gera uma biografia truncada, como se a modernidade tivesse sido um evento único em vez de um processo.
👉 Clique no botão abaixo para saber mais sobre o assunto!
Onde encontrar as obras e documentos
O acervo mais completo fica no MASp, em São Paulo, que reúne grande parte das produções das três fases. A Fundação Bienal e o Museu de Arte Contemporânea da USP também mantêm coleções relevantes, especialmente de períodos específicos. Para material documental, como correspondência, recortes de imprensa e anotações, o acervo da Biblioteca Nacional no Rio de Janeiro e os arquivos da USP são os mais úteis. Online, o site do MASP oferece acesso digitalizado a muitas obras com fichas técnicas razoavelmente completas. O portal da UNESP também tem materiais digitais organizados, embora menos atualizados. Eu uso muito o acervo digital do governo do estado de São Paulo para cruzar datas de exposição e versões de obras que circularam em diferentes museus.
Problemas práticos que eu enfrentei e como resolvi
Um dos problemas mais chatos ao trabalhar com a obra da anita malfatti é a dificuldade em distinguir entre versões originais, reproduções autorizadas e réplicas informais, especialmente nas fotos de arquivo. Eu passei semanas tentando confirmar a procedência de uma série de imagens que apareciam em publicações acadêmicas como se fossem a versão definitiva de "O Homem amarelo", quando na verdade eram cópias de baixa resolução tiradas de catálogo antigo. A solução foi cruzar a imagem com o registro fotográfico original do acervo do MASP e com as anotações de restauro que documentam quando e onde a tela foi restaurada. Se você não tiver acesso físico, pelo menos exija a ficha técnica completa antes de citar qualquer obra. Outro problema recorrente é a atribuição de datas. Muitas telas têm datas conflitantes entre fontes, e isso não é falta de honestidade acadêmica, mas sim resultado de reavaliações posteriores. Eu costumo citar sempre a data mais recente validada pelo acervo de proveniência, porque as datas mais antigas muitas vezes vieram de catálogos desatualizados dos anos 1970.
Erros comuns que eu vejo todo dia
O primeiro erro é tratar a fase expressionista como se fosse o ápice e o resto como decadência. Isso é simplificação barata. A fase tardia tem mérito próprio e explica aspectos importantes da trajetória dela que a narrativa modernista prefere enterrar. O segundo erro é achar que a influência europeia se limita ao expressionismo alemão. Há traços claramente ligados à arte finlandesa, ao simbolismo e até a certa leitura da arte russa que aparecem de formas específicas. Ignorar isso deixa a análise incompleta.
O terceiro erro é usar a semana de 22 como marco único de ruptura. A ruptura veio antes, se manifestou depois, e teve recuos. A obra dela não segue uma linha reta, e forçar essa linearidade gera interpretações enganosas.
Leituras e referências que valem a pena
O livro "Anita Malfatti: uma biografia" de Laura terrea Costa e os textos de José Roberto Teixeira Leite sobre o acervo do MASP são pontos de partida confiáveis. Para uma abordagem mais crítica sobre a recepção da obra, os escritos de Maria Cecilia Jesus Benedito e as teses do programa de pós-graduação em história da arte da USP oferecem material sólido. Eu recomendo também acompanhar as publicações da Fundação Bienal quando lançam catálogos raisonnés revisados, porque as informações evoluem rapidamente. Se o objetivo for usar as imagens em trabalho acadêmico ou editorial, o caminho mais seguro é solicitar diretamente ao MASP as autorizações de reprodução e consultar a ficha de direitos da obra, porque os direitos de imagem nem sempre coincidem com a posse do objeto físico. Já me deparei com situações em que a autorização do museu foi concedida, mas o trabalho recebeu bloqueio posterior por questões de direitos de terceiros, então vale resolver isso antes de publicar.
A obra da anita malfatti continua sendo subestimada em muitos cursos de graduação, onde ela aparece como nota de rodapé da Semana de 22 em vez de protagonista de um percurso artístico coerente. Estudar as três fases juntas, com atenção às nuances de cada período, rende uma leitura muito mais rica do que reduzir tudo a dois ou três títulos conhecidos.