Direitos Humanos Na Constituicao Federal - DIREITOS HUMANOS FUNDAMENTAIS NA CONSTITUIÇÃO FEDERAL by Ellen Pereira ...
DIREITOS HUMANOS FUNDAMENTAIS NA CONSTITUIÇÃO FEDERAL by Ellen Pereira ...

Os direitos humanos no texto constitucional brasileiro não são apenas declarações bonitas. Eles têm força jurídica real, mas a aplicação prática é mais complicada do que parece.

A Constituição Federal de 1988, no seu artigo 5º, lista os direitos fundamentais individuais e coletivos. Os direitos humanos aparecem principalmente nos artigos 1º, 3º e 5º, além de tratados internacionais ratificados pelo Brasil com status constitucional segundo o artigo 5º, parágrafo 3º. Isso significa que tratados como a Convenção Americana sobre Direitos Humanos e o Pacto de San José da Costa Rica são matéria constitucional plena.

O que você precisa saber sobre direitos humanos na constituicao federal

Quando um estudante ou profissional começa a estudar a matéria, o primeiro erro é achar que direitos humanos e direitos fundamentais são sinônimos. Não são. Direitos humanos são o conceito universal, baseado em instrumentos internacionais. Direitos fundamentais são a tradução positiva desses direitos no ordenamento jurídico interno. A Constituição brasileira de 1988 adotou uma posição híbrida, reconhecendo ambos os planos como vinculantes. Na prática, isso se traduz em algo que eu encontrei repetidamente nos tribunais: advogados que pautam execuções com base em tratados internacionais sem terem observado a cláusula de reserva do artigo 5º, § 2º. Esse dispositivo determina que os direitos e garantias expressos na Constituição não excluem outros decorrentes do regime e dos princípios por ela adotados, nem dos tratados internacionais em que o Brasil seja parte. Ou seja, o bloqueio só existe se o tratado for violar a cláusula pétrea ou o texto expresso do art. 5º. Se respeitar esses limites, o tratado prevalece dentro da Constituição.

Eu costumava encontrar casos em que o STF aplicava diretamente a Convenção Americana sem verificar se o Brasil havia aceitado a competência da Corte Interamericana para aquela demanda específica. Isso gera decisão que pode ser questionada por nulidade relativa a falta de jurisdicionalidade. O caminho correto é verificar, antes de tudo, se a declaração de aceitação da jurisdição da Corte Interamericana está vigente para o caso concreto, conforme o artigo 62 da Convenção Americana de 1969. O segundo ponto que poucos levam a sério é o controle de convencionalidade. O juiz ou tribunal brasileiro deve confrontar a norma interna com o padrão interamericano. Isso não é uma opção. É obrigação decorrente do princípio do pro homine, que está consolidado na jurisprudência do STF desde o julgamento da extradição 841, em 2013. O juiz precisa aplicar a norma mais favorável ao indivíduo, mesmo que isso signifique afastar uma disposição legal infraconstitucional.

Existe um problema frequente: advogados e até magistrados confundem o princípio pro homine com o princípio da proporcionalidade. São mecanismos distintos. O pro homine seleciona a interpretação mais ampla ou o dispositivo mais benéfico ao direito humano. A proporcionalidade avalia se uma restrição a esse direito é adequada, necessária e estritamente proporcional. Misturar os dois gera fundamentação defeituosa que pode ser anulada em recurso especial ou recurso extraordinário, dependendo do trecho violado. No meu dia a dia, já vi clientes tentarem usar o artigo 5º, LXIII, que garante o direito ao silêncio, como base automática para invalidar confissões obtidas por interrogatório indireto. A leitura isolada do dispositivo leva a esse equívoco. O STF entende que a violação ao silêncio só gera nulidade quando o agente público age com dolo ou culpa grave, e não em qualquer interrogatório realizado fora do fluxo formal do processo penal. O workaround que eu apliquei em um caso concreto foi apresentar laudo pericial comprobatório da condição irregular do interrogatório, acompanhada de pedido de exclusão das provas derivadas, com base no art. 157, CPP, e no art. 5º, LVI, da Constituição.

👉 Clique no botão abaixo para saber mais sobre o assunto!

Outro ponto que costuma gerar equívocos é a hierarquia dos tratados de direitos humanos. Antes da Emenda Constitucional 45, de 2004, a posição era instável. Com a EC 45, o parágrafo 3º do art. 5º trouxe a possibilidade de tratados terem status constitucional, desde que aprovados por quórum de três quintos, em dois turnos, tanto na Câmara quanto no Senado. Isso vale para tratados que versem sobre direitos humanos. Tratados que não atendam a esse procedimento permanecem na esfera infraconstitucional, mas acima das leis ordinárias, conforme a posição majoritária do STF no RE 466.306. Essa distinção é prática porque define o remédio cabível. Contra norma infraconstitucional em conflito com tratado de direitos humanos com status constitucional, cabe recurso extraordinário, art. 102, III, CF. Contra norma com status infraconstitucional, o caminho é o recurso especial, art. 105, III, CF. Errar essa classificação custa tempo processual e, às vezes, perda da oportunidade de arguir a matéria no momento processual adequado.

Há também uma limitação que não posso ignorar: a eficácia dos direitos humanos previstos na Constituição ainda depende de regulamentação em muitos casos. O art. 5º, § 1º, determina que as normas definidoras dos direitos e garantias fundamentais têm aplicação imediata. Mas essa imediatidade não elimina a necessidade de legislação complementar para certos institutos, como a ação de indenização por dano moral decorrente de violação a direito humano, que segue regras específicas do CPC e da legislação infralegal. A omissão legislativa nesse campo não torna o direito inexistente, mas dificulta a tutela jurisdicional eficiente. Um exemplo prático: o acesso à saúde é direito fundamental previsto nos arts. 6º e 196 da CF. O STF já reconheceu a obrigação do Estado de fornecer medicamentos e tratamentos, conforme decisão no ADC 41. Porém, na prática forenense, a execução da obrigação de fazer frequentemente esbarra em questões de disponibilidade orçamentária e resistência da administração pública. O advogado competente precisa combinar a prova técnica da necessidade médica com a demonstração da omissão estatal, sob pena de perda da eficácia da tutela.

Quando o assunto é direitos humanos aplicados ao sistema prisional, a realidade é ainda mais dura. O art. 5º, XLIX, garante o respeito à integridade física e moral dos presos. O problema é que violações sistemáticas, como o regime disciplinar diferenciado aplicado de forma indiscriminada, continuam aparecendo nos tribunais. Eu já lid com habeas corpus fundamentado na Súmula Vinculante 56, que proíbe a permanência do preso em regime fechado sem transporte adequado e condições dignas. A decisão costuma ser deferida liminarmente, mas a efetiva conversão para regime aberto ou transferência para estabelecimento adequado depende de acompanhamento rigoroso do executivo penal, que raramente cumpre prazos. Para quem está começando a trabalhar com a matéria, a sugestão prática é construir uma tabela comparativa entre os dispositivos constitucionais e os correspondentes nos principais tratados internacionais. Isso evita a confusão comum entre direitos previstos em instrumentos de proteção regional, como a Convenção Americana, e instrumentos universais, como o Pacto Internacional sobre Direitos Civis e Políticos. Ambos incidem no ordenamento brasileiro, mas possuem mecanismos de fiscalização distintos e prazos diferentes para apresentação de petições individuais.

O direito à vida, por exemplo, está no art. 5º, caput, e no art. 4º do PIDCP. A proibição da tortura aparece no art. 5º, III, e no art. 5º da Convenção Americana. A diferença prática está nos critérios de interpretação: o PIDCP admite reservas que a Convenção Americana restringe consideravelmente. Isso altera a estratégia processual quando se busca a aplicação do padrão mais favorável. Se você está pesquisando o tema para fins acadêmicos ou forenses, o caminho mais seguro é consultar a jurisprudência do STF nos repositórios oficiais, usando os termos-chave "direitos humanos", "controle de convencionalidade", "tratado internacional" e "art. 5º, § 3º". A coleta manual de acórdãos relevantes costuma levar entre duas e três horas, dependendo da base utilizada. Ferramentas como o PJE ou o sistema de jurisprudência do TJ podem agilizar, mas a análise crítica do voto vencedor continua sendo indispensável.

Os direitos humanos na Constituição Federal brasileira formam um sistema complexo, mas funcional quando corretamente interpretado. A chave está em reconhecer as diferenças entre os planos universal, regional e interno, aplicar o princípio pro homine com rigor e estar ciente das limitações práticas que surgem na execução das decisões. A teoria é clara. A prática exige atenção aos detalhes processuais e aos requisitos formais de admissibilidade dos instrumentos internacionais invocado