Como trabalhar o Dia da Mulher na educação infantil sem cair no erro mais comum
A maioria das escolas faz exatamente a mesma coisa todo ano: distribui uma atividade de colagem, coloca uma foto da mãe na lousa e acha que o trabalho está feito. Eu vi isso acontecendo em creches e escolas infantis por anos, e o problema não é a intenção, é a falta de preparo para transformar o tema em algo que crianças pequenas consigam realmente compreender.
O que fazer no dia da mulher educação infantil quando as crianças não entendem o conceito
Crianças de três a cinco anos não têm capacidade abstrata de processar datas comemorativas com carga histórica ou política. Quando eu tentava explicar sobre igualdade salarial ou direitos das mulheres para um grupo de Pré-I, os olhos delas vazavam. A solução foi simples, mas não era óbvio: focar em histórias de mulheres que elas já conheciam. Eu montei uma roda de conversa onde cada criança trazia uma foto de alguém importante da família — não necessariamente a mãe, mas uma avó, tia, irmã mais velha. A partir daí, eu lia pequenas biografias adaptadas, tipo a de Marie Curie, mas usando linguagem que elas entendessem. Algo como "ela descobriu coisas invisíveis que mudaram o mundo dos remédios". Funcionou porque partia do concreto para o abstrato, e não o contrário.
A prática real: atividades que funcionam na rotina escolar
Não precisa ser algo elaborado. O mais eficiente que eu testei foi uma sequência de três etapas ao longo de uma semana, não apenas um dia. Comecei lendo livros como "Menina Bonita do Laço de Fita", que trata de autoestima e representatividade de forma acessível. Depois, as crianças desenhavam uma mulher que admiravam — e aqui tem um detalhe importante: eu pedia para incluirem a pessoa fazendo algo, não apenas o retrato. Isso gera narrativa. A terceira etapa era uma exposição simples na sala, com as produções fixadas em uma linha do tempo visual. Nada de painel gigante com glitter. Coisas organizadas por cores ou por tipo de atividade: quem trabalha fora, quem cuida, quem ensina. As crianças circulavam pelo espaço e faziam perguntas espontâneas, o que gerava diálogo real sobre os papéis que veem no cotidiano delas.
👉 Clique no botão abaixo para saber mais sobre o assunto!
O erro que eu cometi e como evitar
No primeiro ano que tentei, eu focalizei exclusivamente nas mães. O resultado foi previsível: crianças de famílias monoparentais, criadas pelos avós ou por pais solo, ficaram excluídas sem entender o porquê. Eu percebi isso quando uma criança perguntou por que a foto dela não estava no painel. A correção foi ampliar o conceito para "mulheres que fazem parte da nossa vida", incluindo figuras diversas e permitindo que cada criança escolhesse quem representava. Outro problema comum é transformar a data em mercadoria. Encomendar lembrancinhas caras, mandar fazer presentes padronizados, tudo isso desvia o foco educativo. O trabalho não é sobre comprar algo, é sobre construir reflexão. Quando eu parei de gastar verba com materiais supérfluos e usei apenas papel, cola e os materiais que já estavam na sala, o resultado foi melhor. As crianças se envolveram mais porque perceberam que estavam criando, não apenas recebendo.
Adaptações necessárias para diferentes faixas etárias
Para o Maternal, o foco deve ser reconhecimento de figuras e vínculos afetivos. Uma atividade simples de identificar quem são as mulheres na família, com fotos ou desenhos, já é suficiente. Para o Pré-I e Pré-II, dá para introduzir histórias de mulheres que fizeram contribuições, sempre conectando com a realidade delas. Um exemplo que funcionou bem foi falar sobre mulheres que trabalham na escola: a coordenadora, a bibliotecária, a merendeira. Isso mostra diversidade de papéis de forma tangível. O difícil é manter o equilíbrio entre ser significativo sem ser pesado. Crianças não precisam de discurso político; precisam de exemplos concretos de pessoas que elas respeitam. Quando eu via o interesse delas nas histórias, percebia que o caminho estava certo. Se o assunto começou a ficar muito abstrato, eu voltava para o que elas já conheciam.
Recursos que realmente podem ser usados
Livros infantis são a base. Títulos como "As mulheres que mudaram o mundo" existem em versões adaptadas, mas o ideal é buscar autores brasileiros, como Julia Durán ou Ana Maria Machado, que têm obras sobre o tema. Vídeos curtos também podem ajudar, desde que selecionados com critério — a maioria do material disponível online é voltado para adultos e não passa por uma criança pequena sem filtro. Se você precisar de sugestões específicas de atividades para sua faixa etária, eu recomendo começar pequeno. Teste uma leitura, observe a reação, ajuste. A data em si não é o objetivo; o processo educativo que acontece ao redor dela é.