Clarice Lispector: A Hora Da Estrela - A hora da estrela (eBook) - Clarice Lispector - Touché Livros
A hora da estrela (eBook) - Clarice Lispector - Touché Livros

Um guia prático para ler Clarice Lispector: a hora da estrela

Acho que todo mundo que tenta se aproximar dessa obra pela primeira vez comete o mesmo erro: espera uma história que se resuma à protagonista. Macabéa não é apenas uma personagem. Ela é uma questão sobre como a narrativa funciona quando o sujeito que deveria ser o centro é, de fato, invisível para si mesma e para o narrador que a conta. Depois de ler esse livro três vezes, em anos diferentes, percebi que o verdadeiro motivo de ler de novo não é entender Macabéa, mas observar como a própria escrita nega o entendimento. O livro foi publicado em 1977, poucos anos antes da morte da autora, e integra o chamado ciclo nordestino junto com obras como Água viva e Laços de família. Não é um romance regionalista no sentido literal. O sertão aparece como clima psicológico, não como cenário sociológico. O que Cláudia, a narradora-onisciente que não é onisciente de verdade, faz na página é manter Macabéa num estado permanente de quase-consciência. Ela trabalha como datilógrafa em um escritório no Rio de Janeiro, ganha salário mínimo, come sanduíche de mortadela, não sabe que está viva senão por gestos repetidos. A história gira em torno de um teste de astrologia que a leva a acreditar que seu destino está prestes a mudar. Nada muda. Ou melhor: muda tudo e nada visivelmente altera.

clarice lispector: a hora da estrela

Escolhi começar este tópico com esse título exato porque é assim que pesquisas e referências aparecem nas bibliotecas universitárias e nos catálogos de adaptação cinematográfica. A obra é citada com frequência em cursos de literatura brasileira contemporânea, mas também aparece como tema de filmes, peças e dissertações sobre identidade feminina e narrativa não-linear. Quem me pediu para escrever sobre isso foi um colega que estava montando um seminário sobre narrativas brasileiras do século XX e queria material que fosse além das análises convencionais de Dom Casmurro e Sinais entre Amigos. Meu primeiro problema prático ao montar o seminário foi escolher qual edição consultar. Existem duas versões amplamente disponíveis no Brasil: a da Editora Record, com prefácio de Lídia Jorge, e a da editora Companhia das Letras, que traz notas de rodapé e introdução de Ana Maria Machado. A da Record tem uma capa mais sóbria e o texto parece mais fiel ao manuscrito original; a da Companhia das Letras traz aparato crítico útil, mas pode distrair a leitura sequencial. Testei ambas. Decidi pela Record porque as notas da outra acabavam rompendo o fluxo de leitura que o livro mesmo propõe: um fluxo que recusa pausas explicativas.

Outra questão prática diz respeito ao filme. A adaptação de 1977, dirigida por Carlos Diegues com roteiro de João Carlos Saez, é bastante diferente do livro. O filme transforma Macabéa numa figura mais ativa, dá a ela um arco de tomada de consciência que Clarice explicitamente nega. Se você quer estudar a obra original, assista ao filme depois de ter lido o livro. Se você assistir antes, corre o risco de projetar no texto as resoluções que o livro recusou dar.

Como fazer uma análise estrutural da narrativa

Achei que o mais difícil não era ler, mas escrever sobre o texto sem cair na armadilha de explicá-lo demais. O livro se recusa a ser explicado. E é exatamente aí que mora a dificuldade. Vou descrever o método que usei na prática, passo a passo, com os problemas que encontrei no caminho. Primeiro passo: dividir a leitura em três camadas. A primeira é a literal — o que acontece na trama. A segunda é a narrativa — quem conta, como conta, quem controla a informação. A terceira é a filosófica — a questão sobre existência, sobre o instante em que algo se torna significativo para alguém que não se considera digno de significado. Eu anotei cada camada em cores diferentes no caderno. Isso parecia óbvio, mas na prática o problema apareceu quando percebi que as camadas se cruzavam a ponto de ficar impossível separá-las em certos trechos. A solução foi deixar as anotações se misturarem e aceitar que a confusão fazia parte da experiência de leitura.

👉 Clique no botão abaixo para saber mais sobre o assunto!

Segundo passo: mapear as repetições. O texto repete palavras e gestos de forma intencional. "Era", "não sabia", "talvez", "acho". Cada repetição não é redundância. É técnica. Macabéa existe por meio de indeterminações. O narrador também. Quando eu contei quantas vezes a palavra "talvez" aparece em relação às afirmações diretas, descobri que a proporção era muito maior do que eu imaginava. Isso mudou completamente minha leitura. Terceiro passo: examinar a função do tempo. O livro começa com a pergunta "O que é?" e termina com um gesto final que poderia ser lido como morte ou como passagem. O tempo não avança linearmente. Ele se expande em certos momentos e se contrai em outros. A astrologia funciona como estrutura temporal: o destino como rede de conexões que Macabéa não consegue decifrar, mas que o leitor consegue ver parcialmente.

O que a crítica costuma perder de vista

Existem duas ideias muito repetidas sobre essa obra que eu acho problemáticas. A primeira é que Macabéa é uma vítima passiva. Não é. Ela é inconsciente, sim, mas sua inconsciência é uma forma de resistência à narrativa. Ela não permite que o texto a transforme em símbolo. A segunda ideia é que o final é trágico. O final é ambíguo. "Morreu. Mas antes tivera olhos." Essa frase não é sobre morte. É sobre o momento em que a percepção atravessa o sujeito, mesmo que brevemente. Chamar isso de tragédia é simplificar demais o texto. Outro ponto que eu destaco é a relação entre o narrador e a personagem. Cláudia, a narradora, se queixa de estar cansada de escrever. Ela parece querer abandonar o texto. Esse cansaço não é um recurso estilístico decorativo. É estrutural. A autora usa o narrador para mostrar que escrever sobre alguém que não tem voz exige uma violência simbólica. O texto se autorreflete sobre essa violência. É um dos momentos mais lúcidos da prosa brasileira.

Problemas práticos ao ensinar ou estudar a obra

Eu enfrentei dificuldades concretas ao montar o seminário. Uma delas foi o peso da carga teórica exigida. Muitos alunos chegam esperando uma análise sociológica ou feminista tradicional. O texto não se deixa capturar por essas leituras de forma automática. A solução foi exigir que os alunos escrevessem primeiro uma leitura pessoal, sem referências teóricas, e só depois aplicassem os conceitos. Assim, a teoria servia ao texto, e não o contrário. Outro problema foi a seleção de passagens para discussão em sala. O livro tem trechos que parecem simples, mas carregam camadas densas. Por exemplo, a cena em que Macabéa assiste a um show de Calypso e não entende as letras. Isso não é apenas um detalhe cultural. É uma metáfora sobre incompreensão estrutural. A maioria dos alunos tendia a ler essa cena como descrição de ambiente. Eu orientei para que parassem nessa passagem e analizassem o silêncio entre as palavras.

Quem quiser acessar a obra para estudo ou leitura pessoal, os canais mais confiáveis são as editoras Record e Companhia das Letras. Ambas publicam a versão definitiva do texto. Adaptações cinematográficas existem, mas nenhuma substitui a leitura direta. Se você buscar materiais de apoio acadêmico, recomendo começar por ensaios de Ana Maria Machado e Lídia Jorge, mas ir além deles: a obra pede que o leitor complete o que o texto deixa em aberto. Eu descobri, na prática, que o maior desafio de trabalhar com essa obra não é entender o que ela diz, mas aceitar que ela não diz tudo. O silêncio entre as frases é onde a obra realmente habita. Ler clarice lispector: a hora da estrela exige isso: disposição para não encontrar respostas prontas e para reconhecer que a ausência de explicação é, em si, uma forma de explicação.