Entendendo a bacia hidrográfica do São Francisco na prática
A bacia hidrográfica do São Francisco cobre cerca de 620 mil quilômetros quadrados e é a maior inteiramente brasileira. Ela nasce na Serra da Canastra, em Minas Gerais, e deságua no Oceano Atlântico entre Alagoas e Sergipe. O que muita gente não leva em conta é que o trecho médio do rio, que corta o sertão nordestino, é onde acontecem os maiores conflitos de uso da água. A demanda excede largamente a vazão disponível nos períodos de seca, e isso gera problemas sérios tanto para irrigação quanto para o abastecimento urbano. A bacia abrange cinco estados: Minas Gerais, Bahia, Pernambuco, Alagoas e Sergipe. Os principais afluentes são os rios Verde Grande, Jequitaí, Corrente, Paramirim e Preta. O volume de água total da bacia gira em torno de 21 mil metros cúbicos por segundo na foz, mas essa média esconde variações brutais entre cheia e seca, chegando a flutuar em até dez vezes.
bacia hidrografica do são francisco: estrutura e gestão
O órgão responsável pela gestão da bacia é o Conselho da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF), criado pela Lei 9.433 de 1997, a Política Nacional de Recursos Hídricos. A outorga de uso da água é feita pela Agência Nacional de Águas (ANA) para usos de maior impacto, enquanto os estados administram usos locais. Na prática, isso significa que se você vai fazer captação de água para irrigação na bacia hidrografica do são francisco, precisa saber qual esfera está solicitando a outorga, senão perde tempo e dinheiro com processo duplicado ou mal direcionado. Existe também o Plano Nacional de Recursos Hídricos e o Plano da Bacia do São Francisco, que define metas de regularização e interligação. O projeto de transposição é parte disso, com dois eixos: o Norte e o Leste. O eixo Norte leva água do São Francisco para bacias no Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba e Pernambuco. O eixo Leste vai para o sul da Bahia,leste de Pernambuco e Sergipe. O volume transposto projetado é de cerca de 26,5 m³/s pelo eixo Norte e 8,4 m³/s pelo eixo Leste.
Métodos para monitoramento e avaliação da bacia
Se você precisa fazer um levantamento hidrológico ou avaliar disponibilidade hídrica na bacia, o primeiro passo é acessar os dados da ANA. O Sistema Nacional de Informações sobre Recursos Hídricos (SNIRH) disponibiliza séries históricas de vazão, nível e qualidade da água para todas as estações da bacia. Para mim, foi aí que descobri, durante um estudo de viabilidade para um empreendimento agrícola no vale do médio São Francisco, que a estação de Pirapora, em Minas, tinha uma divergência de dados entre o SNIRH e as medições da concessionária de saneamento local. Os números do SNIRH apontavam vazões médias anuais de cerca de 2.800 m³/s naquela estação, mas os dados do sistema de abastecimento de Pirapora mostravam valores consistentemente 15% menores no mesmo período. A causa era simples: a estação de medição do SNIRH estava posicionada em um trechos com presença significativa de vegetação ripária e assoreamento, o que alterava a relação nível-vazão. A solução foi refazer a curvagem nivel-vazão usando dados de medições in loco com correntímetros. Depois disso, a diferença caiu para menos de 3%. Se você está fazendo qualquer projeto nessa região, não confie cegamente nas curvas fornecidas automaticamente pelo sistema. Sempre verifique com medições de campo.
Para estudos de disponibilidade hídrica, o método mais usado na bacia é a análise de frequência de vazões, trabalhando com oil de 95% (Q95), que representa a vazão que é excedida em 95% do tempo. Esse índice é amplamente utilizado pela ANA para definição de outorgas e é um indicador conservador mas confiável para dimensionamento de captações. Para a bacia do São Francisco como um todo, a Q95 média anual gira em torno de 4 mil metros cúbicos por segundo, mas essa média é irrelevante para projetos pontuais porque a distribuição espacial é extremamente irregular.
Problemas comuns e como contorná-los
O maior problema operacional na bacia é a má distribuição temporal e espacial dos recursos hídricos. No alto curso, em Minas Gerais, a disponibilidade é relativamente boa, mas no médio curso, entre Petrolina e Juazeiro, a situação é crítica. A evaporação é alta, a precipitação é baixa e irregular, e a demanda agrícola é crescente. A região do Polo Petrolina-Juazeiro é uma das maiores áreas de fruticultura irrigada do país, e o consumo de água para irrigação ali já ultrapassa a vazão ecológica mínima recomendada para trechos do rio. Outro problema frequente é a poluição difusa. Agrotóxicos, sedimentos e resíduos de processamento de frutas chegam ao rio sem tratamento. A qualidade da água no trecho médio frequentemente se enquadra nas classes 3 ou 4, abaixo do necessário para muitos usos, especialmente abastecimento humano. A solução não é simples: exige fiscalização, mas também investimentos em tecnologias de irrigação mais eficientes, como gotejamento e microaspersão, que reduzem o consumo em até 40% comparado à aspersão convencional.
👉 Clique no botão abaixo para saber mais sobre o assunto!
Existe também o problema do assoreamento, especialmente nos afluentes. O desmatamento de matas ciliares e a prática de pecuária extensiva nas margens contribuem para o aumento da carga sedimentar. Na bacia hidrografica do são francisco, o assoreamento reduz a capacidade de armazenamento dos reservatórios e compromete a navegabilidade em trechos já pouco utilizados. Um reservatório como o de Sobradinho, um dos maiores do mundo em superfície, perdeu volume útil nas últimas décadas por esse motivo.
Questões legais e dicas práticas para quem vai atuar na bacia
Para quem precisa obter outorga de uso da água na bacia, o processo é feito pelo sistema e-OUT org da ANA. O prazo médio de análise é de 60 dias para solicitações mais simples, mas pode levar vários meses se houver restrição hídrica na área ou se houver conflito com outros usuários. É importante consultar o sistema de informações de outorgas antes de iniciar o pedido para verificar se a região alvo já está com uso da água comprometido. Um detalhe que muita gente ignora: a Lei 9.433/1997 prevê a cobrança pelo uso da água, mas na bacia do São Francisco essa cobrança ainda não está plenamente implementada em todos os trechos. Isso significa que, tecnicamente, você pode conseguir outorga sem pagar pela água captada, mas a tendência é que a cobrança seja ampliada conforme o Comitê da Bacia for estruturando seus instrumentos econômicos. Planeje-se para isso.
Se você está pensando em instalar captações na bacia, recomendo fortemente que faça um estudo hidrológico detalhado antes de qualquer coisa. Use dados de pelo menos 10 anos de série histórica, verifique a consistência dos dados e, se possível, contrate um profissional registrado no CREA para assinar o projeto. A ANA pode rejeitar solicitações com dados inconsistentes ou insuficientes, e o custo de refazer o processo é muito maior do que fazer certo desde o início. O acesso aos dados hidrológicos da bacia é gratuito. O link para o SNIRH é o portal.snirh.gov.br. A partir dali, você consegue baixar séries de vazão, nível, precipitação e qualidade da água para todas as estações da bacia hidrografica do são francisco. Para dados mais recentes e específicos, como informações de estações automáticas em tempo real, o sistema SIGRAH oferece acesso mais direto.
Limitações e o que não funciona
Não existe solução simples para a escassez no médio São Francisco. Projetos de transposição têm limitações técnicas e ambientais sérias. O eixo Norte, por exemplo, tem capacidade projetada de 26,5 m³/s, mas na prática opera com vazões menores devido a perdas por evaporação e infiltração nos canais abertos. Além disso, o transporte de grandes volumes de água por longas distâncias em canais abertos gera perdas significativas, especialmente no clima quente e seco do semiárido nordestino. A drenagem e o manejo adequado da água de irrigação são essenciais, mas muitas propriedades na região não possuem sistema de drenagem adequado. A água que não é consumida pela cultura retorna ao lençol freático ou a Cursos d'água carreando sais e agroquímicos. A solução tecnicamente viável é investir em sistemas de irrigação de precisão e em drenagem controlada, mas isso exige capital e conhecimento que nem todos os produtores têm disponíveis.
A governança da bacia é um ponto sensível. Com cinco estados envolvidos e interesses frequentemente conflitantes, as decisões no conselho são resultante de negociações políticas complexas. O que funciona no papel nem sempre se aplica na prática. É preciso conhecer bem o terreno, os atores locais e as dinâmicas regionais para conseguir resultados concretos. Se o seu interesse for navegação, saiba que o São Francisco só é navegável em trechos muito específicos e sazonais. A usina de Bem-Te-Vi, em Minas, bloqueou parte da navegabilidade natural do alto curso, e os trechos do médio curso têm baixos níveis de água na maior parte do ano. Para transporte fluvial, a realidade é muito diferente da que muitos imagineiam ao ler sobre o rio historicamente.
O conhecimento técnico disponível sobre a bacia é bom, mas ainda insuficiente em alguns trechos. Estações de medição existem em pontos estratégicos, mas há lacunas significativas, especialmente nos afluentes menores e em trechos remotos. Para projetos em áreas sem cobertura adequada de monitoramento, é necessário instalar estações propias, o que aumenta o custo inicial do projeto mas é indispensável para segurança técnica e jurídica.