Passiva analítica e sintética na prática
O grande erro que eu vejo todo dia é achar que voz passiva do verbo é só trocar a ordem das palavras. Tem gente que lê "O engenheiro projetou o prédio" e pensa que "O prédio foi projetado pelo engenheiro" é apenas uma reviravolta. Não é. A construção muda completamente a ênfase, o foco narrativo, e o que pode ou não ser dito. A passiva analítica — aquela com ser mais o particípio — exige uma condição básica que todo mundo esquece: o verbo da oração precisa ter objeto direto na forma ativa. Se não tem, não tem passiva. Verbos como "chegar", "ocorrer", "pertencer" são intransitivos ou usam objeto indireto, e tentam colocar no passivo mesmo assim. Resultado: "A crise foi chegada" ou "A conta lhe foi pertencida". Soa estranho porque é estranho. É gramaticalmente impossível, ponto.
Diferença entre voz passiva do verbo analítica e sintética
Na passiva analítica, o sujeito paciente é quem recebe a ação. O verbo "ser" concorda em número e pessoa com esse sujeito, e o particípio concorda em gênero e número também. Isso é o que mais causa erro no dia a dia. Eu já corrigi prova onde o aluno escreveu "As irregularidades foi constatado pelo auditor". O verbo "ser" no singular porque o aluno estava pensando no sujeito "o auditor" — que na verdade é agente da passiva, não sujeito. O sujeito correto é "irregularidades", feminino plural. O certo seria "As irregularidades foram constatadas pelo auditor". Duas concordâncias erradas numa única linha. Na passiva sintética, usa-se o se partícula apassivadora. A diferença prática é que nessa construção não aparece o agente. "Vendem-se casas" ou "Alugam-se apartamentos". O "se" transforma o objeto direto em sujeito paciente. O verbo fica no singular ou plural dependendo do sujeito. "Aluga-se apartamento" (singular) versus "Alugam-se apartamentos" (plural). Todo mundo erra aqui porque coloca o verbo no singular achando que o "se" é impessoal. Não é. O "se" é partícula apassivadora, e a concordância segue o sujeito normalmente.
Tem um detalhe que quase ninguém menciona: o "se" apassivador só funciona quando o verbo é transitivo direto. Se o verbo é transitivo direto e indireto, aí a coisa complica. "Entregaram-lhe o documento" vira "Lhe foi entregue o documento" na analítica — aqui o indireto "lhe" permanece, e o direto "documento" vira sujeito. Na sintética, dá pra tentar "Entregava-se-lhe o documento", mas soa muito formal, quase arcaico. Ninguém fala assim no relatório de obras.
Quando usar cada uma
Na escrita técnica, jurídica, emlaudos, relatórios de engenharia, a passiva analítica é padrão. "O laudo foi emitido", "O contrato foi assinado". Soa neutro, objetivo. A passiva sintética aparece mais em anúncios, classificados, placas: "Aluga-se", "Vende-se", "Proíbe-se entrada". Em documentos formais, evitar a sintética porque pode gerar ambiguidade — quem é o agente? Não se sabe. Às vezes isso é vantagem, às vezes é fraqueza. Um caso prático que eu enfrentava nos relatórios de obra: a diferença entre "foi constatado" e "foram constatados". Escrevemos "Foram constatadas 12 irregularidades estruturais no laudo técnico". Se você escrever "foi constatado", o corretor ou o cliente vai notar. E nota que o particípio "constatadas" também flexiona — no português, diferentemente do inglês ("was detected"), o particípio concorda com o sujeito em gênero e número. Essa é uma regra que a gramática normativa mantém firme, mas muita gente ainda não domina na prática.
Outro ponto: a passiva com "por" versus "pelo". "O projeto foi aprovado pelo diretor". Contraiu-se a preposição "por" com o artigo "o". Na fala rápida, muita gente elimina a crase ou o artigo, e fica "aprovado por diretor" — soa incompleto. Na escrita formal, manter a contração. "Pelo" não é erro, é preferência estilística. Mas em documentos técnicos, o "por" simples é mais comum.
Pegadinhas que confundem até quem já escreve há anos
A passiva nunca usa verbo no particípio sem o auxiliar "ser". Então "O contrato assinado pelo gerente" não é uma oração passiva completa — é um participo adjetival. Falta o verbo. Para virar passiva, precisa de "O contrato foi assinado pelo gerente". Sem o "foi", é só um sujeito com um adjunto adnominal. Dá pra confundir porque na língua portuguesa o particípio pode funcionar como adjetivo, e nesse caso não exige concordância verbal. Tem também o caso dos verbos que têm dois particípios: o regular (-ado/-ido) e o irregular. "Elesgerado/gerido", "escrito/escritoincluído/incluída". Na passiva, prefira o particípio regular. "O relatório foi incluído no processo". Evite "O relatório foi incluída" — concorda em gênero com "relatório" (masculino), então seria "incluído". Mas "a questão foi incluída" — aqui o sujeito é feminino, e o particípio acompanha. Esse ajuste de gênero no particípio é o que mais passa despercebido em revisões rápidas.
👉 Clique no botão abaixo para saber mais sobre o assunto!
Agora a pegadinha mais sutil: a passiva não funciona com todos os tempos verbais de forma igualmente natural. No pretérito perfeito do indicativo, por exemplo, "O prédio foi construído em 2019" — soa bem. Mas no futuro do pretérito, "O prédio seria construído" — começa a ficar ambíguo. Pode ser condicional, pode ser passiva, pode ser outra coisa. Depende do contexto. Em documentos legais, essa ambiguidade é problema real. Por isso se evita a passiva em tempos compostos ou em modos condicionais quando a clareza é prioritária.
O problema específico que eu encontrei nos laudos técnicos
Trabalhando com perícias e laudos, eu me deparei com uma situação em que a passiva analítica gerava ambiguidade grave. O laudo dizia: "Foi constatada uma diferença de nível entre os dois pilares". Aqui o sujeito é "uma diferença", singular, feminino. O verbo e o particípio concordam. Até aí tudo certo. Mas quando o texto era "Foram constatadas diferenças de nível entre os pilares", e o leitor pulava direto para o verbo, pensava que "diferenças" era objeto, não sujeito. A estrutura passiva, nesse caso, empurra a informação nova para o final da oração, e o sujeito fica no início — mas se o sujeito for longo ou ter muitos adjuntos, a leitura fica pesada. A solução que eu adotei foi simplesmente inverter a ordem em alguns trechos: "Constatamos uma diferença de nível..." na voz ativa. Não é elegância literária, é praticidade. Em laudos, a voz ativa com sujeito "nós" ou "a equipe técnica" é mais clara e evita mal-entendidos sobre quem fez o quê. Claro que em documentos formais a passiva é exigida por padrão — mas quando a ambiguidade começa a aparecer, trocar para ativo resolve em segundos.
Outro problema real: a passiva com verbos que têm pronome oblíquo átono. "Deu-se o início aos trabalhos". Aqui o "se" não é partícula apassivadora — é partícula reflexiva ou indifférente. "Dar-se início" é uma locução fixa, e o "se" não transforma o objeto em sujeito. Confundir esses dois "se" gera passivas que não são passivas. "Iniciou-se o trabalho" pode ser lido como passiva sintética (o trabalho foi iniciado) ou como voz reflexiva (o trabalho iniciou a si mesmo). No primeiro sentido, faz sentido. No segundo, é absurdo. O contexto resolve, mas em textos curtos sem contexto, a ambiguidade persiste.
Limitações e quando a voz passiva simplesmente não funciona
A principal limitação da passiva analítica é que ela exige um agente expresso ou subentendido, e esse agente nem sempre é fácil de identificar. Em frases como "Alguém abriu a porta", transformar em passiva daria "A porta foi aberta" — mas quem abriu? Não se sabe. Em contextos onde a identidade do agente é relevante, a passiva esconde informação importante. Nesses casos, a voz ativa é superior. Tem também a questão da ênfase. A passiva tira o foco do agente e coloca no paciente. Isso é útil quando o agente é desconhecido, irrelevante, ou quando se quer dar um tom mais impessoal. Mas em textos que precisam de responsabilidade clara — contratos, termos de compromisso, acordos — a passiva pode ser problemática. "O valor foi pago" não diz quem pagou. Se a intenção é deixar claro o responsável, a passiva falha.
Outra limitação prática: a passiva sintética com "se" não permite a menção do agente. "Vendem-se casas" — quem vende? Não se diz. Se o contexto exige explicitar o agente, essa construção é inadequada. A passiva analítica, com "por", permite: "As casas são vendidas pelo imobiliário". Mas isso deixa a frase mais longa e menos direta. Por fim, a passiva não é recomendada em textos informais ou de comunicação rápida. Em e-mails internos, mensagens de WhatsApp, a voz ativa é mais eficiente. "Enviei o relatório" é mais claro que "O relatório foi enviado por mim". A segunda opção adiciona words sem adicionar informação. Em situações onde o tempo de leitura importa — e em comunicações empresariais modernas isso importa muito — a passiva é um custo desnecessário.
A regra prática que eu uso: se o agente é importante e conhecido, voz ativa. Se o agente é irrelevante ou desconhecido, passiva analítica. Se precisa de brevidade e o agente não precisa ser mencionado, passiva sintética com "se". Se o verbo não tem objeto direto, não tente a passiva — aceite que a construção não é possível e reformule.