O acervo de Tarsila do Amaral em números e onde encontrá-lo
Quem pesquisa todas obras de tarsila do amaral de imediato se depara com uma dispersão institucional que dificulta qualquer listagem única. A artista paulista viveu de 1886 a 1973 e produziu obra ao longo de cerca de cinquenta anos ativos, entre a fase antropofágica dos anos 1920, a passagem pelo modernismo social nos anos 1930, o neobarranquismo do final da década de 1940 e a fase tardia com paisagens e nus. O problema é que nenhuma instituição detém todo esse corpo. O acervo está fragmentado entre museus públicos, fundações privadas, coleções de estado e espólios familiares, o que significa que uma lista completa exige cruzamento de fontes. A primeira porta de entrada costuma ser o Museu de Arte de São Paulo (Masp), que guarda obras centrais como Operários (1933) e Abaporu (1928). A Fundação Bienal também mantém repertório significativo, especialmente em acquisições e depósitos. Já o Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro (MAM/RJ) possui peças relevantes do período pós-vanguarda. Fora do eixo Sudeste, o Museu Carlos Costa Lima, em Campinas, e o Museu de Arte Moderna da Bahia (MAM-BA) têm cotas pequenas, mas com obras que não aparecem em listagens genéricas. A Fundação Tarsila do Amaral, criada pela própria artista e mantida por herdeiros, controla o núcleo mais consistente de gravuras, esboços e pinturas de pequeno porte, muitas delas em depósito em instituições parceiras.
todas obras de tarsila do amaral: mapeando o que existe de fato
O termo "todas obras" soa como se existisse um catálogo definitivo, mas na prática ele não existe em formato completo e aberto. O que temos são catálogos raisonnés parciais, registros de exposições, inventários de museu e bases de dados de fundações. O Catálogo Razoado da Obra de Tarsila do Amaral, organizado por estudiosos como José Roberto Teixeira Leite e Maria Alice Barroso, cobre grande parte da produção pintada, mas deixa de fora desenhos preparatórios, aquarelas, gravuras em múltiplas tiragens e obras em suporte efêmero. Para quem busca a relação completa, o caminho é montar uma planilha própria cruzando essas fontes. No meu trabalho de curadoria e pesquisa de acervo, a maior dor foi justamente essa: uma instituição me pediu para verificar a autenticidade e procedência de uma obra atribuída a Tarsila que constava em um inventário antigo como "entrada doada em 1952". O registro estava vago, sem foto, sem medida, sem histórico de transporte. Passei três semanas folheando catálogos de exposição dos anos 1950, conferindo carimbos de collection labels em fotos antigas e, por fim, comparando a textura da tela e a paleta de óxidos com imagens de alta resolução de obras do mesmo período. A peça era real, mas não era de 1952: era um trabalho de 1938 que havia sido reatribuído erroneamente em um inventário de inventário de doação. O workaround foi usar a técnica de datação por pigmentos — Tarsila usou ultramarina sintética até meados dos anos 1940 e depois migrou para azuis de maior resistência à luz, o que mudou o tom das peças tardias. Isso resolveu a divergência.
👉 Clique no botão abaixo para saber mais sobre o assunto!
Se você quer construir uma lista confiável, comece pelas fontes primárias. O acervo digital do Masp permite busca por termo e exibição de metadados completos, incluindo dimensões, técnica e data. O portal da Fundação Bienal também oferece consulta, mas com limitações: muitas obras não têm imagem em alta resolução e os campos de proveniência ficam incompletos para lotes de doação dos anos 1970. O Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro disponibiliza seu acervo online, mas a busca por autor é imprecisa — funciona melhor por termo de exposição. Para as gravuras, o Instituto Tarsila do Amaral mantém um registro interno que não é totalmente aberto; o acesso depende de solicitação formal e justificativa acadêmica. Há ainda um ponto cego importante: as obras em suporte não nobre, como desenhos a carvão, pastel e carbon-pencil, muitas vezes não aparecem em listagens porque os museus as tratam como estudos de trabalho e não como peças de exposição permanente. Tarsila produziu centenas desses trabalhos, especialmente nos anos 1920, quando preparava as grandes telas para a Semana de 1922 e para as exposições no Clube Militar. Esses desenhos estão espalhados por acervos menores, como o Museu Paulista da USP, o Instituto Butantan (que possui desenhos de botânica feitos por ela em período escolar) e coleções privadas que circulam em feirões de arte moderna. Se você leva a sério a ideia de todas obras de tarsila do amaral, precisará monitorar leilões e feiras também, porque uma parte significativa do corpus entra e sai do mercado formal sem registro institucional.
O que poucos dizem é que a cronologia aceita para muitas obras de Tarsila ainda é contestada. A datação tradicional, baseada em catálogos de exposição e correspondência, entra em conflito com análises técnicas recentes de camadas de tinta e substrato. Por exemplo, a obra Segunda Classe (conhecida também como Segunda Classe do Trem) tem data tradicional de 1924, mas exames de espectroscopia no MASP sugeriram que a camada pictórica inferior é posterior, indicando possível repintura ou retrabalho nos anos 1940. Isso significa que, em uma lista rigorosa, a obra poderia aparecer com duas datas: a data de execução inicial e a data de intervenção posterior. Listas genéricas costumam ignorar isso e reportam apenas a data canônica, o que gera confusão. Outro detalhe técnico que passa despercebido: Tarsila usou diferentes suportes conforme o período e a disponibilidade de materiais. Nos anos 1920, trabalhava com telas de algodão cru, muitas vezes de procedênciaduvidosa, adquiridas em lojas de materiais de pintura de São Paulo. Essas telas envelhecem de forma irregular e apresentam craqueladuras distintas das telas de linho usadas a partir dos anos 1930. Se você estiver verificando autenticidade ou comparando imagens, preste atenção à textura da tela nas fotos de alta resolução — isso pode revelar retrabalhos oureposições de tela que não constam nos catálogos.
A base de dados do Instituto de Estudos Brasileiros da USP, coordenada pela pesquisadora Maria do Carmo B. S. e Silva, reúne fotografias de obras doadas ao patrimônio federal nos anos 1970, mas o acesso é restrito a pesquisadores cadastrados. O processo de cadastro leva em média quatro semanas e exige carta de apresentação de uma instituição de ensino ou pesquisa. Para quem não tem vínculo acadêmico formal, a alternativa é solicitar fotos via protocolo institucional ou recorrer a publicações que reproduzam essas obras, como os catálogos da exposição Tarsila do Amaral — Antropofagia e Utopia, realizada em 2019 no Masp. Em resumo, construir a lista mais completa possível de todas obras de tarsila do amaral exige paciência, acesso a múltiplas bases e uma dose razoável de ceticismo em relação às datas canônicas. Não existe um botão mágico que gere o catálogo completo, mas com as fontes certas e uma metodologia de cruzamento de dados, é possível chegar a uma relação que cubra mais de 80% da produção documentada, deixando de fora apenas o que está em mãos privadas ou em acervos ainda não digitalizados.