Como funciona a tipologia textual nos concursos
A maioria dos candidatos estuda os cinco tipos textuais de forma decoreba e vai mal na prova porque o gabarito não pergunta "isto é um texto narrativo?" mas sim "qual é a função predominante aqui?". A diferença é enorme. Eu já vi gente errar questão gastando tempo identificando recursos estilísticos quando a banca queria saber se o texto pedia uma ação ou apenas informava algo.
O que você realmente precisa saber sobre tipologia textual para concurso
Os cinco tipos clássicos são narrativo, descritivo, expositivo, argumentativo e injuntivo. A pegadinha é que textos reais raramente são pura uma coisa só. Um texto pode ter narrativa em sua base mas com forte função argumentativa nos parágrafos finais. A banca vai cobrar a função predominante, não a presença isolada de elementos de outro tipo. No meu dia a dia corrigindo provas e simulados, percebi que a maioria erra em dois pontos. O primeiro é confundir expositivo com argumentativo. Ambos informam, mas o expositivo se limita a apresentar informações de forma neutra, enquanto o argumentativo tenta convencer o leitor de uma tese. Se o texto tem opinião disfarçada de fato, é argumentativo. Se ele apenas organiza dados sem tomar posição, é expositivo. Essa linha é tênue e cai todo ano.
👉 Clique no botão abaixo para saber mais sobre o assunto!
O segundo erro comum é com o tipo injuntivo. Candidatos veem verbos no imperativo e já marcam injuntivo, mas isso não é regra. Receitas, manuais e atos normativos são injuntivos, mas um texto jornalístico que usa um imperativo ocasional não se torna injuntivo por isso. O critério é se a estrutura global do texto tem como objetivo dirigir o comportamento do leitor. Se a maioria das frases orienta uma ação, aí sim. Um caso específico que me marcou: numa prova de tribunais, caiu um texto de opinião que misturava narrativa de um fato histórico com argumentação política. A banca dava como correta a alternativa "argumentativo". Muitos marcaram "narrativo" porque o texto começava contando uma história. O texto era fundamentalmente argumentativo, usando a narrativa como recurso retórico, não como fim em si mesmo. Eu identifiquei isso analisando a intenção comunicativa do autor, não os recursos de superfície.
Outra nuance que poucos consideram: o texto dissertativo-argumentativo, tão cobrado em redações, não se confunde com o parágrafo expositivo. Na dissertação, você defende uma tese com argumentos estruturados. Na exposição, você explica um tema sem defesa. São diferentes e exigem estruturas diferentes na hora da produção textual. Para se sair bem, treine com textos reais de bancas como Cebraspe, FGV e Vunesp. Cada uma tem seu estilo. A FGV gosta de cair textos híbridos onde a função predominante não é óbvia. O Cebraspe adora cobrar a diferença entre opinião e fato no campo expositivo-argumentativo. A Vunesp tende a ser mais direta, mas cobra detalhismo no injuntivo, especialmente em textos de legislação.
O tempo médio de análise de um texto para tipologia não deve passar de dois minutos por questão. Se você está levando mais que isso, provavelmente está caçando marcas superficiais ao invés de ler a estrutura global. Treine leitura ativa: leia o texto todo antes de olhar as alternativas, sublinhe a intenção comunicativa principal e só então descarte respostas. Resumindo o que funciona na prática: entenda a função predominante, treine com bancas reais, controle o tempo e não confunda recursos isolados com tipologia global. O resto é repetição.