Sequencia Didatica Se As Coisas Fossem Maes - Sequência Didática: Se as Coisas Fossem Mães
Sequência Didática: Se as Coisas Fossem Mães

O que essa sequência didática propõe

Se as coisas fossem mães é um roteiro de produção textual que costuma aparecer em planos de aula do ensino fundamental, especialmente anos iniciais. A proposta básica pede ao aluno que escolha um objeto, animal, fenômeno natural ou conceito e descreva suas características como se tivesse sido gerado por uma figura materna. Não é exercício de ficção pura. É uma ferramenta para desenvolver atribuição de propriedades, uso de adjetivos, observação de causas e efeitos, e noção de relações de dependência entre elementos.

Como aplicar a sequencia didatica se as coisas fossem maes

Eu divido o trabalho em três blocos. No primeiro, os alunos selecionam o tema e listam pelo menos seis características observáveis. No segundo, mapeiam essas características em funções que uma mãe exercer: alimenta, protege, orienta, limpa, cuida, ensina. No terceiro, reescrevem o texto unindo descrição e função. A lista inicial é o passo mais importante. Sem ela, o texto vira panfleto de sentimentos, não exercício de observação. Na prática, eu começo com exemplos curtos no quadro. Coloco uma planta. Pergunto: o que essa planta recebe? Luz. O que ela faz com isso? Produz alimento. Quem cumpre o papel de mãe nessa equação? O sol, a terra, a água. Aí o aluno transforma em frases. Nada de linguagem enfeitada. Frases simples, sujeito claro, verbo concreto. Eu corrigijo isso na hora, linha por linha, antes de passar para o próximo tema.

Por que esse formato funciona

Pessoas que ensinam português na base costumam ter dificuldade com textos descritivos. Os alunos repetem o óbvio e usam poucos conectivos. Essa sequência resolve parte disso porque obriga o aluno a encontrar uma relação lógica entre características e funções. Quando a ideia central é a maternidade, o estudante automaticamente pensa em ação. O texto deixa de ser estático. Fica mais difícil escrever "a abelha é azul" porque o aluno já precisa explicar o que a abelha faz como mãe: poliniza, constrói, organiza. Também ajuda quem trabalha com alunos que ainda estão construindo repertório vocabular. A estrutura dá um esqueleto que o aluno preenche. Quem tem mais facilidade avança para sinônimos e variações de período. Quem tem mais dificuldade consegue completar com palavras do cotidiano.

Procedimento passo a passo

Organizo a aula em trinta e cinco minutos. Os primeiros dez servem para a escolha do tema e a lista de características. Cada aluno ou dupla escolhe um item. Pode ser qualquer coisa: um livro, uma árvore, uma bicicleta, a chuva, o computador. Eu recomendo começar com temas conhecidos. O risco de perder o foco aumenta quando o aluno escolhe um conceito muito abstrato nas duas primeiras semanas. Os vinte minutos seguintes são para o mapeamento em funções maternas. Eu passo pela sala e verifico se o aluno encontrou pelo menos quatro relações. Se ele escreveu que a chuva é mãe porque molha, eu pergunto o que isso significa em termos de cuidado. Aí ele descobre que precisa usar verbos mais precisos: nutre, renova, alimenta o solo. Esse momento de escuta individual é o que diferencia o trabalho bem orientado do trabalho que fica raso. Os cinco minutos finais servem para revisao rápida. Leio dois textos em voz alta e aponto um acerto e um erro. O erro costuma ser falta de coerência entre característica e função. Se o aluno disse que o computador é mãe porque armazena dados, mas não explicou o porquê, eu peço que reformule. Armazenar não é cuidar. Explicar por quê é o que transforma a frase em observação válida.

Erros comuns que eu vejo todo ano

O primeiro erro é tratar a figura materna como mera personificação estilística. O aluno escreve sobre sentimentos sem apoiar em fatos observáveis. O texto vira poema vago. A correção imediata é pedir a lista de características e vincular cada uma a uma função concreta. Se não der para justificar, não cabe no texto. O segundo erro é forçar o tema. Quando o aluno escolhe algo como "a guerra é mãe", ele não tem repertório para desenvolver. Eu recomendo evitar conceitos negativos nas primeiras rodadas. A sequência didatica se as coisas fossem maes funciona melhor com temas neutros ou positivos nos dois primeiros meses de uso. Depois, quando o aluno já domina a estrutura, você pode introduzir temas mais complexos e mediar com perguntas sobre causas e consequências. O terceiro erro é a repetição mecânica. Alunos copiam o padrão de um colega. A lista fica igual. A solução é mudar o critério de escolha a cada semana. Uma semana o tema deve ser um ser vivo. Outra semana, um objeto inanimado. Outra semana, um fenômeno natural. A variação impede cópia direta e força o aluno a pensar de verdade em cada item.

Quando o método não funciona

Esse formato tem limites claros. Ele não serve para ensinar ortografia avançada. Ele não serve para trabalhar gêneros textuais formais como relatório científico ou dissertação argumentativa. Ele também não funciona bem com turmas muito grandes acima de trinta alunos, porque o momento de escuta individual exige presença constante do professor. Eu já tentei aplicar com sessenta alunos e o resultado foi texto genérico em massa. Recomendo no máximo vinte e cinco alunos por sessão. Há ainda o risco de reforçar estereótipos de gênero se o professor não fizer mediação. Alguns alunos partem da ideia de que mãe só cuida, só ama, só protege. É preciso explicitar que a metáfora é estrutural, não normativa. A figura materna aqui funciona como organizadora de relações, não como modelo social. Eu sempre declaro isso no início de cada ciclo para evitar confusão.

Ajustes que eu uso na prática

Uma adaptação que dá certo é transformar a sequência em trabalho interdisciplinar. Eu peço que alunos de ciências escolham um elemento natural e que alunos de história escolham um objeto cultural. Aí cruzamos as listas e discutimos como diferentes áreas enxergam a mesma característica. Isso amplia o repertório e reduz a monotonia. Outra adaptação útil é criar um banco de frases modelo. Os alunos mais avançados ajudam a montar exemplos corretos que servem de referência para os que ainda estão aprendendo. Eu não entrego esses modelos prontos. Deixo que eles mesmos producão os exemplos durante a segunda aplicação. O processo de construção é mais didático do que o modelo pronto.

Como avaliar

A avaliação deve focar em dois critérios principais: correspondência entre característica e função, e clareza na conexão lógica. Eu uso uma rubrica simples com quatro níveis. Texto completo e coerente. Texto coerente mas com uma característica mal justificada. Texto com características corretas mas sem conexão lógica. Texto fora do tema. A maioria dos alunos fica entre o primeiro e o segundo nível nas três primeiras aplicações. O terceiro e quarto nível aparecem quando o aluno não fez a lista inicial ou copiou sem refletir. Recomendo revisar os textos na semana seguinte à produção, não no mesmo dia. Assim você enxerga padrões recorrentes e planeja a próxima aula com dados concretos. Isso economiza tempo e evita correções isoladas que não geram aprendizado duradouro. Eu já perdi uma aula inteira corrigindo um erro sistêmico que aparecia em doze textos. O problema era o aluno confundir causa com consequência ao usar "porque". Corrigi isso com exercícios curtos de substituição de conectivos e na aula seguinte o índice de coerência subiu de quarenta por cento para oitenta por cento. Pequeno ajuste, resultado claro.