Sequencia Didatica Consciencia Negra 1 Ano - Sequência de atividades Consciência Negra 1° ano – Naiara Materiais ...
Sequência de atividades Consciência Negra 1° ano – Naiara Materiais ...

Sequência didática consciência negra 1 ano: como fazer funcionar na prática

A sequência didática sobre consciência negra para o 1º ano não é um conjunto de atividades decorativas pra enfeitar o caderno. É uma encadeação intencional de momentos que levam a criança de seis ou sete anos a reconhecer diferenças, nomes, histórias e representações. E o problema mais comum que eu vejo professores esbarrando é justamente esse: transformar o tema em cartaz bonito em vez de construção conceitual.

sequencia didatica consciencia negra 1 ano na sala de aula real

Na minha experiência, a estrutura que mais se sustenta envolve três a quatro aulas encadeadas. A primeira serve pra levantar o que as crianças já sabem e, o mais importante, onde estão os equívocos. Eu começo com uma roda de conversa simples, mostro imagens de crianças negras e brancas em situações cotidianas e pergunto o que elas veem. O resultado costuma revelar coisas que passam despercebidas. Menino dizendo que cabelo ruim, meninas atribuindo profissões por cor de pele. Nada grotesco, é o repertório que chega até elas. A segunda aula entra com livros infantis que trazem personagens negros de forma natural. Não precisa ser necessariamente sobre escravidão. Crianças dessa idade não têm maturidade pra processar violência histórica direta. Eu uso títulos como "Menina Bonita do Laço de Fita", de Ana Maria Machado, ou "O Menino que Brincava de Esconde-esconde", de Tatiana Belinky, além de obras da Eliani Pereira. O foco é normalizar a presença negra em narrativas comuns, e não apenas em contextos de sofrimento.

A terceira aula costuma ser prática. Trabalho com penteados e texturas capilares usando bonecas, massinha e revistas pra recortar. Aqui entra o detalhe que pouca gente leva a sério: a criança do 1º ano ainda está desenvolvendo coordenação motora fina. Se você pedir pra elas desenhar cabelos crespos num folha A4 sem preparo, o resultado vai ser rasgando e frustrante. A solução que eu adotei foi usar colagens com pedaços de lã e retalhos de tecido. Funciona em vinte minutos, mantém a atenção e produz algo tangível. Na quarta aula, fecho com produção coletiva. Um livrinho simples, feito com folhas sulfites dobradas, onde cada criança cola uma produção e escreve, com ajuda da professora, uma frase. O ponto crucial aqui é deixar claro que a escrita não precisa estar ortograficamente perfeita. O objetivo é autoria, não alfabetização formal nesse momento.

👉 Clique no botão abaixo para saber mais sobre o assunto!

Um caso específico que eu enfrentei e que demonstra como o tema pode travar: numa escola pública no interior de São Paulo, professora regente, percebi que muitas crianças não tinham acesso a brinquedos que representassem sua realidade racial. As bonecas das casas eram quase todas loiras. Quando propus uma oficina de confecção de bonecas negras, alguns responsáveis questionaram se aquilo não era "política". A workaround que eu usei foi envolver toda a sequência numa conversa prévia com a família, explicando o projeto por escrito, mostrando os livros e os objetivos. A maioria aceitou quando viu que não se tratava de doutrinação, mas de representação. A que restou resistente, eu deixei a criança participar sem obrigatoriedade de exposição. O erro mais frequente é linearizar o tema como se fosse só uma semana efêmera. O calendário escolar cobra ações pontuais em março, mas a criança do 1º ano precisa de repetição e exposição contínua. Se você trabalhar consciência negra apenas num projeto temático, o impacto é residual. O conteúdo volta pro silenciamento habitual nos demais meses.

Outra armadilha é escolher materiais que reproduzem estereótipos sem perceber. Livros com ilustrações antigas podem mostrar crianças negras em papéis subalternos, mesmo quando a intenção é educativa. Eu recomendo ler todas as obras antes de levar pra sala e verificar a data de publicação. Ilustrações dos anos 80 e 90, por exemplo, frequentemente carregam vícios que passam despercebidos. Há também uma limitação estrutural que precisa ser dita objetivamente: sequências didáticas desse tipo dependem muito da formação prévia do professor. Se a docente nunca foi exposta a debates raciais, a tendência é superficializar. A sequência pode ficar apenas na estética, nos desenhos e nas cores, sem aprofundamento conceitual. Nesse cenário, o mais recomendável é buscar capacitação junto à Secretaria de Educação ou usar materiais já validados por redes que já trabalham a temática há anos, como as propostas da ONG Geledés ou do Instituto Socioambiental.

Se a escola não tiver suporte para isso, existe uma alternativa prática: conectar a sequência a outras áreas. Matemática com contagem de nomes próprios, produção textual ligada à alfabetização, artes com técnicas de colagem e pintura. Assim o tempo é otimizado e o conteúdo não fica isolado. O que funciona de fato é manter a coerência entre o que se diz e o que se mostra. Crianças de seis anos percebem hipocrisia com facilidade. Se a sala tem bonecas e materiais que só representam um tipo de beleza, nenhuma sequência didática vai compensar essa contradição sozinha.