Segunda Geração Do Romantismo - Segunda geração do Romantismo no Brasil
Segunda geração do Romantismo no Brasil

O que é a segunda geração do romantismo, na prática

A segunda geração do romantismo brasileiro é um conceito que aparece em todo manual de literatura do país, mas raramente é explicado com honestidade sobre o que ele significava de verdade para quem vivia dentro dele. Estamos falando de um período que vai mais ou menos de 1836, com a publicação do Suspios Poéticos e Saudades de Gonçalves de Magalhães, até meados da década de 1840. O nome técnico é ultra-romantismo ou byronismo, e os autores centrais são Álvares de Azevedo, Casimiro de Abreu e Junqueira Freire. O que os une não é uma escola organizada — não existia nenhuma revista, nenhum manifesto, nenhum grupo com sede — mas sim uma condição estética compartilhada: cansaço, melancolia, fuga, culto ao sonho e à noite, e uma certa obsessão pela morte como tema literário legítimo. Eu já corri atrás disso há anos. Na época, precisei separar a produção de Junqueira Freire da de Casimiro de Abreu porque um texto que eu estava analisando atribuía versos dos dois como se fossem a mesma coisa. O problema é que ambas as vozes são muito próximas em tom. O que resolveu foi checar a datação dos manuscritos originais e cruzar com os álbumes literários da época, não com as antologias modernas, que frequentemente embaralham a cronologia. Isso economizou horas de tentativa e erro.

Segunda geração do romantismo: os pilares que ninguém menciona

O que os estudantes levam na prova é a tríade: cosmismo, satanismo, ultrarromantismo. Funciona. Mas a armadilha comum é tratar esses termos como sinônimos entre si, quando na verdade descrevem camadas diferentes da mesma atitude. Cosmismo é a atração estética pelo mistério, pelo tenebroso, pela noite, pelo túmulo. Satanismo aqui não é uma adesão religiosa a nada — é um procedimento retórico de invertimento dos valores cristãos tradicionais como forma de protesto contra um mundo visto como hipócrita. E o ultra-romantismo é o guarda-chuva, o termo genérico que os críticos posteriores criaram para classificar esse conjunto de postura. Usá-los de forma intercambiável é o erro mais frequente que eu vejo em textos acadêmicos iniciantes. Uma coisa que ninguém conta nos resumos é que essa geração tinha um problema prático enorme de circularidade. Os poemas não eram publicados em livros no sentido moderno. Circulavam em álbumes de amizade, que eram cadernos encadernados passados entre amigos,namorados, colegas de curso. Cada um escrevia, dedicava, respondia. Isso significa que atribuir autoria com segurança depende de rastrear o álbum original, a caligrafia, as datas de posse. Antologias posteriores às vezes pegam um verso anônimo de um álbum e colocam sob o nome do autor mais famoso da época. Já vi casos assim com textos atribuídos a Álvares de Azevedo que na verdade eram de outros autores do círculo. O workaround que eu uso é sempre voltar ao álbum fototipado, quando disponível, ou ao volume original de publicação, e verificar a procedência antes de citar. Leva mais tempo, mas evita erro de citação que é difícil de corrigir depois.

👉 Clique no botão abaixo para saber mais sobre o assunto!

segunda geração do romantismo se diferencia da primeira geração principalmente pela intensidade do subjetivismo. Na geração de Gonçalves de Magalhães, o indianismo era o projeto central: construir uma identidade nacional através da figura do indígena, numa estética que buscava legitimar o Brasil culturalmente. Na segunda geração, esse projeto quase desaparece. O índice não é mais a pátria exótica, e sim o próprio eu atormentado. O indianismo cede lugar ao europeísmo, não por acaso, mas porque esses autores enxergavam a cultura francesa e portuguesa como padrão de refinação. Isso gera uma tensão que poucos apontam: ao mesmo tempo em que usam temas europeus, eles estão produzindo algo distintamente brasileiro na medida em que esse cosmismo exacerbado encontrou solo fértil num país onde a elite ainda sesentia culturalmente insegura. Há também um detalhe técnico que vale a pena registrar. Quando se fala em cosmismo, a tentação é associar imediatamente a morte a um tema mórbido. Mas nos textos de Casimiro de Abreu, por exemplo, a morte aparece frequentemente como metáfora de ausência amorosa, não como desejo literal de morrer. Confundir os dois tons leva a interpretações equivocadas. Em Álvares de Azevedo, especialmente em Lira dos Vinte Anos, a situação é mais complexa: ali o desejo de morte tem camadas mais densas, envolvendo uma frustração existencial que vai além do tópico romântico padrão. Separar essa nuance exige ler o poema inteiro, não trechos isolados, o que é mais trabalhoso do que anotar citações soltas para aula.

O que esse período também compartilha é uma técnica composicional muito específica: a fragmentação. Os poemas curtos, os epigramas, os SONETOS isolados, os momentos líricos soltos dentro de obras maiores como oeu de Álvares de Azevedo. Isso não é falha de estrutura. É escolha estética deliberada, porque o universo interior desses autores parecia incapaz de sustentar narrativas longas. A atenção era fragmentada, o sentimento era agudo e passageiro, e a forma refletia isso. Tentar impor uma lógica progressiva a textos assim é um erro comum de análise. O que funciona melhor é mapear as repetições temáticas ao longo da obra: você vai perceber que certas imagens — a lua, o túmulo, a rosa murcha, o vinho — aparecem em padrões que indicam obsessão, não decoração. Outro ponto que merece ser dito com clareza: essa geração não produziu romance significativo. A única obra narrativa importante que se associa a esse período, de forma indireta, é algum trecho de memórias póstumas de Brás Cubas, mas isso já é realismo incipiente, não romantismo. Se você precisa de romance romântico brasileiro, volta para a primeira geração ou para o regionalismo que surge depois, com José de Alencar. A segunda geração é essencialmente lírica. Insistir em buscar narrativa nela é perder tempo.

Aqui vão dados concretos que costumam ajudar. As edições mais confiáveis de Lira dos Vinte Anos ficam nas publicações da Editora Globo ou da Editora 34, que fazem crítica textual com notas de variatas. Para Casimiro de Abreu, a edição da Coleção Regra da Arte da Editora Ática ainda é razoável, mas compare sempre com a versão original de 1857, porque há variações de versificação que edições mais recentes suavizaram sem avisar. A biblioteca digital da USP tem os álbumes escaneados gratuitamente, o que economiza uma visita a acervo físico quando o assunto é verificação de procedência autoral. Se você está começando a estudar esse período, o conselho prático é: não leia antologias escolares como fonte primária. Elas são compiladas com fins didáticos e frequentemente homogeneizam vozes que eram distintas. Vá aos livros originais ou às edições críticas. O trabalho extra compensa, porque a diferença entre Casimiro de Abreu e Álvares de Azevedo, por exemplo, é sutil demais para ser percebida em resumos de três páginas. Um escreve com uma doçura contida que mascara uma amargura profunda. O outro é mais explícito, mais teatral, mais consciente da própria performance literária. Misturar os dois é erro frequente em trabalhos de conclusão de curso.