Repertorios Para O Enem - Repertórios Socioculturais para Estudar para o ENEM | Oficina de ...
Repertórios Socioculturais para Estudar para o ENEM | Oficina de ...

O que realmente funciona nos repertórios socioculturais do ENEM

A maioria dos alunos perde tempo montando listas enormes de citações que nunca usam. Na prática, o que importa não é a quantidade, mas saber encaixar um repertório legitimado dentro da dissertação-tese sem parecer que decorou algo de Wikipedia. Eu já vi gente errar isso na hora H porque tentou empurrar um autor que não se conectava com o problema proposto. Os repertórios validados pelo exame são basicamente dois tipos: frases de filósofos, sociólogos, antropólogos, e obras culturais como filmes, livros, documentários ou movimentos artísticos. O corretor não quer ver uma lista solta. Ele quer ver o conteúdo servindo como argumento a favor da tese. Se você cita Bauman e não explica como o conceito se aplica ao tema, o trecho vira apenas decoração.

Como escolher repertorios para o enem que realmente caem bem

O segredo é escolher repertórios que você consegue explicar com suas próprias palavras. Não adianta ter Foucault na cabeça se você não consegue traduzir o conceito de biopolítica para o contexto da questão proposta. Eu recomendo montar um caderno com no máximo oito a dez repertórios bem dominados. Mais que isso só gera confusão na hora da prova. Dos repertórios mais cobrados, os que dão mais lucro são representatividade, migrações, problemas ambientais, envelhecimento populacional, racismo estrutural e desigualdade digital. Para cada um desses temas, ter um autor e uma obra cultural pronta economiza tempo valioso durante a redação. Um aluno que chega com três repertórios bem articulados na cabeça escreve mais rápido e com mais coerência do que aquele que chegou com vinte citações soltas.

Um problema real que eu observei em correções foi o caso de um candidato que citou Zygmunt Bauman sobre "modernidade líquida" em um tema sobre saneamento básico. A citação era tecnicamente correta, mas não havia nenhuma linha que ligasse o conceito à falta de esgoto nas periferias. O resultado foi um parágrafo que não argumentou nada. O caminho aqui é simples: antes de escrever, pergunte a si mesmo se o repertório escolhido responde à pergunta central do tema.

Estrutura prática para construir repertórios

O formato mais seguro é apresentar o repertório, explicar brevemente o conceito e conectar explicitamente com a tese. Nada de colocar a citação entre aspas e deixar flutuando no texto. O corretor lê centenas de redações por dia, então ele valoriza muito a clareza argumentativa. Para repertórios filosóficos, a estrutura clássica é: nome do autor + conceito-chave + explicação em uma frase + conexão com o problema social. Por exemplo, em vez de apenas jogar "Michel Foucault disse que o poder disciplina os corpos", você poderia escrever: "Conforme Michel Foucault, as instituições modernas disciplinam corpos e comportamentos por meio de mecanismos de vigilância. No Brasil, essa dinâmica se reflete no sistema prisionais, onde o encarceramento em massa funciona como forma de controle social aplicado prioritariamente à população pobre e negra."

👉 Clique no botão abaixo para saber mais sobre o assunto!

Para repertórios culturais, a estratégia é diferente. Filmes, séries, livros e obras de arte funcionam melhor quando você descreve brevemente a obra e depois extrai dela um argumento. A série "3%, por exemplo, pode ser usada para discutir desigualdade social e meritocracia. O filme "Que horas ela volta?" serve perfeitamente para falar de mobilidade social e relações de trabalho doméstico. A chave é sempre fazer a ponte com a realidade brasileira.

Erros comuns que mata a nota no repertório

O erro mais frequente é usar um repertório genérico demais. Frases como "como diz a Constituição Federal" aparecem em milhares de redações e não contribuem com nada além de preenchimento. A Constituição vale como repertório legitimado sim, mas apenas se você for específico sobre qual artigo e como ele se relaciona com o tema. Outro erro crônico é o repertório solto no texto. Colocar uma citação sem explicar o que ela significa para o argumento é como comprar um ingrediente caro e deixar ele embrulhado na prateleira. O corretor precisa entender a relação causal entre o repertório e a posição defendida.

Também tem o problema de autores mal aplicados. Usar Marx em qualquer tema de economia é um clichê que funciona muito pouco na prática, a menos que você esteja discutindo de fato relações de produção ou plus-valia. O mesmo vale para Nietzsche. Citá-lo para falar de superação pessoal é erro grosseiro. Cada autor tem um campo de aplicação real, e usar fora dele demonstra superficialidade.

Como treinar para usar repertórios na hora da prova

O treino ideal envolve escrever pelo menos uma redação por semana usando os mesmos oito a dez repertórios. Você vai notar que certos autores aparecem em temas diferentes e que alguns conceitos são mais flexíveis do que parecem. Anotar essas conexões economiza tempo precioso durante a prova real. Outra técnica útil é criar fichas individuais para cada repertório. Em uma folha pequena, anote o autor, o conceito central, dois exemplos práticos de aplicação e uma frase modelo que você pode adaptar. Quando a prova chegar, você gasta dois minutos consultando as fichas e pronto. Esse método cortava meu tempo de organização de repertório de cerca de quarenta minutos para uns dez minutos por redação de treino.

Se você tem dificuldade em lembrar os nomes dos autores ou os conceitos na hora H, uma alternativa é trabalhar com repertórios mais curtos e familiares. Um documentário como "Corpo e Alma" ou um livro como "Vidas Secas" podem ser tão eficazes quanto filósofos menos acessíveis. O importante é conseguir articular o conteúdo de forma coerente. O grande trunfo é a naturalidade. Quanto mais você treina, mais fluido fica o uso dos repertórios. Na terceira ou quarta redação com um repertório específico, você já sabe exatamente onde encaixá-lo e como conectar. Essa fluidez é o que separa uma redação nota mil de uma que fica presa em argumentos genéricos.