Regras De Concordância Verbal - Concordância Verbal: o que é, exemplos, regras e exercícios - Significados
Concordância Verbal: o que é, exemplos, regras e exercícios - Significados

O que todo mundo erra quando vai analisar concordância verbal

A gente passa anos achando que concordância verbal é só "sujeito e verbo combinam em número e pessoa". Aí chega na prova ou num contrato e o verbo tá estranho. Não é erro. É sujeito dividido, expressão partitiva, ou um daqueles casos que a gramática normativa ignora mas o falante natural resolve de outro jeito. Quando eu tava revisando um laudo técnico cheio de construtões com "uma série de", "a maioria dos", "é necessário que", eu travava numa hora. O texto dizia que uma empresa deveriam apresentar os documentos. Eu sabia que soava errado, mas não conseguia explicar o porquê de forma limpa. A solução foi simples: isolou o sujeito verdadeiro. "Uma série" é singular. "Deverá apresentar" é a forma correta. Eu parava de ler o trecho inteiro e fazia uma subtração mental, tirando os complementos até sobrar só o núcleo. Isso funciona na maioria dos casos problemáticos.

Conhecendo as regras de concordância verbal na prática

As regras de concordância verbal cobrem basicamente três coisas: sujeito simples, sujeito composto e casos especiais onde a lógica parece quebrada. Mas a maioria dos erros reais acontece fora desses manuais. Vou falar dos que realmente causam problema no dia a dia, sem a didática de livro didático. No sujeito simples, o padrão é óbvio: eu falo, tu falas, ele fala. O perigo mora nos verbos que terminam em "-ar" no infinitivo, porque muita gente confunde a flexão. "Nós Vamos" está errado. O certo é "nós vamos", porque "vamos" vem do verbo "ir", não "var". É uma gafe clássica em redações formais e aparece com frequência absurda.

Sujeito composto antes do verbo exige plural: "O pai e a mãe chegaram". Se o sujeito composto vem depois do verbo, a norma culta aceita tanto a concordância no plural quanto no singular quando os núcleos são sinônimos ou há ideia de reciprocidade. "Chegou o pai e a mãe" soa estranho pra muita gente, mas é aceite pela gramática. A minha recomendação prática é evitar essa ambiguidade escrevendo sempre no plural, a menos que você esteja num contexto muito formal onde a variação é aceita. O caso mais traiçoeiro é o com expressão partitiva. "A maioria dos alunos faltou" versus "A maioria dos alunos faltaram". Ambas existem. A primeira é mais conservadora e foca no coletivo "a maioria". A segunda foca no complemento "dos alunos". Em textos jurídicos, eu prefiro a primeira porque evita discussão. Em textos jornalísticos, a segunda é mais natural e soa melhor lida em voz alta.

Verbos como "haver" no sentido de existência ficam sempre na terceira pessoa do singular, independente do que vem depois. "Havia muitos problemas" — nunca "haviam muitos problemas". Isso é uma regra dura, sem exceção na norma culta. Eu já vi editores profissionais contestarem isso e perderem, porque o "haver" impessoal é uma daquelas exceções que todo mundo esquece na pressa. Outro ponto que ninguém ensina direito: a concordância com "conta que", "dizem que", "parece que". Quando o sujeito é oracional, o verbo principal fica no singular. "Conta que eles vão viajar" — o sujeito de "conta" não é "eles", é toda a oração subordinada. Muita gente aplica o plural por proximidade com "eles" e comete o erro. A dica prática é perguntar: quem conta? A notícia. Singular.

👉 Clique no botão abaixo para saber mais sobre o assunto!

Quando se trata de fractiones ou porcentagens, a coisa fica interessante. "Trinta por cento dos votos anulado" versus "anulados". Ambos são aceitáveis, mas a diferença é sutil. Se você tratar o porcentaje como valor abstrato, usa o singular. Se tratar como parte concreta de um todo, usa o plural. Em contabilidade, eu sempre uso o plural porque o foco é nos votos, não na porcentagem em si. Um case que eu lembro bem: num parecer sobre licitação, o texto original trazia "É necessário que as empresas sejam credenciadas". Alguém mudou para "são" achando que era mais direto. Ficou errado porque após "é necessário que" a norma exige o subjuntivo. Não é preferência estilística, é regra sintática. A conjunção integradora "que" aqui exige a conjugação no modo subjuntivo. Erros assim aparecem constantemente em contratos e pareceres, e são difíceis de detectar sem leitura atenta.

Erros que aparecem todo dia e como evitá-los

O erro mais frequente que eu vejo é a concordância com sujeito indeterminado disfarçado. Frases como "Precisa-se de funcionários" estão corretas, mas "Precisa-se de funcionários bons" já gera dúvida em muita gente. O verbo permanece na terceira pessoa do singular porque o sujeito é indeterminado pelo "se" apassivador. A tradução lógica seria: "Funcionários bons são precisados". Soa bizarre, mas a análise sintática confirma a regra. Outro erro comum é com o verbo "fazer" indicando tempo. "Faz dois anos que não o vejo" — o verbo nunca varia, mesmo com complemento plural. "Fazem dois anos" é incorreto pela norma culta. Muitos escritores brasileiros trocam isso no dia a dia porque a lógica pede plural, mas a regência do verbo "fazer" temporal é fixa no singular. Eu recomendo treinar essa exceção repetindo a estrutura em voz alta até naturalizar.

Os pronomes relativos também geram confusão. Quando o relativo "que" retoma um sujeito composto, o verbo concorda com o antecedente. "Fui eu e o João que Fizemos o trabalho" — alguns corrigem para "fizemos" achando que é erro. Na verdade, "que" refere-se a "eu e o João", então "fizemos" está correto. Mas se a frase fosse "Fui eu quem fez o trabalho", aí sim o verbo fica no singular porque "quem" refere-se a "eu", primeira pessoa, mas o verbo concorda com o pronome relativo "quem", que é third person singular. Há ainda o problema dos verbos que têm duas formas no particípio. "Ele tinha elegido" ou "ele tinha elegido"? Ambos existem, mas o particípio regular (mais usado na perífrase perfeita) é "elegido". O irregular "eleito" é mais formal. Em textos técnicos, eu uso o regular porque é mais previsível e evita dúvidas de quem lê.

Um detalhe que pouca gente considera: a concordância com nomes próprios no plural. "Os Brasil foram campeões" — Errado. Nomes próprios não se pluralizam facilmente nessa construção. O certo seria "O Brasil foi campeão". A tentação de fazer o verbo concordar com a ideia de time/nação leva muitos escritores a erros de concordância que parecem naturais na fala mas estão errados na escrita formal. Na hora de revisar, eu uso um método que cortei tempo significativo do meu processo. Eu imprimo o texto, marco todos os verbos com caneta, e depois verifico isoladamente cada um deles contra o respectivo sujeito. Esse processo manual demora cerca de 20 minutos para um texto de dez páginas, mas captura erros que ferramentas automáticas deixam passar — especialmente os casos de sujeito oracional e expressões partitivas. Ferramentas de revisão automática, comogrammarly ou similares, funcionam razoavelmente bem para concordância básica, mas falham miseravelmente em construções com "haver", "fazer" temporal, e sujeito composto posposto. Não confie cegamente nelas.

A concordância verbal é mais sobre reconhecer padrões do que decorar regras. Quanto mais texto você lê e analisa, mais rápido seu cérebro identifica quando algo soa errado. Esse instinto se desenvolve com prática, não com estudo passivo de listas de regras.