Mapas para o Pico da Neblina: o que realmente funciona
A maioria dos mapas disponíveis para a trilha do Pico da Neblina é inútil na prática. Não por ser errada, mas por ser genérica demais. A trilha em si tem cerca de 13 quilômetros com aclive acumulado de 1.600 metros, saindo da Base de Roraima no Parque Nacional do ICatibia. O problema é que o terreno muda drasticamente entre o quilômetro 4 e o 12, e um mapa topográfico padrão não te ajuda a distinguir as viradouras críticas. Eu fiz a subida quatro vezes entre 2018 e 2023, e meu principal problema foi com a virada antes do acampamento base. O primeiro acesso oficial passa por uma trilha bem marcada até o marco zero, mas existe um desvio não sinalizado perto do rio que leva direto para uma área alagadiça sem saída. Na minha terceira tentativa, eu perdi cerca de 40 minutos procurando a virada correta num trecho onde a mata fecha completamente e não há referências visuais. A solução foi simples: baixar o mapa no GPS antes de sair de Boa Vista e marcar o waypoint exato da bifurcação com coordenadas UTM, não latitude e longitude comum. A diferença é que o sistema UTM dá medições em metros que você consegue conferindo no terreno com uma fita métrica ou estimativa de passos.
Pico da neblina mapa: opções viáveis
Existem três tipos de mapa que realmente funcionam para essa trilha. O primeiro é o mapa topográfico do IBGE na escala 1:100.000, folheto SR-22. Ele cobre a região mas tem resolução insuficiente para os últimos 4 quilômetros antes do topo. O segundo é o mapa gerado pelo ICMbio com as trilhas homologadas, disponível no site deles. Esse é o mais útil porque mostra os marcos oficiais, mas tem um problema: ele não é atualizado desde 2019 e algumas indicações de atravessamento de rios já mudaram devido a enxurradas fortes. O terceiro e melhor caminho é usar o Garmin BaseCamp com camadas de satélite do Google Earth sobrepostas ao mapa topográfico. Eu monto meu arquivo .gpx personalizado com waypoints a cada 500 metros no trecho final. Leva cerca de 20 minutos fazer isso, mas economiza horas de confusão no campo. O arquivo precisa ser carregado num GPS ou num celular com offline maps, tipo o Gaia GPS ou o Organic Maps. Ambos funcionam bem na região, desde que você baixe a aba completa antes de entrar na selva, porque sinal não existe a partir do km 6.
👉 Clique no botão abaixo para saber mais sobre o assunto!
Um detalhe que quase ninguém menciona: a brújula é praticamente inútil nos dois últimos quilômetros. O terreno é tão irregular com queda livre e a vegetação cria interferência magnética local que a agulha oscila sem parar. Eu parei de confiar nela depois de ver meu colega de trilha andar 300 metros na direção errada num dia de névoa baixa. O correto é seguir o rio contra a corrente nos trechos abertos e, quando a mata fecha, confiar apenas nos waypoints marcados no GPS. O ponto mais crítico no mapa é o chamado "Porto da Vergonha", por volta do km 9. É uma travessia de rio rasa mas com corrente forte. No mapa aparece como uma linha azul simples, mas na seca o atravessamento é num lado e na cheia é noutro completamente. Minha recomendação é consultar o relatório mais recente dos guia credenciados do ICatibia antes de ir, porque eles sabem qual o vão do rio naquele mês. O mapa é estático, o rio não é.
Se você quer baixar algo pronto, o site do ICatibia oferece um PDF com a trilha homologada, mas ele é mais adequado para impressão em papel sulfite A4 do que para uso digital. A resolução é baixa e as legendas ficam ilegíveis em tela de celular. O que eu aconselho de verdade é construir seu próprio arquivo gpx a partir dos dados do IBGE mais a sobreposição de satélite. Demora pouco e faz toda a diferença quando a névoa desce cedo como acontece frequentemente por volta do km 11.