Palavras Primitivas E Derivadas 5 Ano - Atividades Primitivo E Derivado 5 Ano - NAZAEDU
Atividades Primitivo E Derivado 5 Ano - NAZAEDU

Como explicar palavras primitivas e derivadas para o 5º ano

Na prática, o que funciona de verdade é começar pela raiz. Os alunos do 5º ano confundem derivação com tudo que existe, então eu sempre faço o exercício reverso primeiro: pedir que removam os prefixos e sufixos para achar a palavra-base. Quando eles entendem que "floricultura" vem de "flor", o resto fica mais fácil. A palavra primitiva é aquela que não vem de outra palavra da língua portuguesa. Já a derivada se forma a partir de uma primitiva por acréscimo de afixos. Parece simples, mas tem pegadinha que todo mundo cai.

Exercícios de palavras primitivas e derivadas 5 ano

Aqui vai uma lista que eu uso nas minhas explicações, com os problemas reais que aparecem na correção: Palavra primitiva: pedra — Derivadas: pedreira, pedraria, pedrado, pedregulho, pedrouso.

Palavra primitiva: terra — Derivadas: terrestre, terráqueo, aterro, enterrar, soterrar, terreninho. Palavra primitiva: flor — Derivadas: floricultura, florescer, floral, florido, floreado.

Palavra primitiva: cão — Derivadas: cãozinho, canil, cadela, canzarrão. O problema que eu sempre encontro e já me cansa de corrigir é a palavra ferro. A maioria dos alunos classifica "ferreiro" como derivada de "ferro" e está certo, mas depois caem em "feroz". A palavra "feroz" não vem de ferro, apesar da semelhança fonética. Ela vem do latim "ferox", genitivo "ferocis". Isso confunde até professor experiente porque a regra visual não se aplica. A solução que eu uso é mostrar que a relação entre "ferro" e "ferreiro" é morfológica clara (acréscimo de sufixo), enquanto "feroz" não tem nenhuma família de palavras aparente no português para justificar a associação.

👉 Clique no botão abaixo para saber mais sobre o assunto!

Outra pegadinha constante: abadá e bidu. Alunos acham que são primitivas porque não reconhecem origem, mas na verdade são palavras de origem africana (irocó e quimbundo respectivamente) que não possuem derivados consolidados no português. Elas funcionam como primitivas didáticas, mas a etimologia é impronunciável para crianças dessa idade. O que eu ensino é o conceito funcional, não a etimologia. Derivação prefixal versus sufixal é outro ponto que merece atenção. Na derivação prefixal, o prefixo vem antes da raiz e pode alterar o sentido sem mudar a classe gramatical: re+fazer = refazer, in+feliz = infeliz. Na derivação sufixal, o sufixo vem depois e muitas vezes altera a classe da palavra: flor + -icultura (substantivo) vira "floricultura" (substantivo ainda, mas com sentido diferente). O sufixo -inho em "cadelo" ou "cãozinho" também cria diminutivos que funcionam como derivadas, mas a nuance afetiva do diminutivo às vezes passa despercebida pelos alunos.

Um erro comum é confundir composição com derivação. "Planta baixa" é composto por justaposição, não derivação. "Girassol" é composto por aglutinação. Derivação sempre envolve afixos (prefixos ou sufixos) acrescentados a uma palavra primitiva. Composição envolve a união de duas ou mais palavras ou radicais. Se o aluno não consegue isolar uma raiz única e adicionar um afixo, provavelmente está lidando com composição, não derivação. Quando o assunto é derivação parassintética, a coisa aperta. Palavras como "envelhecer" vêm de "velho" com prefixo "en-" e sufixo "-ecer" ao mesmo tempo. Remova só o prefixo e sobra "velhecer" que não existe. Remova só o sufixo e sobra "envelho" que também não existe como verbo. Essa é a definição clássica de parassíntese e os alunos do 5º ano costumam errar porque tentam separar os afixos. Eu resolvo isso com a regra prática: se a palavra não existir sem nenhum dos dois afixos, é parassintética.

A derivação regressiva também merece menção. "Demolição" vem de "demolir". O sufixo "-ção" transforma o verbo em substantivo abstrato. É derivação sufixal pura, mas o sentido muda de ação para resultado. Alunos às vezes acham que é composição porque veem dois elementos, mas não há fusão de raízes distintas. Para exercícios práticos, eu costumo pedir que montem famílias de palavras. Dada a primitiva "mar", eles precisam listar "marinho", "maré", "marítimo", "marinheiro", "maracujá" (neste último há discussão etimológica, mas didaticamente funciona como derivado por aproximação semântica). O resultado é que alguns alunos inventam palavras que não existem, como "maral" ou "maresco". A correção precisa ser firme: se não consta no dicionário, não é derivada válida.

Uma dica que funciona bem é usar mapas mentais visuais. Colocar a palavra primitiva no centro e puxar setas para as derivadas, distinguindo por cor o que é prefixal do que é sufixal. Isso ajuda visualmente e evita a confusão entre os dois tipos. O maior limitante desse conteúdo é que ele depende de vocabulário. Alunos com repertório linguístico reduzido têm dificuldade em identificar derivados porque nunca ouviram as palavras derivadas, mesmo reconhecendo a primitiva. Não adianta só decorar a regra — é preciso exposição textual. Leitura diária faz mais diferença do que exercícios repetitivos de preenchimento de lacunas.

Se você precisa de material pronto para aplicar em sala, posso recomendar procurar nos livros didáticos do PNLD as coleções que tratam morfologia de forma mais Sistemática. A abordagem varia muito entre editoras, e algumas tratam o assunto com mais rigor que outras.