Órgãos anexos do sistema digestório: o que realmente acontece quando tudo funciona
A maioria dos livros didáticos trata o fígado, o pâncreas e a vesícula biliar como coadjuvantes do tubo digestivo. Na prática clínica, esses três órgãos são os que mais geram dor de cabeça. Eles não participam do trânsito do alimento, mas todo o processo depende deles. Sem bile, não há absorção de lipídios. Sem enzimas pancreáticas, a digestão proteica e carboidratídica simplesmente não avança. O tratamento de disfunções nesses órgãos exige entender a fisiologia antes de pedir exames. O sistema digestório é basicamente um tubo muscular revestido de mucosa. Os órgãos anexos são estruturas situadas fora desse tubo que secretam substâncias diretamente no lúmen duodenal. Isso significa que eles controlam o ambiente químico onde a digestão ocorre. Quando algo falha aí, o paciente não sente problema no estômago ou nos intestinos. Sente tudo ao mesmo tempo.
Relação entre fígado, pâncreas e vesícula e os órgãos anexos do sistema digestório
O fígado produz cerca de 800 a 1000 ml de bile por dia. A bile contém sais biliares, colesterol, bilirrubina e eletrólitos. Ela é armazenada e concentrada na vesícula biliar, que consegue elevar a concentração dos sais biliares em até dez vezes. Quando você come gordura, a colecistoquinina (CCK) é liberada pelas células I do duodeno e provoca a contração da vesícula. O esfíncter de Oddi se relaxa. A bile flui para o duodeno. Esse é o mecanismo básico. Nada mais. O pâncreas exócrino produz aproximadamente 1500 ml de suco pancreático diário. Esse suco é rico em bicarbonato e enzimas digestivas: tripsina, quimiotripsina, lipase pancreática, amilase pancreática e nucleases. O bicarbonato neutraliza o quimo ácido que chega do estômago. Sem essa neutralização, as enzimas digestivas não funcionam. A lipase pancreática, por exemplo, só atua em pH adequado e na presença de sais biliares. As duas secreções são absolutamente dependentes uma da outra.
Na prática, vi um caso real que ilustra bem essa interdependência. Um paciente de 54 anos, homem, chegou com dor abdominal epigástrica contínua há 3 dias, náuseas e fezes acólidas. A lipase estava 8 vezes o valor normal. O diagnóstico inicial era pancreatite aguda. O tomógrafo mostrou colédoco dilatado com cálculo de 7 mm. O problema real não era apenas o pâncreas. Era obstrução biliar causando pancreatite por litíase. Fizemos colangioressonografia, confirmamos a obstrução, encaminhei para CPRE com esfinterotomia e extração do cálculo. A dor melhorou em 12 horas após a desobstrução. Se tivesse tratado apenas a pancreatite sem investigar a via biliar, o paciente teria tido uma recidiva em dias. Esse tipo de erro é comum. Você vê inflamação pancreática e para por aí. Os pontos importantes que precisam ficar claros antes de qualquer conduta envolvem anatomia funcional e interpretação de exames. A arterização do pâncreas provém de múltiplas fontes. A artéria pancreatoduodenal superior vem da artéria gastroduodenal, ramo do tronco celíaco. A artéria pancreatoduodenal inferior vem da artéria mesentérica superior. Isso explica por que isquemias isoladas são raras, mas também por que tumores na cabeça do pâncreas comprometem vascularizações de dois sistemas diferentes.
👉 Clique no botão abaixo para saber mais sobre o assunto!
Outro detalhe que pouca gente leva a sério é a fisiologia da secreção biliar. Os sais biliares são reciclados pelo mecanismo de reabsorção íleo-terminal e recaptação hepática, o chamado circulação entero-hepática. Cerca de 95% dos sais biliares são reabsorvidos no íleo distal. Quando há reseção ileal extensa ou doença de Crohn que atinge essa porção, a circulação entero-hepática se rompe. O paciente perde sais biliares nas fezes. A bile não consegue formar micelas adequadas. O resultado é esteatorreia e deficiência de vitaminas lipossolúveis. A causa pode não estar no fígado nem na vesícula. Está no íleo. Em relação aos exames, a ultrassonografia de abdome superior é o primeiro passo para avaliar a vesícula e as vias biliares. Ela tem sensibilidade superior a 95% para cálculos vesiculares. Mas tem uma limitação prática importante: ela não visualiza bem o colédoco distal. Gases intestinais obscurecem a região. Nesse caso, a colangiorressonância ou a ecoendoscopia são alternativas muito mais confiáveis. Já a dosagem de lipase sérica continua sendo o padrão-ouro para diagnóstico de pancreatite aguda, pois é mais específica que a amilase. A amilase sobe rápido, mas cai rápido também. Em pancreatite crônica com exócrino comprometido, a amilase pode ser normal. A lipase tende a se manter elevada por mais tempo.
Um erro frequente que vejo em fóruns e até em consultas de emergência é tratar dor pós-colecistectomia automaticamente como dispepsia funcional. Cerca de 10 a 15% dos pacientes continuam com sintomas após a retirada da vesícula. Parte desses casos tem relação com retenção de cálculo no colédoco, estenose do esfíncter de Oddi ou síndrome do esfíncter de Oddi. A avaliação deve incluir dosagem de enzimas hepáticas, bilirrubinas e avaliação do colédoco por ressonância ou ecoendoscopia antes de qualquer indicação de antiespasmódicos sem investigação. Tratar o sintoma sem investigar a obstrução persistente é perder tempo e expor o paciente a procedimentos desnecessários. Em termos de manejo clínico, a pancreatite aguda leve tem conduta baseada em hidratação venosa agressiva com solução salina ou Ringer lactato, controle da dor com AINEs ou opioides conforme protocolo institucional e avanço dietético precoce assim que a dor permitir. A indicação de antibióticos profiláticos não está baseada em evidência para pancreatite aguda asséptica. Só se justifica em necrose infectada ou colangite associada. A nutrição enteral precoce preserva a barreira mucosa intestinal e reduz o risco de translocação bacteriana. Desn utrição hospitalar prolongada só piora o desfecho.
A colelitíase assintomática geralmente não requer intervenção cirúrgica. O risco de desenvolvimento de sintomas é de cerca de 1 a 2% ao ano. Mas existem grupos de maior risco que merecem atenção diferente. Pacientes com pólipos vesiculares acima de 10 mm, calcificação da vesícula biliar (vesícula em porcelana), diabetes com colecistectomia prévia a transplant e anomalias congênitas dos tratos biliares têm indicação mais clara de cirurgia. A escolha do momento cirúrgico depende do perfil do paciente e da disponibilidade de acompanhamento. Não existe protocolo único que sirva para todos. Os principais pontos que precisam ser lembrados ao lidar com esses órgãos giram em torno de três coisas. Primeiro, a via biliar e o pâncreas compartilham a parede do duodeno e o esfíncter de Oddi. Problemas em um afetam o outro. Segundo, a interpretação de exames deve considerar a fisiologia, não apenas os valores isolados. Uma bilirrubina diretamente elevada com fosfatase alcalina alta indica obstrução. Uma amilase normal não descarta pancreatite crônica avançada. Terceiro, o tratamento deve endereçar a causa e não apenas o sintoma isolado. Cálculo no colédoco exige remoção. Cálculo na vesícula sintomático exige colecistectomia. Pâncreas inflamado exige suporte e monitorização.
Se você está estudando para prova ou revisando condutas, o essencial é dominar a relação anatômica e fisiológica entre essas estruturas. A memória decoreba de funções isoladas não funciona na prática porque o sistema age como um todo integrado. O que diferencia um profissional experiente de um iniciante é justamente saber quando parar de olhar para o órgão inflamatório e começar a investigar o que está causando a inflamação.