Objetivos De Ler Contos No 3 Ano Do Fund 1 - Lendas, contos e fábulas para o 3 ano fundamental | atividades de ...
Lendas, contos e fábulas para o 3 ano fundamental | atividades de ...

O que esperar de ler contos com crianças de oito anos

O terceiro ano do ensino fundamental marca um ponto de virada na alfabetização. As crianças já decoderam o básico, mas ainda precisam desenvolver fluência e capacidade de interpretar textos mais longos. Contos curtos entram nesse momento porque oferecem estrutura narrativa completa sem sobrecarregar o leitor iniciante. Texto com começo, meio e fim, personagens identificáveis e uma linguagem que não exige vocabulário muito técnico. Os objetivos principais giram em torno de três eixos. O primeiro é a ampliação do repertório de leitura. O segundo é a compreensão textual, ou seja, saber responder ao que leu de forma coerente. O terceiro é a produção textual, onde a criança tenta recriar uma narrativa própria inspirada no que leu. Nada disso é novo na literatura pedagógica, mas a prática de sala de aula mostra que existe um abismo entre o que está no projeto político-pedagógico e o que realmente acontece quando você coloca um conto na mão de um aluno que ainda soletra palavras com três sílabas.

Quais são os objetivos de ler contos no 3 ano do fund 1 na prática

Dentro da BNCC, que é a referência obrigatória, os descritores que se aplicam especificamente a essa etapa envolvem localizar informações explícitas, inferir o sentido de palavras e expressões, identificar o tema de um texto e diferenciar fato de opinião. Ler contos permite trabalhar todos esses pontos de forma integrada. Uma menina de oito anos consegue encontrar o nome do personagem principal num parágrafo. Outro menino consegue explicar por que o personagem tomou determinada decisão. Isso é inferência. É o mesmo conceito chamado de "reading comprehension" nos estudos de literatura infantil, só que aqui estamos falando de uma criança brasileira que ainda está construindo o vínculo com o livro como objeto de prazer e não apenas como ferramenta de avaliação. O que os materiais didáticos muitas vezes não mostram é que esse processo é desigual. Um aluno que já ouvia histórias em casa desde pequeno vai avançar muito mais rápido do que aquele cuja primeira experiência com livros impressos foi exatamente no primeiro ano do ensino fundamental. A diferença não se resolve só com mais exercícios. Ela se resolve com exposição repetida e progressiva a textos de complexidade gradual.

Como estruturar uma sequência de leitura de contos

O formato que funciona na maioria das salas que acompanho segue três momentos. Antes da leitura, o professor apresenta o texto de forma contextualizada. Mostra a capa, conversa sobre o que se espera que seja a história, ativa conhecimentos prévios. Depois da leitura, viene a roda de conversa onde os alunos falam sobre o que entenderam. E por fim, atividades de fixação que podem ser produções escritas curtas, desenhos com legendas, ou até encenações. Esse último ponto é importante porque muitos alunos demonstram compreensão que não conseguem expressar pela escrita ainda. Um detalhe que pouca gente mencionam: o tempo de leitura em voz alta pelo professor deve ser distribuído em sessões de aproximadamente quinze a vinte minutos. Crianças nessa faixa etária conseguem manter o foco por esse período se o texto for bem escolhido. Textos com frases longas, muitas personagens e descrições extensas são péssimos para essa faixa. Eu já vi professores tentarem ler "O Sapo Nonato" inteiro em uma única aula e os alunos começarem a prestar atenção nos quadros da lousa em vez de na história. Dividi em duas sessões resolveu. Metade do texto na segunda aula, metade na primeira. Simples.

👉 Clique no botão abaixo para saber mais sobre o assunto!

Problemas reais que aparecem e como contornar

O maior obstáculo que encontro com frequência é a seleção dos textos. Muitos contos tradicionais usados nas escolas têm linguagem muito marcada por uma época que não faz mais sentido. Expressões como "vovó", "avô", estruturas de fala muito formais ou temas que não ressoam com a realidade das crianças hoje acabam gerando desengajamento rápido. A alternativa que uso é misturar contos tradicionais com adaptações contemporâneas e, sempre que possível, incluir autores brasileiros como Monteiro Lobato, Clara Imoli, ou mesmo contos de cordel adaptados para o nível de leitura do terceiro ano. Outro problema específico que enfrentei recentemente envolveu um aluno que conseguia ler o texto fluentemente mas não respondia às perguntas de interpretação. Descobri que o problema não era falta de compreensão, mas dificuldade em lidar com o formato de pergunta escrito. Ele entendia a história quando eu lia em voz alta e conversávamos, mas travava ao ver questões fechadas com alternativas. A solução foi começar com perguntas orais, depois transcrever as respostas juntos, e só então introduzir questões escritas individualmente. Levei cerca de seis semanas para ele conseguir responder sozinho sem ansiedade. Não é um caso raro, mas os manuais didáticos raramente tratam disso.

Pegadinhas e o que não funciona

Existem algumas armadilhas comuns que valem a pena listar. A primeira é a crença de que quantidade resolve. Dar dez contos para ler em uma semana sem trabalhar a interpretação profundamente não faz diferença real para a fluência ou compreensão. O que funciona é trabalhar cinco contos com profundidade, voltando a cada um em momentos diferentes da sequência didática. A segunda armadilha é cobrar produção textual idêntica à lida. Esperar que uma criança de oito anos reescreva um conto mantendo a mesma estrutura narrativa, o mesmo ritmo e as mesmas características linguísticas é pedir algo que está acima da capacidade dela nessa etapa. O mais produtivo é pedir que ela reescreva a história mudando um elemento: o personagem principal, o cenário, o final. Isso já exige transferência de conhecimento e criatividade sem ser injusto.

A terceira, e talvez a mais importante, é ignorar o aspecto afetivo da leitura. Contos são, antes de tudo, histórias. Se a criança não sentir interesse, nenhum objetivo pedagógico será atingido. Li em um estudo da Universidade de São Paulo que crianças que tinham acesso livre a livros em casa, mesmo que não fossem obrigadas a ler, desenvolvinham vocabulário significativamente maior do que aquelas que só liam quando pedido. O que isso significa na prática é que reservar dez minutos no início de cada aula apenas para leitura livre, sem cobrança, produz resultados que se refletem nas avaliações formais semanas depois.

Recursos e onde encontrar materiais adequados

Para quem precisa de contos adaptados para essa faixa etária, os sites do Ministério da Educação e da Fundação Victor Civita oferecem acervos gratuitos. O Programa Nacional Biblioteca da Escola também disponibiliza listas de títulos recomendados para o terceiro ano. Livros como "Contos de Ensinar a Estar Sozinho" de Eva Furnari, "Ubirajara" de José de Almeida Barros, e coletâneas do projeto "Vamos Ler Contos" da Editora Ática funcionam bem como ponto de partida. O que eu recomendo mesmo, além desses materiais, é construir seu próprio banco de contos ao longo do tempo. Anotar quais textos cada turma respondeu bem, quais geraram mais discussão, quais fizeram os alunos mais tímidos se fecharem. Isso cria um material próprio que é muito mais útil do que qualquer livro didático genérico. Leva anos para montar, mas compensa.