Primeira pessoa na escrita e na fala
A primeira pessoa é o modo como alguém se refere a si mesmo ao falar ou escrever. Em português, os pronomes pessoais do caso reto marcam essa divisão: eu, nós, tu, vós. Quando você diz "eu fiz", "nós vamos", está usando a primeira pessoa. Parece óbvio, mas a bagunça começa quando se tenta aplicar isso em textos formais, redações e comunicações profissionais. O que é primeira pessoa? É basicamente o ponto de vista do falante sobre o próprio discurso. O sujeito que narra, que age, que pensa. Na prática, isso envolve concordância verbal, uso correto dos pronomes e uma decisão constante sobre se você está falando de si sozinho ou de um grupo do qual faz parte.
Como funciona na hora de escrever
A primeira pessoa singular (eu) é a mais comum em textos informais, diários, emails pessoais e discursos. A primeira pessoa do plural (nós) aparece em comunicados institucionais, artigos de pesquisa com múltiplos autores, cartas de apresentação de equipes. O problema real que todo mundo encontra é a ambiguidade do nós. Quando uma empresa escreve "nós agradecemos", pode significar que a pessoa que está falando representa um grupo maior, ou pode ser um nós elitista que não inclui o leitor de forma alguma. Eu já passei por isso em relatórios técnicos. Certa vez, escrevi "nós concluímos que os dados estão inconsistentes" e o destinatário respondeu perguntando quem era "nós". Ele achava que eu estava atribuindo a conclusão a todo o departamento quando na verdade era só minha leitura pessoal. A solução foi simples: passar a usar "concluí" quando a análise era individual, e reservar "nós concluímos" apenas para decisões tomadas em conjunto com colegas. Isso elimina meio problema de mal-entendido em documentos corporativos.
A concordância verbal com a primeira pessoa também trapaceia quem não presta atenção nos detalhes. "Eu e ele vamos" está errado. O certo é "ele e eu vamos". O erro é psicológico: as pessoas acham que colocar o outro primeiro é mais educado, mas gramaticalmente o sujeito composto pede o verbo no plural e a ordem dos pronomes não muda a conjugação. Isso é algo que revisores sempre pegam em manuscritos, e é uma das primeiras coisas que marcam texto amador.
👉 Clique no botão abaixo para saber mais sobre o assunto!
Vícios comuns que ninguém avisa
Um erro frequente é o uso indiscriminado de "nós outros". Grammática normativa não reconhece essa forma. O correto é simplesmente "nós". Já vi "nós outros" em edital de concurso, carta comercial e até em documento jurídico. Soa redundante e revela que quem escreveu não tem domínio da norma culta, mesmo que saiba o conceito básico. Outra armadilha é confundir a primeira pessoa com a terceira em textos que exigem objatividade. Redações acadêmicas costumam proibir o "eu acho" e o "na minha opinião". A alternativa não é simplesmente deletar o pronome e torcer para dar certo. O jeito certo é transformar a afirmação em algo suportado por evidência: "os dados indicam que" ou "evidencia-se que". Isso mantém a formalidade sem soar artificial.
O vício do "eu particularmente" também merece atenção. Adicionar particularmente após eu não fortalece o argumento. Pelo contrário, soa como se quem escreve estivesse se protegendo antes de ser questionado. Se a opinião é sua, use "considero que". Se não é sua, cite a fonte. Não há meio-termo que justifique o particularmente.
Quando a primeira pessoa não funciona
Não existe regra absoluta, mas há cenários onde a primeira pessoa prejudica a credibilidade. Manuais técnicos, procedimentos operacionais e normas regulatórias funcionam pior quando escritos na primeira pessoa porque criam a impressão de que o conteúdo depende da opinião de alguém específico. Esses documentos precisam de voz impessoal ou de terceira pessoa para transmitirem autoridade. Um manual de segurança escrito como "eu recomendo que você use EPI" perde peso comparado a "é obrigatório o uso de EPI". A diferença não é estética, é funcional. Em testes de proficiência em português, candidatos frequentemente erram na distinção entre o eu enfático e o eu narrativo. O eu enfático aparece em frases como "Fui eu que fiz" e serve para destacar responsabilidade. O eu narrativo é o que sustenta um relato contínuo. Misturar os dois no mesmo parágrafo gera confusão de tempo verbal e desequilíbrio na Progressão temática do texto. Isso rende ponto negativo em qualquer correção séria.
A minha recomendação prática é esta: antes de escrever qualquer coisa na primeira pessoa, pergunte se o leitor realmente precisa saber que foi você quem fez aquilo. Se a resposta for não, reescreva na terceira ou na voz passiva. Se a resposta for sim, use o eu com precisão cirúrgica e evite filler words que só preenchem espaço sem adicionar informação.