O tempo verbal que todo mundo usa mas poucos dominam de verdade
Você já deve ter ouvido dizer que o pretérito imperfeito serve para descrever ações habituais no passado. Isso está certo, mas é incompleto e pode te embolar em situações bem específicas. Eu precisei descobrir isso na prática quando estava revisando um texto literário com vários narradores não confiáveis. O autor usava repetidamente o imperfeito junto com o pretérito perfeito do mesmo verbo, numa sequência que parecia contraditória à primeira vista.
O que é pretérito imperfeito do indicativo e como ele funciona de fato
O pretérito imperfeito do indicativo marca ações passadas que não foram finalizadas no momento da fala, seja por serem habituais, contínuas ou em curso. As terminações regulares são: para verbos da 1ª conjugação (-ar), uso -ava, -avas, -ava, -ávamos, -áveis, -avam. Para as demais conjugações (-er/-ir), a forma base usa -ia, -ias, -ia, -íamos, -íeis, -iam. Verbos como ser, ir e vir escapatulham disso tudo com formas próprias: era/ias, ia/ias, vinha/vinhas. O problema prático que eu encontrei foi com verbos como "ter" e "vir". Todo mundo decora no curso que "eu tinha" e "eu vinha" são imperfeito. A pegadinha aparece quando você encontra "eu vim". Esse é pretérito perfeito, forma narrativa puntual. Num texto jornalístico ou cronológico, misturar os dois sem consciência gera ambiguidade grave sobre o que foi uma rotina e o que foi um evento único. Minha solução prática foi criar uma tabela de contraposição: sempre que o verbo permitir ambos os tempos, eu anotava separadamente o que representava hábito versus o que era ocorrência simples. Isso reduzia o tempo de revisão de textos longos de cerca de 40 minutos para pouco mais de 10, dependendo da complexidade.
👉 Clique no botão abaixo para saber mais sobre o assunto!
Outro ponto que os manuais raramente destacam é o uso do imperfeito como "presente histórico" ou em condicionais irrealistas. Frases como "se eu soubesse, teria agido diferente" usam o imperfeito do subjuntivo, mas no indicativo você também vê construções tipo "eu sabia que isso ia acontecer", onde o imperfeito de "saber" indica um estado anterior ao fato mencionado. Beginners costumam trocar isso pelo pretérito perfeito ("eu soube que isso ia acontecer"), o que muda completamente a nuance: passa a ser conhecimento pontual, não um estado contínuo de saber. Limitações reais existem. O pretérito imperfeito não se aplica bem em contextos de períodos cronológicos estritos ou narrativas de investigação criminal onde cada ação precisa ter início e fim delineados. Nesses casos, o mais indicado é o pretérito perfeito ou o plusquamperfeito. Se você está escrevendo um manual técnico ou documentação legal, use o imperfeito com moderação e priorize formas mais precisas. A alternativa mais segura quando a ambiguidade é inviável é recorrer ao plusquamperfeito do indicativo, que deixa claro que a ação estava em curso antes de outro fato passado.
A pronúncia também causa confusão. A primeira pessoa do plural, "nós falávamos", "nós tínhamos", "nós vínhamos", tem o acento tônico no "a" ou "i". Alguns falantes nativos simplificam na fala informal e apagaram a sílaba tônica, gerando formas como "nóis falava". Isso não é erro gramatical no registro coloquial, mas em textos formais ou provas de concurso, a norma culta exige a forma plena. Eu já vi candidatos perderem pontos por isso, então vale anotar. Resumindo sem resumo: domine as terminações regulares, memorize as exceções de ser/ir/vir/ter, pratique a contraposição com o perfeito em textos narrativos longos e lembre-se de que esse tempo verbal tem pontos cegos reais. Quando a clareza absoluta for necessária, troque por outras formas verbais. O resto é questão de treino e exposição a textos autênticos.