Melhores Poemas Fernando Pessoa - Os Melhores Poemas de Fernando Pessoa - Teresa Rita Lopes | Shopee Brasil
Os Melhores Poemas de Fernando Pessoa - Teresa Rita Lopes | Shopee Brasil

Guia prático para começar a ler Fernando Pessoa

Fernando Pessoa escreveu mais do que uma pessoa consegue terminar em uma vida inteira. Ele criava poemas sob nomes diferentes, cada um com seu próprio estilo, suas próprias obsessions, e às vezes até suas próprias regras métricas. Se você está procurando pelos melhores poemas fernando pessoa para entrar no mundo dele sem se perder, aqui vai um caminho que funciona na prática.

O primeiro erro que as pessoas cometem é abrir o "Livro do Desasocego" esperando encontrar poesia linear. Esse livro não é um livro de poemas. É um caderno de anotações fragmentadas que Alfredo Bosi compilou depois da morte do autor, e a maior parte do material nem era poema — era pensamento em andamento, rascunho filosófico, observação solta. Comece pelos poemas de Alberto Caeiro. Especificamente "O Pastor", que abre com aquele verso direto "Não tenho nenhum moralismo dentro de mim", e siga com "Autopsicografia". Caeiro era o heterônimo mais simples, ou pelo menos fingia ser. A simplicidade dele é construída com cuidado, não é ingenuidade. Depois migre para Álvaro de Campos. A versão mais completa do poema "Tabacaria" existe em três states diferentes: o original de 1928, a versão revista de 1932, e uma terceira reconstrução feita por Richard Zenith. Eu já perdi meia hora tentando entender qual versão era a "verdadeira" antes de perceber que nenhuma delas é definitiva. O que faz sentido é ler as três juntas. A diferença entre elas mostra como Pessoa mudava um único verso e transformava completamente o tom do poema inteiro. Em "Tabacaria" a mudança mais importante está no verso final: na versão mais longa ele diz "Sou nada. Conheço muitos casos." Na mais curta, ele corta tudo e deixa só "É o sol novo que raiamos. Sou o mar novo que esperamos." Duas versões. Dois Campos completamente diferentes.

Os melhores poemas fernando pessoa para começar hoje

Alberto Caeiro — "O Guardador de Reedores", "Autopsicografia", "Não tenho nenhum moralismo dentro de mim", "Ultimatum", "Porque é que não vejo as flores como cores?" Álvaro de Campos — "Tabacaria" (leia todas as três versões), "Ode Marítima", "Ode Triunfal", "Navio", "Sonhar — lição de inglês"

Richard Reis — "Ode Triunfal" (a versão de Reis, não a de Campos), "Ode Sórdida", "Ep", "Ózio" Pessoa ortônimo — "Mar Português", "O Quatreno de Khayyám" (tradução + comentário), "Cogitação III", "Autopsicografia" (a versão de Pessoa mesmo, não a de Caeiro)

👉 Clique no botão abaixo para saber mais sobre o assunto!

Bernardo Soares — "Livro do Desasocego" apenas nos trechos que funcionam como prosa-poema. O resto é filosofia de bancada de café. Aqui vai algo que quase todo mundo ignora: os heterônimos não são máscaras literárias. Pessoa dizia que ele era cada um deles enquanto escrevia. Isso não é uma metáfora poética. É um procedimento real de escrita. Quando eu li pela primeira vez que Caeiro e Campos se "conheciam" nos poemas, achei que era um jogo intelectual. Não era. Cada um tinha ritmo, vocabulário, e até preferência métrica diferente. Caeiro escrevia em versos brancos quase sempre. Campos usava versos livres com explosões de hipérbole. Reis seguia formas clássicas com rigor neoclássico. Tentar ler todos juntos como se fossem a mesma voz é o jeito mais rápido de não entender nada.

Outra coisa que ninguém ensina: Autopsicografia existe em duas versões distintas e são poemas diferentes. A versão do ortônimo diz "O poeta é um fingidor. Finge tão completamente / Que chega a fingir que é dor / A dor que deveras sente." A versão atribuída a Caeiro começa igual mas termina de forma oposta — ela nega a fingição e defende a expressão pura. Muitas antologias colocam as duas lado a lado sem explicar. Você pode acabar achando que Pessoa se contradiz, quando na verdade são dois heterônimos discutindo entre si. Sobre edições: a da Assírio & Alves (coleção "Obra Poética") é a mais acessível e bem revisada para leitores começando. A da Companhia das Letras com tradução e notas de Richard Zenith é mais completa mas mais cara. A da INCM (Imprensa Nacional Casa da Moeda) tem as edições críticas completas com todas as variantes textuais — é a referência acadêmica, mas vai te enterrar em notas de rodapé se você não tiver paciência. Para quem quer apenas ler, a Assírio & Alves resolve. Para quem quer estudar, a INCM é obrigatória.

O que não funciona bem: Mensagem. Todo mundo fala que é a obra-prima de Pessoa, mas é um livro longo, programático, e com muitos trechos que funcionam como ensaio em verso. Só funciona se você estiver interessado na dimensão profética e mística de Pessoa. Para poesia pura, não é o melhor ponto de entrada. Poesia Surrealista dos anos 1920 também não costuma agradar — são exercícios formais interessantes mas sem a força dos heterônimos. E os poemas de Ricardo Reis exigem que você leia com calma. Eles são bonitos mas frios, e a beleza deles está nas imagens precisas, não na emoção. Se você está buscando sentimento, Reis não é o caminho. Uma limitação que precisa ser dita honestamente: não existe uma edição definitiva dos poemas de Pessoa. Tudo o que existe são reconstruções feitas por editores que tentaram organizar cadernos espalhados, folhas soltas, e rascunhos com múltiplas versões. Isso significa que qualquer poema que você ler pode ter sido organizado de forma diferente por outro editor. O poema "Seja eu enfim olvidado" tem pelo menos quatro versões conhecidas com títulos e estruturas diferentes. Ninguém sabe qual era a intenção final de Pessoa, e provavelmente ele próprio não sabia quando morreu.

Se você quer uma recomendação concreta de como proceder: compre a coleção da Assírio & Alves, leia Caeiro primeiro (comece por "O Pastor"), depois Campos ("Tabacaria" em todas as versões), depois Reis (um poema por dia, ele pede ritmo lento), e só então olhe para o ortônimo e para Bernardo Soares. Isso já te dá uma noção real do que há de melhor na obra. O resto é estudo.