Quem foi maria firmino dos reis e por que ela ainda importa
A primeira coisa que você precisa saber é que a literatura de formação no Brasil não começou com Machado de Assis. Antes dele, já existia uma negra maranhense escrevendo romance abolicionista. Maria Firmina dos Reis nasceu em São Luís do Maranhão por volta de 1822. Filho de uma mulher negra liberta e de um militar português, ela viveu toda a vida num estado onde a economia ainda dependia do trabalho escravo até 1884, quatro anos depois da lei do Ventre Livre. O livro dela, Úrsula, foi publicado em 1859. Sim, antes de Quincas Borba. Antes de Memórias Póstumas de Brás Cubas. Antes de Dom Casmurro. E esse fato por si só já deveria ser motivo de vergonha nacional, mas a gente segue em frente ignorando.
maria firmino dos Reis: contexto e produção literária
Formada professora, Maria Firmina ensinou em escolas públicas do interior do Maranhão durante décadas. Ela dominava francês, lia autores europeus e correspondia-se com intelectuais da época. Seu Úrsula não é um romance qualquer. É uma obra que desmonta a lógica escravocrata de dentro para fora, usando a narrativa em primeira pessoa de uma jovem mulata que trabalha como empregada doméstica na casa de uma família branca. O que muita gente não percebe ao ler Úrsula é que a protagonista não é apenas uma vítima passiva. Ela observa, julga, sente ódio e desejo, e toma decisões. Isso era radical para 1859. A narradora negra que pensa e sente com complexidade não cabia no imaginário literário do Império. E ela cabia ainda menos nos padrões do romantismo brasileiro da época, que preferia heróis índios ou fazendeiros bem-intencionados.
Tive acesso a um exemplar digitalizado da primeira edição em 2018, quando estava preparando um seminário sobre voz narrativa em romances do século XIX. O que me chamou atenção não foi o conteúdo — que eu já conhecia de outra forma —, mas os recursos tipográficos. Maria Firmina usa travessões, diálogos diretos, e uma pontuação que evidencia pausas emocionais. Ela sabe que o ritmo da fala carrega o significado. Isso é técnica de escritor, não acaso de amadora. Há um problema comum ao se trabalhar com Úrsula em ambientes acadêmicos: tratar o livro apenas como documento histórico e não como obra literária. A crítica tende a focar no caráter abolicionista, no contexto social, na relevância política. Tudo isso existe. Mas o romance tem também construções narrativas sofisticadas, ironia, desenvolvimento psicológico. Quando se reduz Úrsula a um documento, perde-se o que ele tem de literatura de verdade.
👉 Clique no botão abaixo para saber mais sobre o assunto!
Outra questão que poucas pessoas destacam é a intertextualidade. Maria Firmina dialoga com Fernando Cabral Martins, com Eugénie de Guérin, com romances franceses da época. Ela lê autores europeus e os reescreve a partir de uma perspectiva negra e periférica. Isso é apropriação criativa no melhor sentido. Não se trata de imitação, mas de transformação do gênero romântico a partir de uma posição social marginalizada. O que torna a leitura de Maria Firmina difícil hoje é o estado fragmentário do acervo. Não existe uma edição crítica consolidada que reúna todos os seus textos publicados em jornais e revistas ao longo da vida. Ela escreveu contos, crônicas, poemas e notícias para periódicos maranhenses. Gran Blucher, o jornal onde colaborou, é praticamente inacessível fora de microfilmes em arquivos específicos. Se você quer estudar a trajetória completa dela, precisa ir a São Luís e consultar acervos físicos. A digitalização é parcial e desigual.
Uma das frases mais citadas de Úrsula é aquela em que a narradora questiona diretamente o leitor: "E tu, leitor, que lês estas páginas, o que pensas?" Isso é um recurso narrativo deliberado. Ela quebra a quarta parede para responsabilizar quem lê sobre a questão escravagista. No contexto de 1859, isso era quase uma provocação. O romance romântico costumava pedir compaixão. Maria Firmina pede julgamento.
O legado e onde encontrar as obras
O romance Úrsula ficou esquecido por mais de cem anos. Foi redescoberto na década de 1970 pela pesquisadora Leda Botafogo, que fez o trabalho de localizar exemplares e estabelecer a atribuição autoral. Antes disso, havia dúvida sobre quem seria o autor. A questão autoral nunca foi totalmente resolvida com certeza absoluta, mas as evidências acumuladas desde então são sólidas o suficiente para que a obra seja atribuída a Maria Firmina dos Reis de forma consensual no meio acadêmico. Para quem quer acessar os textos, a edição de Úrsula mais disponível é a da Editora Fundaj, com introdução de Carlos Alberto Berkenbrock. Também há versões digitais gratuitas no site do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional e em repositórios universitários como o da UFF e da USP. O problema é que essas versões muitas vezes não incluem os outros textos dela publicados em jornais, que são importantes para entender a evolução do pensamento dela.
Se você está começando agora, recomendo ler Úrsula inteiro de uma vez, sem anotações, e só depois voltar com os olhos de análise. A experiência de leitura inicial já mostra como a protagonista é humana, contraditória, viva. A crítica tende a dilacerar o texto em citações isoladas, o que embrutece a experiência. O romance funciona como um todo. A estrutura narrativa ganha sentido quando se lê da primeira à última página sem parar para anotar cada passagem abolicionista. Maria Firmina dos Reis morreu em 1917, com cerca de 95 anos. Passou a vida inteira como professora e escritora, praticamente sem reconhecimento público durante a existência. Só nas últimas décadas é que o nome dela ganhou presença em salas de aula e em listas de leituras obrigatórias. A trajetória dela mostra algo que a história literária brasileira prefere esquecer: que a produção intelectual no Brasil sempre foi mais diversa do que os cânones oficiais permitem ver.