Por que ainda gente tenta ler Memórias Póstumas sem entender a estrutura narrativa
A primeira coisa que todo mundo pega errado quando vai leer este livro é tentar acompanhá-lo como um romance realista do século XIX. Não funciona. O narrador não é Brás Cubas o personagem vivendo; é o Brás Cubas morto revisando a própria vida com um tom que oscila entre o cínico, o melancólico e o completamente irrelevante. Eu já vi gente abandonar no capítulo 15 porque sentia que a narrativa estava "vagando". Isso não é um defeito, é o método. O que faz o livro funcionar na prática é entender que Machado constrói uma antinarrativa. Em vez de seguir uma linha causal, ele dá saltos temporais, abandona tramas, faz digressões filosóficas de três páginas sobre coisas que nunca mais aparecem. Li pela primeira vez aos dezoito anos e quase fechei no capítulo do vermiço. Anos depois, relendo com calma, percebi que aquele vermiço é a chave estrutural de tudo: é a materialização do desprezo do narrador pela própria existência dele.
machado de assis memórias póstumas de brás cubas
A obra completa foi publicada em 1881, tem 138 capítulos curtos e cerca de 250 páginas em edições padrão. O narrador morre nas primeiras linhas e passa o resto do livro falando como se já estivesse do outro lado. A famosa dedicatória "Aos vermes que primeiro roeram a fria carne deste cadáver" não é ornamentação. É o contrato leitor-narrador. O recurso mais subestimado do livro é o que os estudiosos chamam de narração diassética — um narrador que se contradiz explicitamente, abandona digressões no meio, inventa capítulos que nunca escreveu, confunde datas e personagens. Quando Brás Cubas diz que vai contar a história da sua vida mas depois gasta quatro páginas pensando em porquês irrelevantes, isso é funcional. Machado está mostrando que a memória não é linear e que a existência humana raramente faz o sentido que atribuimos a ela quando estamos vivos.
Um detalhe prático que pouca gente percebe: a divisão em capítulos curtos não é aleatória. Cada capítulo funciona como um microensaio temático. O capítulo 48, por exemplo, é apenas uma análise do amor como doença. O capítulo 60 é uma digressão sobre a diferença entre a tragédia e o ridículo. São blocos autônomos que se conectam por tons, não por enredo. Se você tentar traçar uma trama convencional, vai se frustrar. A "trama" real é a evolução do cinismo do narrador em relação à própria vida. AQUI ESTÁ O PROBLEMA QUE NINGUÉM MENCIONA EM GUIAS DE LEITURA: a edição. Existem dezenas de versões no Brasil, desde as baratas da Penguin-Companhia até as críticas da UFMG e da Editora 34. Eu já comprei três edições diferentes por engano porque não prestei atenção na crítica textual. A edição da Companhia das Letras, organizada por Luiz Costa Lima, é sólida para leitura geral. A da UFMG tem notas muito mais densas mas o papel é ruim e a diagramação cansa. A da Editora 34, com prefácio de José Saramago, é bonita mas as notas são escassas. Se você quer anotar enquanto lê, pegue a da UFMG. Se quer apenas ler, a das Letras resolve.
👉 Clique no botão abaixo para saber mais sobre o assunto!
O que me leva a um ponto que parece óbvio mas muitos ignoram: o livro não tem spoilers porque o narrador já conta a morte dele na primeira frase. A tensão não está no que acontece, mas em como ele justifica o que aconteceu. Brás Cubas não é um herói, não é um vilão, é um flâneur da própria biografia usando os recursos da nova escola psicológica que Machado praticamente inventou aqui. A técnica do monólogo interior chega décadas antes de Joyce ou Woolf, mas disfarçada de frivolidade. Uma pegadinha comum de quem rele o livro pela primeira vez é achar que Virgília é a protagonista feminina. Ela não é. Prudência, a esposa, é quem sustenta a estrutura moral da narrativa mesmo sendo tratada com indiferença pelo narrador. O tratamento que Brás Cubas dá a ela — reduzi-la a "a santa" — é parte da crítica de Machado às estruturas conjugais da elite carioca do Segundo Reinado. Ignorar essa camada transforma a leitura em uma história de adultério com digressões filosóficas, o que é reduzir algo muito mais denso a entretenimento de fachada.
Se você for apresentar ou discutir o livro em algum contexto acadêmico ou literário, evite ficar na superfície do cynismo. O cinismo de Brás Cubas é ferramenta, não filosofia de vida. Machado usa a ironia para expor a vacuidade das ambicoões da burguesia escravocrata do Rio de Janeiro oitocentista. O Capítulo 130, aquele em que Brás Cubas propõe uma teoria das oscilações humanas, não é um exercício de arrogância narrativa. É o momento em que o livro se autoconscientiza completamente e vira um tratado sobre como a vida perde o sentido quando vista de fora. NÃO TEM TRUQUE MÁGICO PARA FACILITAR A LEITURA. O livro exige que você aceite perder o fio da meada. O que funciona na prática é parar de esperar coherence narrativa e começar a ler cada capítulo como um ensaio autônomo dentro de um todo maior. Você pode pular digressões sem perder o fio principal porque não há um fio principal. A sensação de tédio que o livro provoca em certos trechos é intencional. Machado quer que você sinta o peso da existência banal que Brás Cubas passou a vida inteira ignorando.
Eu recomendaria ler os primeiros cinquenta capítulos com atenção máxima e os restantes mais solto. Há um declínio perceptível no ritmo a partir do capítulo 80, e alguns estudiosos já apontaram que Machado perdeu o controle parcial da estrutura na segunda metade. Isso não invalida o livro, mas ajuda a gerenciar a energia de leitura. O ápice narrativo fica entre os capítulos 60 e 75, onde a tensão entre Virgília e Cubas atinge seu ponto máximo antes de se dissolver em digressões. A obra está em domínio público no Brasil e pode ser encontrada gratuitamente em qualquer repositório como o Project Gutenberg ou a Biblioteca Nacional Digital. Não precisa comprar nada para começar, mas se gostar e quiser notas de rodapé úteis, invista numa edição crítica. O esforço compensa porque é um dos livros mais revisitáveis da literatura em português — quanto mais você lê, mais percebe que cada digressão aparentemente inútil tinha um propósito que só aparece na terceira ou quarta releitura.