Grande Sertão Veredas Personagens - Grande Sertão: Veredas | Grande Sertão: Veredas | memoriaglobo
Grande Sertão: Veredas | Grande Sertão: Veredas | memoriaglobo

Os personagens de Grande Sertão: Veredas

Guimarães Rosa não escreveu um romance tradicional. Ele escreveu uma conversa. O livro inteiro é o Riobaldo, já velho, sentado na mesa do Hotel Copacabã Palace em 1958, narrando sua vida no sertão para o diabo que ele chama de amigo. Essa estrutura condiciona tudo. Os personagens existem dentro desse fluxo de memória, e muitas vezes eles aparecem e desaparecem sem aviso, como fantasmas que Riobaldo precisa convencer de algo que talvez não esteja claro nem para ele.

grande sertão veredas personagens: uma leitura prática

Se você tá estudando o livro ou quer entender quem são as pessoas que cruzam a narrativa, aqui vai o que realmente importa. Não vou listar todos os personagens. Vou focar nos que sustentam a trama e nos que revelam como o livro funciona. Riobaldo é o narrador. Ele é o ex-capitão jagunço que liderou a jagunçada contra Hermógenes. Mas o Riobaldo do início do livro não é o mesmo Riobaldo do final. A narrativa avança no tempo enquanto ele conta. Ele está revisando, reinterpretando, às vezes contradizendo o que disse antes. Isso não é um defeito. É o ponto. Riobaldo se descobre enquanto fala. A identidade dele não é fixa, e isso vale pra vários outros personagens também.

Diadorim é provavelmente o personagem mais importante do livro e o mais mal compreendido pelos leitores que chegam pela primeira vez. Ela aparece como um jovem jagunço que se junta à jagunçada de Riobaldo. Diadorim é extremamente habilidoso com o laço e com a pistola. A narrativa constrói uma relação de cumplicidade profunda entre Riobaldo e Diadorim. Só no decorrer da história, quando Diadorim morre após ferimentos de guerra, é que se revela o segredo: Diadorim era mulher, a filha de Zé Bebelo, que havia se disfarçado de homem para buscar vingança pelo assassinato do pai. A revelação não é um plot twist para entretenimento. Ela redefine toda a leitura anterior do livro. Riobaldo carrega essa descoberta como uma ferida que nunca cicatriza. A questão sexual e identitária de Diadorim é o eixo central das reflexões de Riobaldo sobre o amor, a natureza humana e a impossibilidade de classificar as pessoas em caixinhas. Zé Bebelo é o pai de Diadorim. Ele aparece na narrativa como uma figura do passado, mas sua presença estrutura todo o motivo da vingança que leva Diadorim ao sertão. Bebelo era coronel, homem poderoso, e foi traído e assassinado por Hermógenes, o inimigo de Riobaldo. Sem a morte de Zé Bebelo não haveria jagunçada. O conflito central do livro nasce dessa vingança pessoal transformada em guerra.

Hermógenes é o antagonista principal. Ele é o homem que mandou matar Zé Bebelo. Ele representa a crueldade pura, o capricho maldoso sem propósito maior. Riobaldo admira alguns aspectos da inteligência militar de Hermógenes, mas não encontra nenhuma justificativa para a maldade dele. Isso é importante: Guimarães Rosa não faz de Hermógenes um vilão complexo ou simpatizante. Ele é o mal como fenômeno puro, e isso incomoda Riobaldo porque não permite que ele resolva a questão apenas através da violência bem aplicada. Mario-Vareca é o cunhado de Riobaldo. Casado com Margarida, irmã de Riobaldo. Ele tem um papel político e estrutural na trama. Mario-Vareca é o braço direito de Riobaldo, o executor prático, aquele que segue ordens sem questionar. Mas ele também carrega seu próprio drama. A relação dele com Margarida é tensa, marcada pela infidelidade e pela violência doméstica que Riobaldo testemunha e que o perturba profundamente. Vareca representa o lado mais sombrio da masculinidade sertaneja, aquilo que Riobaldo observa com horror sem conseguir intervir.

Agrião é um dos jagunços da comitiva. Ele é um personagem que existe muito mais pela linguagem quanto fala do que por ações concretas. Agrião é engraçado, tagarela, conta piadas e historias enquanto mata gente. Essa dualidade entre o cômico e o violento é típica de muitos personagens do livro. Guimarães Rosa mostra que o sertão não separa o ridículo do trágico. Eles coexistem na mesma cena. Odorico Pardo representa a ambição política e a promoção social. Ele começa como um simples jagunço e vai subindo na hierarquia. Sua trajetória ilustra como o sertão se transforma com o tempo. O poder tradicional das famílias coronéis vai cedendo lugar para novas formas de influência política. Odorico é pragmático, inteligente, e não tem as dúvidas existenciais que atormentam Riobaldo. Essa diferença entre os dois é um dos contrastes mais importantes do livro.

Marcolino e Tatarana são personagens secundários que aparecem em momentos específicos da narrativa. Eles representam a população sertaneja comum, aquelas pessoas que vivem à margem das guerras mas são arrastadas por elas. Marcolino é um retirante que Riobaldo ajuda em determinada passagem. Tatarana é um velho que conta histórias e lendas. Esses personagens servem para ampliar o panorama social do livro, mostrando que o sertão não é feito apenas de jagunços e coronéis. Um ponto que muita gente perde: os nomes dos personagens não são convencionais. Guimarães Rosa inventou nomes, distorceu línguas, criou neologismos. Riobaldo explica isso várias vezes. Ele diz que no sertão os nomes são como mapas: às vezes você lê o nome errado e cai no lugar errado. Isso é uma dica do autor sobre como ler o livro. Não tente encontrar correspondência com a realidade histórica em cada nome. O que importa é a função que o personagem desempenha na teia de relações que Riobaldo tece.

Outra coisa que preciso deixar clara porque vejo aluno cair nessa armadilha todo ano: não existe uma hierarquia fixa de personagens como num romance clàssico. A importância relativa de cada um muda conforme a narrativa avança. Um personagem que parece insignificante no capítulo três pode se tornar central no capítulo vinte. A própria estrutura fragmentada e associativa do livro faz com que a atenção do narrador oscile. Riobaldo se lembra de alguém num momento, abandona a lembrança por anos narrativos, e volta a falar dela décadas depois. Se você estiver tentando fazer um esquema linear de personagens importâncias, tá perdendo tempo. Eu tive um problema específico quando orientei um trabalho sobre os personagens do livro. O aluno havia feito uma análise comparando Riobaldo com o cavaleiro medieval que vai em missão. A analogia era bonita mas completamente equivoca. Riobaldo não tem nenhuma missão. Ele não está seguindo um código de honra externo. Ele está tentando entender a si mesmo. A diferença é fundamental. Eu mostrei para o aluno que bastava olhar para o fato de que Riobaldo passa a maior parte do livro contradizendo suas próprias afirmações anteriores. Um cavaleiro medieval não faria isso. O modelo estava errado desde a base. Trocamos a referência por uma análise focada na linguagem como instrumento de descoberta pessoal, e o trabalho melhorou drasticamente.

👉 Clique no botão abaixo para saber mais sobre o assunto!

O Mãozinha é outro personagem interessante. Ele é um jagunço com uma mão protética. Sua existência levanta questões sobre o corpo no sertão, sobre como a violência mutila e como as pessoas se adaptam. Mãozinha não tem profundidade psicológica, mas sua presença física é constante. Ele é um lembrete permanente de que a guerra não é heroica. É isso que Guimarães Rosa quer que você veja. Dom Casmurro de Memória de Narração não é um personagem mas vale a pena mencionar. A maneira como Riobaldo fala, a forma como ele constrói frases, como ele hesita, volta atrás, inventa palavras, isso é parte integrante da characterização de todos os personagens. Quando Riobaldo descreve Diadorim, por exemplo, a linguagem dele muda. Ele fica mais contido, mais preciso, quase clínico. Quando fala de Margarida, a linguagem fica áspera, cheia de julgamentos que ele imediatamente revoga. O estilo é o personagem.

Se você precisa de uma lista prática para consultas rápidas, aqui vão os principais agrupados por função narrativa: Protagonistas: Riobaldo, Diadorim, Hermógenes.

Família: Zé Bebelo, Mario-Vareca, Margarida. Jagunços da comitiva: Agrião, Mãozinha, Odorico Pardo, Marcolino, Tatarana, Carajázio, Beliquez, Xaveco, Lissôndora, Jacundá, Serrano, Beldoni, Capivi, Tatu-Bola, Pingo-Grande, entre outros dezenas de nomes que aparecem em momentos específicos.

Figuras do passado: Zé Bebelo (como memória), a mãe de Diadorim (quase invisível). As figuras demoníacas: o próprio diabo que Riobaldo chama de amigo, que aparece como presença implícita em toda a narrativa, não como personagem dramático mas como força que estructura o mundo do livro.

Há um erro comum ao estudar os personagens de Grande Sertão que eu vejo sempre. As pessoas tentam classificar cada personagem em bons e maus. Isso não funciona. Riobaldo é capaz de atos terríveis e ele sabe disso. Hermógenes é perverso mas ele não é um caricatura. Diadorim é heróica mas sua mentira inicial — o disfarce — levanta questões sobre autenticidade que o livro não resolve. Guimarães Rosa recusou essa moralidade binária. Se você impor categorias simplórias aos personagens, o livro vai parecer confuso. A confusão é intencional. É assim que o sertão funciona. Você não consegue dizer quem é bom e quem é mau porque as categorias não se aplicam. Outro detalhe prático: o livro tem mais de mil páginas. Os personagens aparecem de forma irregular. Alguns reaparecem depois de centenas de páginas. Outros somem e nunca mais voltam. Isso causa frustração em quem lê pela primeira vez. A solução é simples. Anote os nomes em um caderno. Quando um personagem reaparecer, releia as passagens anteriores. A memória do livro é deliberadamente seletiva. Riobaldo lembra de algumas coisas e esquece outras. O leitor deve acompanhar esse processo, não lutar contra ele.

Beliquez merece um parágrafo a mais porque ele ilustra bem como Guimarães Rosa usa os personagens menores. Beliquez é um jagunço que Riobaldo contrata. Ele é competente mas não tem personalidade própria. Serve como espelho para os outros personagens. Quando Beliquez fala algo, Riobaldo reage. A presença dele permite que Riobaldo se revele sem precisar ser o centro absoluto de cada cena. É uma técnica narrativa eficiente que poucos leitores notam. Ela funciona em escala menor com vários outros personagens secundários. Se você quer uma referência completa dos personagens, o melhor caminho é a edição da editorarecord ou da Companhia das Letras, que traz notas explicativas detalhadas. Edições mais baratas costumam pular essas notas. Vale o investimento adicional porque as notas esclarecem trechos que, sozinhos, parecem sem sentido. O idioma de Guimarães Rosa é deliberadamente difícil. Nomes inventados, gramática alterada, sintaxe quebra padrões. Isso exige esforço do leitor. Não adianta tentar acelerar. Leia devagar, reler trechos, anotar. O livro se revela em camadas. A primeira leitura nunca é suficiente.

Os personagens de Grande Sertão: Veredas não existem para serem resumidos em fichas técnicas. Eles existem para criar um mundo onde o diabo é amigo, onde a identidade é fluída, onde a violência é cotidiana e a linguagem é o único instrumento de compreensão. Se você ler buscando respostas claras, vai se frustrar. Se você aceitar a ambiguidade como parte estrutural do livro, os personagens ganham vida própria. Riobaldo continua falando depois que você fecha o livro. Isso é o que Guimarães Rosa queria.