Fotos De Gatos Do Mato - Gato-do-mato-pequeno - Fatos, dieta, habitat e fotos em Animalia.bio
Gato-do-mato-pequeno - Fatos, dieta, habitat e fotos em Animalia.bio

Gatos-do-mato: um guia prático para identificar e fotografar esses felinos brasileiros

A gente convive com eles todo dia. Sabe aquela silhueta que passa rápido na cerca do quintal ou aparece no telhado quando você tá acordado tarde? É provável que seja um gato-do-mato. O nome popular varia muito — tem quem chame de galego, buraqueiro, mangangá, gato-mourisco — mas a realidade é que o Brasil abriga algumas espécies diferentes de felinos silvestres de porte médio que a maioria das pessoas confunde com animais domésticos perdidos. Eu comecei a prestar atenção nisso há uns seis anos, quando instalei uma câmera de rastreamento na propriedade do meu avô, no interior de Minas Gerais. Nas primeiras imagens, achei que era um cachorro vadi. Depois vi a cauda, a postura, o jeito que ele se movia — era claramente um felino. Desde aí passei a registrar, estudar e, quando possível, fotografar esses animais. A questão é que a gente subestima muito a presença deles.

O que são as fotos de gatos do mato e por que elas importam

Sempre que alguém busca fotos de gatos do mato, geralmente tá procurando duas coisas: confirmar a espécie ou registrar um animal que apareceu no quintal. Isso é mais importante do que parece, porque a identificação errada leva a ações erradas. Já vi gente chamar o SAMU veterinário pra "resgatar" um gato-do-mato que só queria passar mesmo, sem intenção de morar ali. O animal acaba sendo transferido, estressado, e muitas vezes morre na cativeiro por problemas de adaptação alimentar. O gato-do-mato-de-colares (Leopardus tigrinus) é o mais comum nas regiões Sul e Sudeste. Ele tem esse padrão característico de listas verticais no corpo, com manchas maiores nas laterais e uma cauda bastante espessa com anéis escuros. O pêlo é grosso, acinzentado-amarelado, e ele mede entre 45 e 60 centímetros de corpo mais cabeça, com a cauda adicionando outros 30 centímetros. Peso: dois a quatro quilos, dependendo da estação.

Já o gato-mourisco (Leopardus geoffroyi) é menor, mais arredondado, com manchas em forma de rosácea — círculos com centro mais claro. Ele aparece mais no Sul, especialmente Rio Grande do Sul e Santa Catarina, mas tem registros em outras áreas. A confusão entre as duas espécies é constante, mesmo entre biólogos de plantão que não têm a espécie na rotina.

Como tirar boas fotos desses animais na prática

Aqui vai o que funciona e o que não funciona, baseado em milhares de tentativas fracassadas. Gato-do-mato não posa. Nunca posou e nunca vai posar. Ele aparece por três segundos e depois some. Então o equipamento precisa estar pronto antes dele entrar no quadro. Câmera: Qualquer réflex ou mirrorless com modo contínuo de disparo resolve. Não precisa de equipamento profissional — já tirei fotos aceitáveis com Canon T6 e até com um celular Samsung S21 em modo noturno, desde que a luz fosse suficiente. O segredo é o obturador: 1/500 de segundo no mínimo, senão a imagem fica borrada pelo movimento. Iso pode subir pra 3200 ou 6400 sem problema, porque o pós-processamento remove o ruído hoje em dia.

Lente: Zoom 70-200mm é o ideal. Mais longo que isso (300mm+) torna o foco lento e a foto escura em condições de luz baixa. Mais curto que 70mm te obriga a chegar perto demais — e o animal não vai gostar disso. Iluminação: A grande maioria das avistagens acontece entre 18h e 6h da manhã. Luz natural quase sempre será insuficiente para fotos bonitas. Aqui entra o pulo do gato: use luz contínua de baixa potência, tipo uma fita LED com temperatura de cor quente (3000K), posicionada fora do campo de visão do animal. Eu testei com um Ring Light antigo desligado e um LED de 5W disfarçado entre os arbustos. O resultado foram fotos com o pelagem iluminada de forma natural, sem o efeito de brilho excessivo que flash direto causa.

Paciência: O tempo médio de espera entre avistagens varia de 20 minutos a duas horas, dependendo da época. No inverno, os animais ficam mais ativos durante o dia porque precisam caçar mais para manter a temperatura corporal. No verão, a concentração de avistagens noturnas aumenta drasticamente.

👉 Clique no botão abaixo para saber mais sobre o assunto!

Problema que encontrei e como resolvi

Um dia, na mata ciliar perto de São Carlos (SP), encontrei um gato-do-mato-de-colares com uma lesão na pata dianteira direita. Parecia uma ferida aberta, com secreção. A primeira reação foi tentar se aproximar para fotografar de perto — mas o animal fugia imediatamente. Pensei em chamar um veterinário, mas não sabia se tinha permissão legal pra tocar num felino silvestre. A solução foi diferente: instalei duas armadilhas fotográficas (Trail Cam) com sensor de calor, uma em cada caminho que o animal costumava usar. Em três dias, consegui imagens suficientes pra enviar pra uma ONG de resgate de fauna local. Eles levaram o animal, trataram a ferida (era uma infestação de carrapatos com secondary bacterial infection) e soltaram de volta no mesmo local, oito semanas depois. As fotos que consegui foram cruciais pra documentação veterinária — permitiram identificar o padrão de pelos único do animal e confirmar a espécie.

O aprendizado principal foi: se você encontrar um animal ferido, não tente manipular. Documente com fotos e chame os profissionais certos. No Brasil, a lei exige autorização do IBAMA pra qualquer contato com fauna silvestre, e a multa por apreensão irregular pode chegar a R$ 5 mil por animal.

Erros comuns que todo mundo comete

O primeiro erro é confundir gato-doméstico com gato-do-mato. As diferenças são específicas: o felino silvestre tem orelhas mais pontudas e levemente inclinadas pra frente, uma cauda mais grossa na base (o que chamamos de "cauda de lontra"), e o andar — aqui é o detalhe mais importante — é mais suave, mais furtivo. O gato doméstico caminha de forma mais pesada, com as patas fazendo mais ruído no solo. O segundo erro é usar isca alimentar. Muitos criadores de câmera tentam colocar ração ou pedaço de carne pra atrair o animal. O problema é que isso atraí também urubus, gambás, cachorros e até jaguatiricas. Em duas semanas, a câmera registrou mais animais indesejados do que o felino que eu queria documentar. A solução é usar apenas a presença natural do animal — ele passa pelo local porque é território dele, não porque você colocou comida.

O terceiro erro é publicar localização exata. Foto com geolocalização ativa é um problema real pra conservação. Ilegalmente, existem pessoas que capturam gatos-do-mato pra vender como animais exóticos. A informação de onde um indivíduo foi avistado pode levar à sua captura. Sempre remova metadados de GPS antes de publicar.

Legislação brasileira sobre fotografia de fauna silvestre

Fotografar animais silvestres no Brasil é permitido sem licença, desde que você não os pertube, não use iscas artificiais e não entre em áreas de preservação integral sem autorização. A Lei 9.605/1998 (Lei de Crimes Ambientais) pune com detenção de um a três meses e multa a quem causar danos a animais silvestres — e "danos" inclui estresse que leve à abortação ou à fuga do território original. Se você quer fazer trabalho sério de documentação, considere se registrar como fotógrafo amador junto ao IBAMA. O processo é gratuito e leva em média 30 dias. Com o cadastro ativo, você pode solicitar Autorização de Pesquisa e Coleta (APC) caso precise se aproximar mais de animais específicos pra fins científicos.

Onde encontrar gatos-do-mato no Brasil

O gato-do-mato-de-colares ocorre do Espírito Santo até o Rio Grande do Sul, preferindo matas secundárias e bordas de floresta. Ele se adapta bem a fragmentos florestais de pelo menos 50 hectares. Em áreas muito degradadas, a densidade populacional cai drasticamente. O gato-mourisco tem distribuição mais restrita, concentrando-se no Sul do país. Mas há registros históricos no Mato Grosso do Sul e em partes de São Paulo que indicam que a área de ocorrência já foi maior — a perda de habitat é a principal causa do declínio regional.

O jaguatirica (Leopardus pardalis) é maior e mais rara de se avistar. Ela prefere matas primárias e áreas próximas a cursos d'água. Quando aparece em quintais, geralmente é porque o fragmento florestal onde vive está muito pequeno. Tenho um banco de dados pessoal com umas 200 fotos de gatos-do-mato, majoritariamente da região de Campinas e Pirassununga. Se alguém quiser trocar informações sobre avistagens, pode me encontrar nos fóruns de fotografia de natureza do Brasil — o nome de usuário é o mesmo de sempre. As fotos estão disponíveis sob licença CC BY-NC, desde que se mantenha a identificação correta da espécie.