O problema real com regência verbal
A maioria dos material didático ensina regência de forma mecânica: "verbos transitivos diretos não querem preposição, os indiretos querem". Na prática, isso funciona só para os verbos mais simples. A situação reale começa quando você percebe que existem verbos com duplo regime e verbos cujo regime muda conforme o sentido. Esse é o ponto onde a maioria das pessoas travam em provas e concursos.
exemplo de regência verbal com mudança de regime
Vou começar pelo caso mais comum que vejo errado: implicar. Tem duas regências completamente distintas dependendo do sentido. Quando o verbo significa "acarretar, ter como consequência", ele é transitivo direto: "A reforma implicou mudanças significativas no processo". Quando significa "ter implicância, antipatia", vira transitivo indireto com "de": "Ela sempre implicou de mim desde o primeiro dia". A maior parte dos gramáticos aceitáveis não reconhece o uso coloquial sem preposição ("isso implica perda"), mas em provas formais esse regime triplo costuma cair. Outro exemplo clássico e frequentemente mal usado: assistir. Aqui a confusão é ainda mais constante. Como transitivo indireto com "a", significa "ver, presencia" — "Assistiu ao filme pela terceira vez". Como transitivo direto, significa "prestiar assistência, ajudar" — "O hospital assistiu todos os pacientes da região". E ainda tem o sentido possessivo, onde é pronominal sem preposição alguma: "O título lhe assiste por direito". Três regimes diferentes para o mesmo verbo. A dica prática é testar a substituição: se der para trocar por "ver", usa-se "a"; se der para trocar por "ajudar", vai reto.
Quanto a obedecer e desobedecer, há um detalhe que muitos esquecem: eles nunca, em nenhuma circunstância, aceitam pronome oblíquo átono como objeto. Você não diz "obedeceu-o" nem "obedeceu-lhes". O correto é "obedeceu ao diretor" ou, se quiser usar pronome, "lhe obedeceu", com o pronome oblíquo funcionando como complemento predicativo, não como objeto direto. Isso acontece porque o "a" de "obedecer a algo" é preposição integrante, não marcador de objeto. Confundir isso é um erro frequente até em textos bem revisados. O par esquecer / lembrar merece atenção separada. Ambos admitem dois padrões de construção. Como pronominais, funcionam como transitivo direto sem preposição: "Esqueci o endereço" e "Lembrei o endereço" — aí "endereço" é objeto direto. Como não pronominais, exigem preposição "de": "Esqueci-me do endereço" e "Lembrei-me do endereço". A pegadinha é que no uso contemporâneo o padrão pronominal com complemento preposicionado está caindo em desuso, mas em registros formais e em provas ainda é cobrado. Eu já vi corretores anularem alternativas só por esse motivo.
Outro caso que gera dor de cabeça na prática é virar. Quando significa "tornar-se", é verbo de ligação e pede adjetivo ou substantivo sem preposição: "Virou diretor". Quando significa "direcionar para", é transitivo direto: "Virou o carro para a esquerda". Quando significa "inclinar", também é transitivo direto: "Virou a cabeça". A confusão surge porque muitos analisadores tratam "virar" como se fosse sempre intransitivo, mas isso não sustenta análise sintática rigorosa. Sobre aludir: muitos escritores usam como sinônimo de "alusão" ou "falar sobre", mas o uso padrão exige preposição "a" sempre: "Aludiu ao problema sem mencioná-lo diretamente". O erro mais frequente é omitir a preposição e tratar como transitivo direto, o que soa bastante artificial em registros formais.
👉 Clique no botão abaixo para saber mais sobre o assunto!
Como abordar a questão na prática
O primeiro passo é identificar o sentido do verbo na frase. Regência não é uma lista fixa de verbos; é uma questão de semântica. Se o verbo pode ter mais de um regime conforme o significado, o sentido é que determina a construção, não o contrário. Quando houver dúvida, tente substituir por um sinônimo com regência conhecida: se "implicar" significa "acarretar", teste com "trazer como consequência" — é aberto, logo transitivo direto. Para o uso de ir a versus ir para, a diferença é sutil mas relevante. "Ir a" indica destino específico, muitas vezes cultural ou institucional: "Vou ao cinema". "Ir para" indica direção ou deslocamento mais genérico: "Vou para São Paulo". A distinção não é absoluta — ambos podem aparecer em contextos sobrepostos — mas em provas a pergunta costuma ser precisa demais para dar margem à ambiguidade.
Quando se trata de preferir, a forma normativa exige a estrutura "preferir X a Y", sem "mais" e sem "do que": "Prefiro café a chá". O uso coloquial "prefiro mais café do que chá" é widespread, mas em contextos formais é considerado inadequado. Já vi editores rejeitarem textos por esse tipo de construção em manuais editoriais. Não é uma preferência estética; é uma norma de registro. Quanto ao uso de entrar, ele funciona como transitivo direto quando designa acesso físico a um espaço: "Entrou a sala rapidamente". Com preposição "em", exige complementação nominal: "Entrou na sala". A diferença é quase imperceptível semanticamente, mas sintaticamente existe. Em análise sintática, a construção sem preposição tende a ser tratada como objeto direto, enquanto a preposicionada exige um complemento preposicionado.
Agora, sobre as limitações reais dessa abordagem. A principal dificuldade é que a regência prescritiva muitas vezes diverge do uso efetivo. Verbos como "achar" ganharam regência com "que" em lugar de "de" simplesmente por frequência de uso — "Acho que você está certo". Gramáticas tradicionais ainda listam "achar de" como forma culta, mas o "que" dominou o registro escrito e falado há décadas. Tentar impor a norma antiga em contextos informais soa artificial e, em muitos casos, prejudica a clareza. Outro ponto cego: a regência varia regionalmente em português brasileiro. Construções como "obedecer algo" em vez de "obedecer a algo" são frequentes em certas regiões e aceitas em contextos menos formais. Provas de concursos e vestibulares costumam adotar a norma culta padrão, o que pode gerar conflito entre o uso regional do candidato e a cobrança normativa. Não há como resolver isso senão estudar o padrão exigido pelo examinador e não assumir que o que se fala no dia a dia seja o que se cobra.
Se o objetivo é aprender de fato, o caminho mais direto é construir frases de teste com os verbos problemáticos e verificar a coerência sintática antes de confiar na intuição. Intuição de regência é treinável, mas exige exposição correta repetida. Ler textos formais com atenção aos verbos ajuda mais do que decorar listas, porque a regência se manifesta naturalmente em contexto e ganha força por repetição. Para consultoria rápida, consultorias de redação profissional ou o Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa da Academia Brasileira de Letras oferecem referências confiáveis. Nada disso substitui a leitura atenta, mas economiza tempo na hora de resolver questões ou revisar textos.