Desenho Abstrato E Figurativo - Desenho Abstrato E Figurativo - RETOEDU
Desenho Abstrato E Figurativo - RETOEDU

Por onde começar quando você não sabe se vai desenhar algo reconhecível ou não

A gente sempre ouve falar que desenho abstrato e figurativo são coisas opostas, mas na prática eles se misturam o tempo todo. Eu trabalho com ilustração há quinze anos e já passei por muitas fases. Tem vez que o traço nasce como uma forma solta e só depois eu vejo que ali tem um rosto. Tem outra vez que eu comecei copiando uma foto e o desenho foi embora pra um lugar que não tinha mais nada a ver com o original. O que define o resultado final não é tanto a intenção no começo, mas sim o que acontece no meio do processo. O desenho figurativo é aquele em que a gente reconhece o assunto. Uma mão, uma árvore, um carro. O cérebro tem um atalho rápido pra entender. O abstrato não oferece esse atalho. Ele pede que você leia cores, formas, texturas e composições de um jeito diferente. A diferença principal na hora de executar é só uma: no figurativo você passa a maior parte do tempo corrigindo proporções e relações espaciais. No abstrato, você gasta energia pensando em peso visual, equilíbrio e ritmo. É completamente outra linguagem, ainda que usem os mesmos materiais.

A linha tênue entre desenho abstrato e figurativo

Aqui eu vou direto ao ponto que a maioria dos tutoriais ignora: a transição entre os dois modos é algo que você constrói no papel, não na cabeça. O erro mais comum é querer decidir antes de começar se o desenho vai ser abstrato ou figurativo. Essa decisão antecipada só vai travar a mão. Na minha experiência, o melhor fluxo é deixar o desenho se revelar enquanto você trabalha. Comece com marcas soltas. Se algo começar a ganhar forma reconhecível, segue com ela. Se não ganhar, transforma a marca seguinte num contraponto. O desenho que nasce dessa conversa costuma ser muito mais interessante do que aquele que você impõe desde o início. Eu tenho um problema específico que enfrento com frequência e que acho que vale a pena compartilhar. Quando o desenho abstrato e figurativo começa a se misturar no meu trabalho, às vezes eu fico preso num ponto cego: o cérebro reconhece algo superficial, como um olho ou uma folha, e a partir daí o desenho inteiro vira uma cópia morna daquilo. A solução que funcionou pra mim foi usar máscara de papel ou fita adesiva. Eu cobro a área que já está definida e continuo desenhando nas regiões expostas. Isso força a mão a continuar explorando sem o peso de terminar o óbvio. Depois eu retiro a máscara e vejo o que sobrou. Geralmente o resultado é um desenho que oscila entre reconhecimento e abstração de um jeito bem mais honesto.

👉 Clique no botão abaixo para saber mais sobre o assunto!

Outro detalhe técnico que pouca gente menciona é a questão da escala. Desenhar pequeno tende a favorecer o figurativo porque o cérebro simplifica. Desenhar grande, acima de sessenta centímetros, força você a lidar com decisões espaciais que não aparecem no formato cartão postal. Eu uso isso de propósito. Quando quero entrar no território abstrato, amplio o esboço inicial. As proporções que pareciam corretas no tamanho pequeno ficam estranhas no grande, e é justamente nessa desconfortabilidade que o desenho ganha vida própria. Claro, isso não serve pra todo mundo. Se você trabalha com livro infantil ou storyboard, o figurativo em escala pequena é o seu pão diário. Não adianta forçar um método que não se encaixa no fluxo de produção. O material também influencia o caminho. Caneta nanquim é implacável. Ela não aceita correção. Isso é bom e ruim. Bom porque te obrige a pensar antes de marcar. Ruim porque se você errar a intenção logo na primeira passada, o desenho já nasce morto. Lápis é perdoável, mas essa perdoabilidade pode virar armadilha: você corre o risco de ficar aperfeiçoando formas reconhecíveis até o desenho perder qualquer tensão. Minha recomendação prática é usar lápis leve nas primeiras duas camadas, depois fechar com algo que não apague. Isso te dá margem pra decidir se o desenho vai pra Abstraçãoo ou pra Figuracionismo sem comprometer tudo numa primeira impressão.

Se você quer praticar de verdade, o exercício mais direto que eu uso comigo mesmo é simples: pegue um objeto qualquer na sua mesa, um caneco ou uma chave, e desenhe ele três vezes. Na primeira, faça o mais fiel possível. Na segunda, permita-se distorcer tudo o que aparecer fora do foco principal. Na terceira, esqueça o objeto e use as marcas das duas primeiras como matéria-prima. O resultado da terceira costuma ser um desenho abstrato que carrega a energia das duas primeiras fases. É assim que a maioria dos artistas que eu conheço e respeito constrói obras que parecem flertar com o figurativo sem nunca se entregar totalmente. Há ainda uma armadilha frequente: achar que abstrato é tudo igual. Não é. Tem a abstração geométrica, que lida com formas puras e relação direta com arquitetura e design. Tem a abstração lírica ou expressionista, que prioriza gesto e emoção. Tem a abstração gestual, que vem do expressionismo abstrato americano e depende muito de registro do movimento. Conhecer essas subdivisões ajuda a não repetir o mesmo jeito de fazer por anos inteiros. Eu já vi gente trabalhando dez anos na mesma abordagem sem perceber que estava presa num canto.

O lado negativo que eu preciso mencionar é que a transição entre os dois modos não é automática. Tem dias em que o desenho figura demais e precisa ser destruído. Tem dias em que a abstração fica tão solta que o desenho perde todo centro de gravidade. Não existe fórmula mágica. O que funciona pra mim é anotar o que deu errado depois de cada sessão. Não algo genérico, mas específico: "perdi o equilíbrio porque o olho ficou muito à direita", "o traço ficou medíocre porque confiei demais no apagador". Essas anotações são mais valiosas do que qualquer livro teórico.