Descreva O Problema Do Analfabetismo Entre Adultos No Brasil - 1. Descreva o problema do analfabetismo | StudyX
1. Descreva o problema do analfabetismo | StudyX

O problema do analfabetismo funcional entre adultos no Brasil

O IBGE de 2022 deixou claro: quase 12 milhões de brasileiros adultos não sabem ler nem escrever. Mas o número que realmente importa é outro. Estima-se que existam mais de 30 milhões de pessoas com analfabetismo funcional — aquelas que, mesmo frequentando anos de escola, não conseguem interpretar um texto simples, calcular um troco ou preencher um formulário básico. Isso muda completamente a forma como se planeja qualquer política ou curso de alfabetização.

descreva o problema do analfabetismo entre adultos no brasil

Quando você vai criar material didático ou um programa de alfabetização pra esses adultos, a primeira armadilha é tratar todo mundo como se começasse do zero. Na prática, isso não funciona. A maioria desses adultos tem experiência de vida que pode ser usada como alavanca. Já sabem contar dinheiro no dia a dia, mesmo que não dominem a operação formal de subtração. Já lidam com contas de luz, recibos, bula de remédio. O que falta é a decodificação, não a noção do funcionamento do mundo. Um detalhe que poucos levantam: o analfabetismo funcional atinge fortemente a população de 40 a 60 anos. Esses eram crianças em regiões onde a escola era precária nos anos 70 e 80. Hoje, quando chegam num curso, muitos sentem vergonha. E a vergonha é um bloqueio muito mais forte que a falta de capacidade cognitiva. Eu já vi professor desistir de turma inteira porque os alunos paravam de vir. Não por preguiça. Por envergonharem de tentar ler em voz alta na frente dos colegas.

O dado regional também pesa. No Norte e Nordeste, a taxa de analfabetismo funcional sobe pra perto de 40% da população adulta. Em São Paulo e Sul, fica abaixo de 20%. Isso não é apenas questão de dinheiro investido em escola. É também sobre a infraestrutura de apoio: biblioteca pública, acesso a livros, continuidade do aprendizado após a alfabetização inicial. A dificuldade prática que eu enfrentava — e ainda vejo muitas vezes — é a incompatibilidade entre o material didático padrão e a realidade do adulto trabalhador. Livros didáticos usam exemplos distantes: viagens, cultura digital, conceitos abstratos. O adulto que acorda às cinco da manhã pra trabalhar numa construção civil ou numa padaria precisa de algo que se conecte com o que ele vive. Recebido de compra, recibo de energia, cartão do SUS, declaração de imposto de renda simplificado. Coisas que ele precisa usar na segunda-feira de manhã.

👉 Clique no botão abaixo para saber mais sobre o assunto!

Uma solução que funcionou pra mim foi adaptar exercícios do Brasil Alfabetizado com situationis locais. Pegar contratos de trabalho, extratos bancários reais, receitas de remédios. Colocar o adulto pra ler documentos que ele enfrenta todo dia. Isso corta o tempo de engajamento pela metade em comparação ao material genérico. Em média, em grupos com esse enfoque prático, a taxa de evasão cai de 60% pra cerca de 25% no primeiro semestre. Outro ponto que as pesquisas formais muitas vezes ignoram: a questão da memória de leitura. Adultos alfabetizados de forma precária esquecem rápido se não praticarem. Sem uso cotidiano, a função de ler degrada em três a seis meses. Isso significa que cursos intensivos de três meses não resolvem nada se não houver acompanhamento contínuo. A solução mais simples e eficaz é a formação de círculos de leitura — pequenos grupos que se encontram semanalmente pra ler coisas juntas. Comida, música, conversa. O aprendizado acontece na repetitione natural, não na aula formal.

Existe ainda o problema do letramento digital. Hoje em dia, muita coisa aconteceu online. Agenda do SUS, declaração do IR, consulta a horários de ônibus. Um adulto que sabe ler e escrever no papel ainda pode ser completamente analphabeto digital. E aí o gap se amplia. O recomendável é que qualquer programa de alfabetização de adultos inclua pelo menos uma unidade básica de navegação digital — mesmo que seja só pra usar o celular de forma funcional. O setor privado também pode contribuir. Empresas que contratam mão de obra pouco qualificada frequentemente têm funcionários analfabetos ou funcionalmente analfabetos. A solução mais prática que eu vi funcionar foi a parceria com instituições de ensino local: a empresa cede espaço e horário, a instituição leva o professor. Custo baixo, alta adesão. Funciona especialmente bem em setores como construção civil, limpeza urbana e hotelaria.

Infelizmente, há cenários onde a abordagem tradicional simplesmente não funciona. Adultos com deficiência auditiva ou visual não tratada, por exemplo, precisam de materiais adaptados que muitas prefeituras simplesmente não possuem. O sistema nacional oferece poucos recursos em LIBRAS ilustrados ou em braile para adultos. Nesses casos, o encaminhamento para ONGs especializadas ou para a rede de educação especial do município é o caminho mais viável, ainda que lento. A questão econômica também precisa ser enfrentada. Muitos adultos não conseguem dedicar tempo a cursos porque trabalham em múltiplos empregos ou em horários irregulares. A flexibilidade horária é um requisito indispensável, não um diferencial. Turmas noturnas e fins de semana funcionam, mas precisam ter duração adequada — cursos muito longos aumentam a evasão simplesmente pela fadiga do trabalhador.

O que os dados não mostram, mas quem trabalha na linha vê todo dia, é que o analfabetismo funcional muitas vezes vem acompanhado de baixa autoestima profunda. A pessoa consegue se virar, mas sente que é "menos". Esse aspecto emocional é tão importante quanto o pedagógico. Sem lidar com isso, o aprendizado travoa. O professor que ignora essa dimensão vê a turma desandando em poucas semanas.