O que é a Convenção de Viena sobre o Direito dos Tratados e como você realmente a usa no dia a dia
A Convenção de Viena sobre o Direito dos Tratados foi adotada em 1969 e entrou em vigor em 1980. Ela resolveu o problema que existia antes, que era cada país interpretar as regras do direito dos tratados do seu próprio jeito. Antes dela, existiam os costumes, algumas decisões da Corte Internacional de Justiça, e os trabalhos da Comissão de Direito Internacional dirigida por Sir Gerald Fitzmaurice. A convenção consolidou tudo isso em 85 artigos. O texto completo está disponível no site das Nações Unidas. Você pode acessar diretamente em untreated.un.org/treaties. Lá tem a versão autêntica em inglês, espanhol, francês, russo e chinês. O texto português está na seção de idiomas oficiais. Não existe uma versão única "oficial" em português que prevaleça sobre as outras — todas têm o mesmo valor, e quando há divergência, o artigo 33 manda buscar o sentido que melhor concilia os textos.
Por que a convenção de viena sobre direito dos tratados é mais importante do que a maioria dos estudantes percebe
A maioria dos livros didáticos ensina a convenção como se fosse só sobre assinatura, ratificação e entrada em vigor. Isso é verdade, mas é a parte superficial. O que realmente importa é que a convenção resolveu questões que geravam conflitos reais entre Estados. Por exemplo, a questão das reservas. Antes de Viena, se um Estado fazia uma reserva a um tratado multilateral, não havia regra clara sobre quantos outros Estados precisavam aceitar para a reserva ser válida. A convenção estabeleceu o teste da compatibilidade com o objeto e fim do tratado, no artigo 19. Isso mudou completamente a prática diplomática. Outro ponto que os manuais muitas vezes tratam rapidamente mas que causa muito problema na prática: o artigo 60 sobre denúncia e suspensão por violação. A regra geral é que uma violação substancial por uma parte pode dar às outras o direito de suspender ou terminar o tratado, mas existem exceções importantes. Tratados de direitos humanos, tratados desarmamentistas, e tratados que criam obrigações "erga omnes" não podem simplesmente ser suspensos por uma parte alegando violação da outra. Eu já vi um caso onde um Ministério das Relações Exteriores tentou justificar a suspensão de um tratado bilateral com base no artigo 60, e o outro Estado respondeu apontando exatamente essa distinção. A alegação caiu porque o tratado em questão tinha caráter essencialmente normativo, não contratual.
Como aplicar os artigos mais relevantes na prática
Vou listar os artigos que realmente importam no trabalho cotidiano, não uma lista completa dos 85. Os artigos de 1 a 18 tratam da conclusão e entrada em vigor. Artigos 19 a 23 lidam com reservas. Artigos 31 a 33 tratam da interpretação. Artigos 42 a 44 falam sobre a validade e continuidade dos tratados. Artigos 54 a 64 abordam terminação e suspensão. Artigos 65 a 68 tratam do procedimento para invocar motivos de nulidade, suspensão ou terminação. Artigos 71 e 72 tratam das consequências da nulidade e da suspensão. A regra de interpretação, artigo 31, é o coração da coisa. Ela diz que um tratado deve ser interpretado de boa-fé, segundo o sentido ordinário dos termos, em seu contexto e à luz de seu objeto e fim. O parágrafo 3 do artigo 31 inclui elementos que muitos advogados iniciantes ignoram: acordos posteriores entre as partes sobre interpretação, prática subsequente estabelecida na aplicação do tratado, e normas relevantes de direito internacional aplicáveis às relações entre as partes. Isso significa que a interpretação não é só o texto frio. É o texto mais tudo o que aconteceu depois.
Quanto às reservas, a convenção segue uma lógica específica. O artigo 19 diz que um Estado pode formular uma reserva quando estiver assinando, ratificando, aceitando ou aprovando um tratado, a menos que a reserva seja proibida pelo tratado, a menos que o tratado preveja apenas reservas específicas das quais a reserva em questão não faça parte, ou a menos que a reserva seja incompatível com o objeto e fim do tratado. O artigo 20 trata de quem pode aceitar ou objetar à reserva. O artigo 21 estabelece os efeitos jurídicos das reservas e das objeções. Um detalhe prático que pouca gente menciona: quando um Estado formula uma reserva e outro Estado objeta, a reserva não necessariamente impede a entrada em vigor do tratado entre aquelas duas partes. O artigo 21, parágrafo 3, diz especificamente que as disposições afetadas pela reserva não se aplicam entre as partes em relação umas às outras, no alcance da reserva. O resto do tratado continua valendo. Isso é diferente do que muita gente imagina.
Problema real que eu encontrei e como resolvi
Em 2018, trabalhamos com um caso envolvendo um tratado bilateral de cooperação técnica que continha uma cláusula de solução de controvérsias remetendo à Corte Internacional de Justiça. O problema era que um dos Estados havia feito uma declaração interpretativa no momento da ratificação, dizendo que certas disposições sobre transferência de tecnologia não se aplicavam a equipamentos de dupla utilização. O outro Estado não objetou à declaração, mas também nunca a aceitou formalmente. Anos depois, quando a controvérsia explodiu, a pergunta era se aquela declaração tinha efeito de reserva ou se era apenas uma declaração interpretativa sem efeitos jurídicos. A resposta dependia de uma análise fina. Se fosse reserva, o artigo 21 se aplicava e as disposições afetadas simplesmente não Entrariam em vigor entre aquelas partes. Se fosse declaração interpretativa, ela seria considerada parte da interpretação sob o artigo 31, parágrafo 3, incisos a e b, mas não eliminaria a obrigação. A diferença é enorme em termos práticos. Eu analisei o texto da declaração, a reação (ou falta de reação) da outra parte, e a jurisprudência relevante, especialmente a Opinião Consultiva da CIJ sobre a Convenção para a Prevenção e Punição do Crime de Genocídio, que estabeleceu a distinção entre reservas e declarações unilaterais. Concluí que aquilo era efetivamente uma reserva disfarçada, porque o efeito jurídico pretendido era excluir uma obrigação específica, não apenas esclarecer o significado de um termo. O workaround foi levar o assunto para via diplomática antes de qualquer ação judicial, porque na prática nenhuma das partes queria um precedente da CIJ sobre aquela questão específica. Resolveu-se por negociação, com base numa leitura conjunta dos artigos 19, 20 e 21, reconhecendo implicitamente que a "declaração" operava como reserva de fato.
👉 Clique no botão abaixo para saber mais sobre o assunto!
O que a convenção não cobre e onde ela falha
A convenção de 1969 aplica-se apenas a tratados entre Estados. Ela não cobre tratados entre Estados e organizações internacionais — isso está na convenção de 1986, que ainda não entrou em vigor porque não atingiu o número necessário de ratificações. Então, na prática, quando você lida com um tratado envolvendo a União Europeia ou outro ente supranacional, você precisa recorrer ao costume e aos princípios gerais do direito internacional, não ao texto da convenção de 1969 diretamente. Também não há regra clara sobre tratados celebrados por governos em exílio, ou por entidades que não são plenamente reconhecidas como Estados. A convenção pressupõe capacidade treaty-making plena, artigo 6, mas na prática existem várias situações limítrofes onde a aplicação do texto é incerta. A questão dos acordos executivos nos Estados Unidos, que não passam pelo consentimento senatorial, é outro exemplo de como a convenção, apesar de estabelecer regras para a forma como o consentimento é manifestado, articles 11 a 18, não regula como cada ordenamento interno distribui essas competências. O artigo 46 sobre violação de normas de competência interna é particularmente restritivo: só pode ser invocado se a violação foi manifesta e concernente a uma norma de importância fundamental, o que na prática é um padrão muito alto.
Outro ponto fraco: a convenção não trata adequadamente de tratados que criam regimes objetivos, como tratados ambientais ou de direitos humanos, onde as obrigações não são meramente recíprocas. O artigo 60, que trata de denúncia por violação, foi concebido para tratados bilaterais clássicos. Quando aplicado a tratados multilaterais de caráter normativo, gera tensões que a convenção não resolve. A Corte Internacional de Justiça reconheceu isso na Opinião Consultiva sobre as Reservas à Convenção do Genocídio e em casos mais recentes, mas o texto da convenção em si permanece calado sobre a distinção.
Erros comuns que eu vejo todo dia
O erro mais frequente é confundir emenda com alteração. Artigo 39 trata de emendas, que são alterações feitas ao tratado com o consenso das partes. Artigo 40 trata de alterações em tratados multilaterais, que permitem que grupos de partes façam acordos modificatórios entre si, mas com restrições. Muita gente usa os termos como sinônimos e depois se perde na análise dos efeitos. Outro erro comum é achar que o artigo 62 sobre mudança fundamental de circunstâncias (rebus sic stantibus) é uma saída fácil para descumprir tratados. O artigo exige que a mudança seja imprevisível, que transforme radicalmente o extent das obrigações ainda por cumprir, e que a existência das circunstâncias originais tenha constituído base essencial do consentimento. A CIJ foi extremamente restritiva nessa aplicação, nos casos Gabčíkovo-Nagymaros e Fishing Dispute entre Reino Unido e Islândia. Praticamente nenhum Estado venceu uma alegação de rebus sic stantibus perante o tribunal. Usar esse argumento sem extrema cautela é quase sempre contraproducente.
Um terceiro erro: tratar o artigo 31 como se fosse uma regra única de interpretação, quando na verdade ele estabelece um método escalonado. Primeiro se usa o sentido ordinário, contexto, objeto e fim. Depois, se o resultado for ambíguo, obscuro ou levar a um resultado absurdo, recorre-se aos meios suplementares do artigo 32, que incluem os trabalhos preparatórios e as circunstâncias da celebração. Muitos intérpretes inverteram a ordem, usando os travaux préparatoires como ponto de partida em vez de recurso subsidiário, o que distorce completamente a análise.
Fontes confiáveis para consulta
Além do texto oficial da ONU, o comentário da Comissão de Direito Internacional sobre a convenção, publicado como parte dos trabalhos da Conferência das Nações Unidas sobre o Direito dos Tratados de 1968-1969, é extremamente útil. Os "Documents of the United Nations Conference on the Law of Treaties", compilados por Oscar Schachter e Christopher Goodrich, contam a história de cada artigo e explicam as discussões por trás das escolhas textuais. Para jurisprudência, a base de dados da Corte Internacional de Justiça (icj-cij.org) concentra todos os casos e opiniões consultivas relevantes. Obsite da Hudson Mechie para direito internacional também tem bons resumos analíticos. Para o direito brasileiro especificamente, o Supremo Tribunal Federal publicou uma coletânea de decisões que citam a convenção, disponível no portal do STF, que mostra como os tribunais nacionais estão aplicando os artigos na prática forense doméstica.
O artigo 80 da convenção pede o registro dos tratados junto ao Secretariado das Nações Unidas. O banco de dados de tratados da ONU (treaty.un.org) é a fonte primária para verificar se um tratado está registrado, quais reservas foram feitas por quais Estados, e qual o status de ratificação atual. É uma ferramenta subutilizada, mas essencial para qualquer trabalho prático com convenção de viena sobre direito dos tratados.