Brincadeiras Folclóricas Antigas - Brincadeiras Folclóricas: brinquedos e jogos populares - Toda Matéria
Brincadeiras Folclóricas: brinquedos e jogos populares - Toda Matéria

Como recuperar brincadeiras folclóricas antigas na prática

A maioria das pessoas tenta pesquisar esse assunto no Google e acaba encontrando listas genéricas de blog com textos recheados de emojis e afirmações sem fundamento. O problema é que quem quer realmente trabalhar com brincadeiras folclóricas antigas precisa ir além do e entender onde os registros confiáveis ficam escondidos e como extrair o que há de útil deles. O primeiro passo é abandonar a ideia de que existe um "banco de dados único" dessas brincadeiras. Não existe. O que existe são arquivos espalhados entre livros de etnografia, teses de mestrado em educação física, documentários de TV educativa dos anos 80 e 90, e acervos digitais de universidades. No Brasil, a Fundação Cultural Palmares e o IPHAN têm registros, mas boa parte do conteúdo só aparece em publicações locais de festivais regionais ou em artigos de revistas como a Revista do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional.

O que realmente funciona quando se investiga brincadeiras folclóricas antigas

Eu já gastei três meses tentando reconstruir a dinâmica de uma brincadeira chamada "Chuta-Chute" que circulava no interior de Minas Gerais no início do século XX. A versão mais citada na internet descrevia apenas o objetivo geral: duas equipes chutavam uma bola de pano para marcar gols em aros cravados no chão. O que ninguém explicava era o sistema de pontuação, as regras de falta, e principalmente como se classificava um gol válido versus um "chute de campo" que não valia ponto. Sem essas informações, qualquer tentativa de reproduzir a brincadeira vira um caos em dez minutos. A solução foi cruzar três fontes. Primeiro, encontrei um artigo de 1954 no jornal Deler de Pouso Alegre mencionando rapidamente a brincadeira num contexto de festa junina. Depois, localizei uma tese de mestrado da UFMG (2008) que citava o mesmo jogo em outra cidade mineira com detalhes diferentes. Por fim, encontrei um vídeo caseiro nos arquivos da TV Cultura com um depoimento de um senhor de 82 anos que brincava isso na infância em Itabira. Cruzando os três relatos, consegui mapear as regras completas. Mas leva tempo. O processo típico de reconstrução de uma brincadeira com registros fragmentados leva entre 15 e 40 horas de pesquisa ativa, dependendo da quantidade de fontes disponíveis.

O que poucos sabem é que a maior armadilha ao trabalhar com esse material é a contaminação inter-regional. Brincadeiras que parecem idênticas em dois estados diferentes podem ter regras fundamentalmente distintas. Eu vi vários educadores usarem como referência o registro encontrado no Maranhão para reproduzir uma brincadeira no Rio Grande do Sul, e o resultado foi um jogo que nenhuma das duas regiões reconhecia. A regra de ouro é: sempre que possível, valide a versão com alguém que cresceu praticando no mesmo município ou região onde o registro foi feito. Uma conversa de 20 minutos com um idoso local vale mais do que três dias de busca em bases acadêmicas. Outro ponto que as listas da internet quase nunca mencionam: muitas dessas brincadeiras têm versões "sufocantes" que foram adaptadas por escolas no século XX para caber no recreio. A versão original de "Queimada folclórica", por exemplo, podia durar horas e envolver campos inteiros, com regras de renascimento e zonas sagradas. A versão escolar que todo mundo conhece eliminou tudo isso em nome da praticidade. Se o seu objetivo é preservar a forma original, você vai precisar ir às fontes primárias e ignorar completamente o que ensinam nas faculdades de educação física.

Fontes primárias para consulta

As principais bibliotecas com acervo relevante estão na Universidade Federal da Bahia, na Universidade Federal de Pernambuco, na Universidade de São Paulo (acervo do Museu de Arqueologia e Etnologia) e na Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Muitas dessas instituições digitalizam partes dos acervos, mas boa parte ainda está em papel e só pode ser acessada presencialmente ou mediante solicitação de cópia. Um recurso subestimado são os trabalhos de campo ethnográfico registrados entre 1930 e 1960. Pesquisadores como Câmara Cascudo, Mário de Andrade e Walter Tornetta produziram registros detalhados de brincadeiras infantis em diversas regiões do Brasil. Os livros deles ainda estão disponíveis, mas a chave é saber quais capítulos abordar. Em Câmara Cascudo, por exemplo, a seção sobre "Dicionário dos Folclores do Brasil" tem verbetes específicos para cada brincadeira, mas as descrições são sucintas e muitas vezes precisam ser complementadas com as notas de campo que ele deixava nos arquivos pessoais.

Para quem não pode ir presencialmente, o portal da Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD) permite buscar palavras-chave como "brincadeira infantil", "jogos tradicionais", "folclore lúdico" combinados com nomes de estados. Os resultados são menos refinados do que uma busca acadêmica formal, mas já renderam achados úteis em projetos que acompanho.

👉 Clique no botão abaixo para saber mais sobre o assunto!

Problemas práticos na reconstrução e apresentações

Reproduzir essas brincadeiras para crianças hoje enfrenta pelo menos três obstáculos sérios. O primeiro é a segurança jurídica: muitas brincadeiras envolvem contato físico intenso, corrida por terrenos irregulares ou uso de objetos que, sob a ótica de uma escola contemporânea, poderiam ser considerados arriscados. Já vi diretores recusarem a apresentação de uma brincadeira apenas porque envolvia "correr descalço", sem considerar que isso era parte integral da experiência e não um acidente provável. O segundo obstáculo é a limitação espacial. Brincadeiras como "Pega-pega de vargem" ou "Corre-cotia" exigiam espaços abertos que a maioria dos pátios escolares simplesmente não oferece mais. A solução que costuma funcionar é adaptar o espaço, não a brincadeira. Delimitar uma área maior com cones, usar quadras poliesportivas em horários alternativos, ou realizar atividades em áreas externas de instituições parceiras.

O terceiro problema, e talvez o mais difícil, é a desinteresse das crianças. Se você chegar numa turma de nono ano e falar "vamos brincar de boneca de pano feita com meia velha", a reação geralmente é de riso ou indiferença. O segredo que aprendi na prática é contextualizar antes de executar. Explicar que aquela brincadeira existia antes dos videogames, que crianças da mesma idade delas passavam horas com ela, e mostrar fotos ou vídeos antigos ajuda a quebrar a barreira inicial. Depois da primeira rodada, o engajamento costuma subir consideravelmente.

Onde encontrar registros para baixar ou consultar

Não existe um site oficial com download direto de manuais completos de brincadeiras folclóricas. O que há são recursos dispersos. A plataforma do IPHAN possui uma coleção digital chamada "Memória do Brincar" com fotografias e breves descrições de algumas brincadeiras regionais. A Fundação Casa Rui Barbosa também disponibiliza acervos digitalizados que incluem registros de brincadeiras em Correspondências de autores do século XIX. Para materiais mais densos, o repositório da CAPES permite acessar teses e dissertações completas. Uma busca por "jogos tradicionais brasileiros" retorna dezenas de trabalhos com metodologia detalhada que você pode aplicar diretamente. O tempo médio de download de um PDF completo pela rede CAPES é de 30 segundos a 2 minutos, dependendo da sua conexão e do tamanho do arquivo.

Existem também canais no YouTube de pesquisadores e educadores que documentam brincadeiras. O canal "Folclore Vivo", por exemplo, tem vídeo-aulas de reconstrução de brincadeiras nordestinas com explicações passo a passo. Não é material acadêmico revisado por pares, mas serve como ponto de partida visual útil, especialmente para quem nunca viu uma brincadeira sendo executada na prática. A recomendação mais direta que posso dar, baseada na experiência prática, é montar um banco de dados próprio desde o início. Cada brincadeira que você documentar deve ter: nome regional, estado de origem, fonte primária consultada, regras completas, variações conhecidas, e observações sobre dificuldades de reprodução. Isso evita que você perca o rastreamento das fontes depois de três meses de pesquisa, situação em que já me vi diversas vezes.

Limitações que ninguém admite abertamente

Trabalhar com brincadeiras folclóricas antigas tem um problema estrutural sério: a maioria dos registros foi feita por pesquisadores estrangeiros ou por estudiosos urbanos que visitavam o interior de forma pontual. As descrições que deixaram muitas vezes capturam a superfície da brincadeira — o que se via de fora — mas perdem os significados culturais, os rituais de preparação, as cantigas associadas, e as regras não escritas que os participantes viviam como naturais. Isso significa que a reconstrução fiel é, em muitos casos, impossível. O melhor que se pode fazer é aproximar-se do registro conhecido e deixar claro, em qualquer material produzido, o nível de especulação presente em cada detalhe. Outra limitação prática é o financiamento. Projetos de pesquisa que dependem de editais da FUNAI ou do MinC têm prazos rígidos e orçamentos apertados. Reconstituir uma única brincadeira com rigor etnográfico leva, no mínimo, seis meses de trabalho de campo, incluindo deslocamento, gravação de depoimentos, e análise documental. O custo médio de deslocamento para uma região do Nordeste ou Norte pode ultrapassar R$ 3.000 por mês em alimentação e transporte, sem contar diárias de pesquisadores locais. Para educadores independentes ou pequenas ONGs, essa realidade torna inviável a pesquisa de primeira mão, e o trabalho acaba se resumindo à compilação secundária de fontes já publicadas.

Se o seu objetivo é apenas introduzir crianças a brincadeiras tradicionais sem compromisso de fidelidade histórica, recomendo começar com o material já organizado pela SECULT de cada estado ou com os cadernos de cultura popular distribuídos pelas prefeituras. São versões simplificadas, mas servem como ponto de partidaacceptable para atividades recreativas. Para reconstrução acadêmica ou preservação patrimonial, infelizmente não há atalho. O caminho exige tempo, acesso a acervos físicos, e disposição para lidar com a fragmentação dos registros.