Como montar atividades de inglês para o ensino fundamental II que realmente funcionam
A maioria dos professores de inglês do 6º ao 9º ano passa mais tempo procurando atividades prontas na internet do que preparando aulas. Eu já passei por isso. O problema é que a maioria do material gratuito tem dois defeitos crônicos: nível linguístico errado e exercícios decoteados que não conectam com o que o aluno precisa praticar na prática de sala de aula. Antes de falar sobre onde encontrar ou como fazer atividades de inglês 6 ao 9 ano, preciso explicar algo que muitos materiais ignoram. O currículo do ensino fundamental II não é uma linha reta. Você tem alunos no 6º ano ainda engatinhando em termos de alfabetização em inglês, e no 9º ano já se espera um nível pré-intermediário (A2 do QCER). Colocar todos na mesma atividade é o erro número um que eu vejo. Eu costumava separar minha turma do 7º ano em dois grupos mesmo dentro da mesma aula: os que ainda precisavam de suporte visual massivo e os que já conseguiam ler textos curtos sem tradutor. Funcionou melhor do que tentar agradar todo mundo com a mesma folha.
atividades de ingles 6 ao 9 ano: o que funciona na prática
O currículo brasileiro para os anos finais do ensino fundamental, segundo a BNCC, espera certas competências por ano. No 6º ano, o foco é contato inicial com o idioma, vocabulário concreto e estruturas básicas como to be, present simple afirmativo e negação. No 7º ano entra o past simple, pronúncia de sons que não existem em português, e primeiros diálogos funcionais. O 8º ano aprofunda present continuous, comparative superlative, e introduz preposições de tempo e lugar de forma mais sistemática. No 9º ano, expect-se conditional simples, passive voice básica, e produção textual mais alongada. Um detalhe que poucos materiais consideram: o tempo de aula. A maioria das atividades de inglês para esse faixa etária pressupõe 50 minutos de aula ininterrupta. Se sua escola tem dois blocos de 45 minutos separados, ou aulas de 40 minutos, muitas daquelas atividades formatadas para preencher uma hora inteira simplesmente não cabem. Eu adaptei uma atividade de reading comprehension do 8º ano que originalmente levava 35 minutos para ser feita em 18 minutos cortando perguntas e focando apenas em inferência, não em details literal. O resultado foi o mesmo em termos de aprendizado, mas os alunos não ficaram ansiosos com o tempo.
Outra coisa que não ensinam nos cursos de formação: alunos do 6º e 7º ano têm dificuldade real com instructions escritas em inglês, mesmo que o conteúdo seja simples. Eu comecei a traduzir apenas as instruções das atividades para português, mantendo o texto-alvo em inglês. Isso reduziu drasticamente o tempo que eu gastava repetindo a mesma ordem para cada aluno que não entendia. Não é sobre facilitar demais. É sobre não transformar a aula de inglês em aula de interpretação de instruções.
Tipos de atividade que dão resultado e tipos que não dão
Fill-in-the-blank com word bank funciona para fixação de vocabulário no 6º e 7º ano. O problema é que vira mecânico rápido demais. A cada duas atividades desse tipo, eu substituo por uma versão onde o aluno precisa produzir a palavra sem a lista de apoio. A diferença é que o primeiro tipo testa reconhecimento, o segundo testa recall. E recall é o que realmente importa para a longo prazo. Diálogos pareados são clássicos. A armadilha é que a maioria dos diálogos prontos soa artificial. Alunos repetem "How are you? I'm fine, thank you." até o infinito e não conseguem variar uma vírgula. Eu sugiro dar templates, não diálogos completos. Um esqueleto com gaps para o aluno preencher com informações reais sobre a vida deles. Resultado: eles praticam a estrutura gramatical, mas o conteúdo é genuinamente deles. Isso aumenta o engajamento de forma mensurável, especialmente no 7º e 8º ano, onde a fase de autopromoção torna qualquer coisa que pareça infantil imediatamente rejeitada.
Reading texts adaptados são úteis, mas o nível precisa estar no i+1. Ou seja, o texto deve conter um pouco mais de linguagem do que o aluno domina atualmente. Se o aluno entende 95% do que lê, está no nível certo. Se entende 70%, o texto é muito difícil e a atividade vira frustração. Existe uma forma caseira de calcular isso: conte as palavras desconhecidas em 100 palavras de texto. Se houver mais de sete palavras que o aluno provavelmente não conhece, baixe o nível ou prepare suporte específico para aquelas palavras antes de distribuir a atividade. Listening activities com áudios nativos verdadeiros são perfeitas para o 9º ano, mas terríveis para o 6º. O sotaque, a velocidade, a connected speech (aquilo que parece "wanna" e "gonna" nos falantes nativos) desfazem qualquer aluno iniciante. Quando eu uso áudio nativo com o 6º ano, eu seleciono trechos de 15 a 20 segundos, fundo sonoro limpo, e repetição três vezes no mínimo. Primeiro o aluno ouve sem texto. Segundo, ouve com um gap-fill. Terceiro, ouve novamente para conferência. Esse protocolo reduz a taxa de erro em cerca de 40% comparado a apenas tocar o áudio uma vez e cobrar a resposta.
👉 Clique no botão abaixo para saber mais sobre o assunto!
onde encontrar material confiável
Sites como British Council LearnEnglish Teens, BBC Learning English e Cambridge English têm atividades gratuitas organizadas por nível CEFR. O problema é que esses materiais são feitos para um público internacional, não brasileiro. Eles não consideram dificuldades específicas de falantes de português, como a pronúncia de "th", a confusão entre present perfect e past simple, ou a tendência de omitir preposições. Quando uso esses recursos, eu sempre modifico pelo menos 30% dos exercícios para incluir esses pontos de dor específicos. Para atividades mais alinhadas com a realidade brasileira, livros didáticos adotados nas escolas muitas vezes vêm com materiais suplementares online. Caderno do Professor, plataformas como OSAS, Sapientia e outros portais educacionais públicos oferecem atividades baixáveis. A desvantagem é que elas são genéricas, pois precisam servir para toda a rede. Por isso eu recomendo usar esses materiais como base, não como produto final.
Uma fonte subestimada é o próprio jornal e conteúdo midiático adaptado. Um notícia curta do News in Levels ou do Breaking News English pode ser transformada em atividade de leitura, vocabulário, discussão e writing em uma única aula. No 9º ano, eu uso notícias reais com frequência. No 6º, adapto textos muito simples ou crio versões resumidas. Isso mantém o conteúdo relevante e mostra ao aluno que inglês não existe só no livro didático.
erros comuns ao montar atividades de inglês 6 ao 9 ano
O primeiro erro é assumir que todos os alunos do mesmo ano têm o mesmo nível. Na prática, turmas de 6º ano podem ter alunos que já foram expostos ao inglês desde o 1º ano e outros que nunca ouviram uma frase completa. A solução é fazer um diagnóstico rápido na primeira semana. Duas páginas de actividades que cubran gramática, vocabulario, leitura e compreensão auditiva. Com os resultados, você divide as atividades subsequentes por nível, não por ano. O segundo erro é superestimar a capacidade de estudo independente. Alunos do fundamental II raramente fazem revisões de vocabulário sozinhos. Se você passar uma lista de 30 palavras para decorar para o teste na sexta, metade da turma vai copiar a tradução no domingo à noite e esquecer tudo na segunda. Uma alternativa que funcionou para mim foi transformar isso em atividade de criação: em vez de decorar, o aluno tem que escrever cinco frases originais usando as palavras. Isso leva mais tempo, mas a retenção sobe significativamente.
O terceiro erro é não variar os formatos. Se toda atividade de inglês for folha de exercícios para preencher, os alunos percebem rápido e o interesse cai. Alterne entre escrita, fala, jogo, projeto, debate. No 8º e 9º ano, quizzes gamificados como Kahoot ou Quizizz funcionam bem, mas use com moderação. O efeito de novidade dura poucas semanas, depois vira rotina e o aprendizado não melhora proporcionalmente ao esforço de preparação.
um caso específico que ninguém avisa
Quando eu trabalhava com o 9º ano e tentava ensinar passive voice, os alunos travavam não por causa da gramática em si, mas porque não conseguiam distinguir quando usar voz passiva ativamente versus voz ativa. A BNCC pede que eles produzam textos na voz passiva, mas na prática, poucos alunos sabem explicar a diferença funcional entre "The book was written by the author" e "The author wrote the book". Eu resolvi isso criando uma atividade de comparação lado a lado, onde o aluno identificava cenários do mundo real que exigiam voz passiva: manuais técnicos, notícias de imprensa, descrições de processos industriais. Depois de entender o uso prático, a produção textual melhorou consideravelmente. Sem esse contexto, a passive voice era apenas mais uma regra gramatical para decorar e esquecer. Se você está procurando atividades prontas, o importante é não copiar e colar. Pegue o material, ajuste o nível, adapte ao contexto dos seus alunos, e teste. A primeira versão nunca é a melhor. A terceira ou quarta é que geralmente funciona. E as atividades de inglês 6 ao 9 ano que funcionam para uma turma podem não funcionar para outra. Isso é normal. Ajuste e siga em frente.