Montando atividades sobre o Segundo Reinado para estudantes com deficiência
A maioria dos professores que eu conheço trava na hora de transformar o conteúdo do Segundo Reinado em algo acessível. O material didático padrão já é dens demais para alunos sem deficiência, imagina adaptar. A gente precisa primeiro entender o que é realmente essencial nessa parte da história brasileira. O Segundo Reinado vai de 1840 a 1889. É o período de Pedro II no poder, com a abolição da escravatura em 1888, o crescimento das cidades, a imigração europeia, a guerra do Paraguai e a crise que derrubou a monarquia. Tudo isso cabe em uma atividade se você souber escolher o quê deixar de fora.
Como criar uma atividade adaptada segundo reinado de verdade
O primeiro erro que eu vejo todo mundo cometendo é tentar adaptar o livro didático inteiro. Isso não funciona. O que funciona é pegar um conceito-chave e construir em torno dele. Vou dar um exemplo concreto. Eu estava preparando uma aula para uma turma do nono ano com dois alunos com deficiência intelectual e um com TEA. O conteúdo era o Segundo Reinado. O livro falava de política, economia, cultura, guerra, abolição. Era muito conteúdo para processar. Eu selecionei apenas três eixos: a figura de Pedro II, a abolição da escravatura e a imigração italiana. A partir daí, construí a atividade.
Para o aluno com deficiência intelectual, eu transformei o texto em sequência cronológica com imagens. Usei fotos de museus reais: Dom Pedro II, escravizados, imigrantes italianos chegand ao Brasil. Cada imagem tinha uma legenda curta, no máximo oito palavras. A atividade pedia para o aluno ordenar as fotos e associar cada uma a um conceito: trabalho escravo, governo do imperador, chegada de imigrantes. Para o aluno com TEA, eu fiz o mesmo conteúdo mas num formato diferente. Timeline visual com cores distintas para cada eixo temático. O problema que eu encontrei foi que ele não tolerava imagens com pessoas, especialmente fotografias históricas em preto e branco. A solução foi usar ilustrações vetoriais simples no lugar das fotos. Levou duas horas buscando ou criando essas imagens, mas funcionou. Sem esse ajuste, a atividade simplesmente não era feita pelo aluno.
Outra coisa que poucas pessoas consideram: a leitura dos textos adaptados precisa ter suporte de áudio. Eu gravava myself lendo cada texto com passo mais devagar e entonação clara. Alunos com deficiência visual ou disléxicos conseguem acompanhar assim. Coloquei os áudios num QR code impresso junto com a folha de atividade. Na prática, isso reduziu minha preparação de três horas para cerca de quarenta minutos, porque depois que o modelo estava pronto, bastava replicar.
👉 Clique no botão abaixo para saber mais sobre o assunto!
Detalhes que fazem diferença na adaptação
Aqui vai algo que ninguém ensina nos cursos de formação: adaptar não significa simplificar até o ponto de esvaziar o conteúdo. A gente precisa manter o conceito histórico intacto, só mudar a forma de acesso. Um aluno com deficiência intelectual ainda precisa entender que a abolição não foi um presente de Dom Pedro II, como muitos livros infantis apresentam. Isso é importante do ponto de vista histórico e político. Eu costumo usar o método de camadas. Primeira camada: a informação básica, a data, o evento. Segunda camada: as consequências. Terceira camada: as controvérsias. O aluno com deficiência intelectual trabalha nas duas primeiras. O aluno sem deficiência vai até a terceira. A mesma atividade, com camadas diferentes de profundidade conforme a necessidade.
Um caso que eu lembro bem foi com uma aluna surda. Eu pensei que bastava traduzir os textos para LIBRAS e estava resolvido. Não estava. O problema era que os termos históricos não tinham equivalentes diretos em LIBRAS. "Abolição", "monarquia", "república" — esses conceitos precisavam ser construídos conceitualmente, não apenas traduzidos palavra por palavra. Eugravei vídeos meus sinalizando cada conceito, com contexto visual. A aluna acabou conseguindo acompanhar quando eu apresentava a sinalização seguida de uma imagem representativa do conceito. Levou uma semana elaborando esses vídeos, mas foi a única forma que funcionou.
O que não funciona e por quê
Imprimir o conteúdo maior ou usar fontes maiores não é adaptação. Isso é accommodation visual, que serve para baixa visão, mas não resolve nada para deficiência intelectual, TEA, surdez ou mobilidade reduzida. Adaptação real envolve reestruturar como a informação é apresentada e como o aluno demonstra o que aprendeu. Também não funciona dar atividades separadas e completamente diferentes. O aluno precisa estar vendo o mesmo conteúdo que os colegas, só que por uma via diferente. Isolamento pedagógico gera exclusão social na sala de aula. Isso é tão ou mais prejudicial do que qualquer lacuna de aprendizado.
Outro problema comum: adaptar todo o conteúdo do bimestre e acabar esgotado antes de chegar no fim do trimestre. A dica prática aqui é focar nos objetivos de aprendizagem da BNCC. Para o Quinto Ano, o campo histórico trata do Brasil imperial. Selecione os objetivos específicos e desenvolva atividades apenas em torno deles. O resto pode ser trabalhado de forma oral, com conversa mediada, sem necessidade de material escrito adaptado. Uma limitação séria que eu preciso apontar: adaptação de atividade para Segundo Reinado, ou qualquer período histórico, demanda tempo considável do professor. Eu levaria entre uma e duas horas por aluno com deficiência significativa, dependendo do tipo. Se você tem três alunos com necessidades diferentes, estãofalando de três a seis horas extras de preparação. A escola precisa reconhecer isso ou a gente vai continuar no ciclo de professor cansado e adaptação mal feita.
Se sua realidade não permite esse tempo individualizado, uma alternativa viável é trabalhar em grupo cooperativo. Você prepara uma atividade-base sobre o Segundo Reinado com três níveis de complexidade. Os alunos sem deficiência trabalham nos níveis mais altos naturalmente. Os alunos com deficiência ficam nos níveis intermediários ou básicos, mas todos compartilham o mesmo tema, as mesmas discussões, os mesmos materiais visuais. Você acompanha o grupo todo, não precisando preparar material totalmente separado. O resultado não é perfeito, mas é factível. E na maioria das escolas públicas brasileiras, factível é o que existe.