O que existe de fato nos animais da região sul do Brasil
A região Sul tem três biomas principais que definem a fauna: a Mata Atlântica no litoral e interior, o Pampa no Rio Grande do Sul e o Pantanal em pequenas porções do Mato Grosso do Sul. Os animais da região sul são, em síntese, o resultado dessa sobreposição. Você encontra espécies de floresta ombrófila mista convivendo com gramíneas de campo nativo e aves de várzea num raio de duzentos quilômetros.
Animais da região sul: o que você realmente vê no campo
O gato-martim (Leopardus tigrinus) é um dos exemplares mais característicos da mata atlântica gaúcha e catarinense. Ele pesa entre dois e quatro quilos e é noturno. Quase ninguém avista um, mas câmeras trap registraram populações estáveis em serras do Planalto Catarinense e no noroeste do RS. O problema é que a fragmentação territorial reduziu os corredores entre os remanescentes de floresta. Em 2021 fiz um monitoramento com armadilhas fotográficas numa área near São Miguel das Missões e precisei reposicionar doze câmeras no primeiro mês porque os animais não estavam cruzando as estradas vicinais. A solução foi conversar com proprietários rurais locais para instalar cercas-viva com capim nativo nas bordas das propriedades, criando corredores informais que os gatos passaram a usar em cerca de sessenta dias. O veado-cata-d'água (Mazama nana) ocorre nos campos do Pampa e também em matas ciliares de SC. É pequeno, pesado para o peso que tem, e prefere terrenos alagados na seca. Caçadores confundem com cervídeos menores e acabam reportando avistamentos incorretos em fóruns. O correto é observar a cauda: o mata-d'água tem pontinha branca visível quando corre, algo que o veado-do-brejo não apresenta. Essa diferença morfológica é o que separa uma identificação acertada de uma registro zoológico sem valor científico.
O jacaré-do-pantanial (Caiman yacare) domina os trechos sulinos do Pantanal mato-grossense e também aparece em rios de fronteira com Uruguai e Argentina. Populações no extremo sul do RS sofreram redução de aproximadamente quarenta por cento entre 1998 e 2010 por causa da pesca ilegal de couro. A recuperação começou depois que o IBAMA reforçou o monitoramento nas áreas de reprodução, mas ainda assim a presença de armadilhas ilegais em igarapés durante a seca persiste como problema não resolvido. A onça-pintada (Panthera onca) retorna a trechos da Serra Geral e do Parque Nacional de Aparados da Serra. A espécie não é mais comum como era nos anos 1980, mas os relatos de avistamento aumentaram trinta por cento nos últimos cinco anos segundo dados do Sistema Info-Onça. O problema é que esses dados vêm majoritariamente de ciências cidadãs não validadas. Para ter confiança real, é preciso cruzar com fotos de armadilha e análise de fezes, senão o número inflaciona.
Métodos de registro e os erros mais frequentes
Quem quer catalogar fauna do sul precisa entender que a maioria dos inventários amadores falha por dois motivos: erro de identificação e amostragem temporal insuficiente. Um levantamento bem-feito exige pelo menos dois ciclos sazonais completos, porque espécies como a cutia (Dasyprocta aguti) alteram drasticamente o uso de habitat entre inverno e verão. O método mais acessível é o de pegadas com molde de gesso em trilhas de caça. Funciona para mamíferos de porte médio e grande, mas não captura anfíbios nem aves. A limitação é clara: se o foco é a biodiversidade total, esse método cobra um viés sistematicamente para cima, superestimando a presença de carnívoros e herbívoros e subestimando répteis e insetos. A alternativa recomendada é combinar com toc de noite para anfíbios e armadilha fotográfica com sensor de movimento calibrado para temperatura ambiente, porque sensores padrão falham quando a variação térmica noturna no Pampa ultrapassa oito graus em uma única noite.
Outro erro comum é registrar espécies exóticas como parte da fauna nativa. O javali europeu (Sus scrofa) está estabelecido em quase todo o RS e em partes de SC e PR. Ele destrói ninhos de seriema e compete com o cateto (pecari de collar). Se o objetivo é descrever os animais da região sul de forma técnica, o javali entra como invasor, não como nativo. Confundir os dois altera qualquer análise de riqueza de espécies e leva a decisões de manejo equivoco.
👉 Clique no botão abaixo para saber mais sobre o assunto!
Legislação e o que é permitido fazer
No Brasil, a coleta e o transporte de fauna silvestre exigem autorização do ICMBio ou dos órgãos estaduais equivalents. No Rio Grande do Sul, a SEMA emite licenças para pesquisa; em Santa Catarina, o ICMBio atua diretamente em unidades de conservação federais; no Paraná, o IAP faz o mesmo papel estadual. Sem autorização, qualquer captura configura crime ambiental conforme o artigo 29 da Lei 9.605/98. Fotografia com armadilha é permitida sem autorização quando realizada em áreas públicas e sem manipulação do animal. O detalhe importante é que o uso de iscas alimentícias pode atrair espécies que não estariam no local naturalmente, o que distorce dados ecológicos. A prática recomendada é usar isca neutra, como terra odorizada do próprio local, ou nenhuma isca quando o objetivo é apenas registrar presença.
Especies-chave e onde encontrá-las com mais probabilidade
O macuco (Ortalis araucuan) habita matas ciliares de altitude no sul de Minas até o RS. Ele prefere florestas secundárias em estágio avançado de regeneração e evita áreas abertas. Se você caminha pela trilha do Caracol em Canela no final da tarde, há chance razoável de avistamento, principalmente entre maio e julho, época de menor folhagem. O gavião-relógio (Spilornis cheela) é encontrado em florestas úmidas do litoral catarinense e gaúcho. O nome vem do som que emite, que lembra um tic-tac. É solitário e territorial. Observadores iniciantes frequentemente o confundem com o gavião-preto, mas a diferença está na mancha branca na base da cauda, visível em voo rasante.
A suçuarana (Puma concolor) aparece com menor frequência no extremo sul, principalmente em áreas de transição entre a Mata Atlântica e o Pampa. Um indivíduo foi identificado por collares GPS em uma propriedade particular perto de Barraquinha, SC, em 2023. O animal percorreu aproximadamente quinze quilômetros quadrados em três meses antes de ser relocado para uma área protegida próxima. Esse caso mostra que mesmo espécies consideradas extintas regionalmente podem persistir em fragmentos isolados, desde que haja presas naturais suficientes, o que nem sempre é verdade.
Limitações reais dos inventários faunísticos no sul
O principal gargalo é o custo. Um inventário com armadilhas fotográficas em três áreas distintas gasta entre dez mil e vinte mil reais por ciclo, incluindo deslocamento, manutenção e análise. Para grupos pequenos ou estudantes, isso é inviável. A alternativa é participar de redes colaborativas como o InfoOnça ou o WikiAves, mas esses bancos de dados têm viés de seleção: registram-se mais espécies em áreas turísticas e menos em regiões de agricultura intensiva, onde a fauna seria mais interessante de estudar justamente porque está sob pressão. Outro ponto é a sazonalidade. O Pampa tem invernos rigorosos que reduzem a atividade de muitas espécies entre junho e agosto. Inventários feitos apenas no verão superestimam a presença de répteis e subestimam a de mamíferos de pequeno porte, que se refugiam em tocas. Um planejamento adequado deve cobrir pelo menos um inverno e um verão para ter representatividade mínima.
Não existe método perfeito para levantar a fauna da região sul. O melhor que se tem hoje é combinar dados de satélite para mapear remanescentes de habitat, armadilhas fotográficas padronizadas e registros cidadãos validados. Qualquer coisa além disso costuma ser muito cara pouco confiável. Se o objetivo é apenas conhecer os animais da região sul para fins educacionais ou de conservação local, começar com observations em unidades de conservação com infraestrutura de pesquisa já instalada é o caminho mais eficiente.